forum juventude participação

A Reforma do Ensino Médio defendida pelo Governo Federal através da Medida Provisória 746  já aprovada pelo Senado, será o tema principal do Fórum Juventude, participação e políticas educacionais, a ser realizado na próxima quinta-feira (16), às 15h15, na sala 305 do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas/Pitágoras.

O evento é promovido pelo PAIDÉIA – Sociologia, Política e Filosofia, projeto de extensão do campus avançado de Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), criado com o objetivo de construir uma aproximação entre todos os atores envolvidos no ensino, sobretudo com forte ênfase à mobilização, participação e politização dos estudantes do Ensino Médio de Governador Valadares.

Aprovada no senado na última quarta-feira (8), a Reforma do Ensino Médio propõe uma série de mudanças estruturais, no entanto sem o debate necessário com os principais interessados no tema, conforme ressaltou Bráulio Magalhães, professor do curso de Direito da UFJF-GV, membro do PAIDÉIA e organizador do evento. “Convém dizer que Medida Provisória não é, definitivamente, o instrumento para se fazer isto, dado que o Presidente define por si só, e somente à frente o Parlamento debate para transformá-la em lei definitiva ou permanente. Veja que a população não participa diretamente em fase alguma. Se é tão urgente e importante, é obrigatório que professores, estudantes, família, gestores educacionais, especialistas participem ativa e deliberadamente na construção ou reconstrução (no caso, do ensino médio)”.

Para Bráulio Magalhães, algumas instituições governamentais tratam a população para que não reflita, não questione e, por isso, muitas vezes não dê a devida importância a temas como as políticas educacionais. Daí a necessidade do espaço promovido pelo PAIDÉIA. “É preciso, então, fomentar espaços de debate para construção, politização, e efetiva participação em todas as frentes de atuação, com todos os envolvidos. Estimular, criar espaços, pautar agendas, questionar, posicionar, protestar, marcar posições são elementos fundamentais da democracia; e nela vivemos, portanto precisamos operar com os instrumentais que ela nos oferta”.

O Fórum Juventude, participação e políticas educacionais, contará com a presença dos professores Lenício Dutra Marinho Júnior  (IFMG) e Reinaldo Duque Brasil (UFJF-GV), além do estudante de ensino médio de Governador Valadares, Daniel Rodrigo de Souza Santos.

O evento é gratuito e aberto a profissionais e estudantes da UFJF, IFMG e escolas municipais e estaduais da cidade.