dissertação de mestrado Psicologia

Márcia Bastos Miranda explicou que a síndrome de burnout refere-se ao estresse crônico relacionado ao trabalho (foto: Twin Alvarenga/UFJF)

A mestranda Márcia Bastos Miranda, do Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPG – Psicologia/UFJF), defendeu nesta sexta-feira, 10, a dissertação “Saúde emocional de professores das escolas estaduais de Juiz de Fora – MG: burnout, depressão e coping”.

A pesquisa foi realizada com 46 professores de Ensino Médio das escolas estaduais de Juiz de Fora e teve como foco as presenças da síndrome de burnout e da depressão nestes profissionais. A síndrome de burnout é referente ao estresse crônico relacionado ao trabalho, em uma resposta prolongada a estressores emocionais e interpessoais da atividade laboral. A avaliação das duas questões foi realizada por meio de escalas que medem as presenças da síndrome e de depressão, aliadas a um questionário sócio-demográfico. Foram avaliados somente profissionais que trabalhassem ao menos dois anos na função.

Na visão da professora orientadora, Cláudia Helena Cerqueira,  a pesquisa tem grande relevância para compreender a situação destes professores: “Os resultados demonstram que estes profissionais demandam atenção. Precisa haver uma nova organização escolar. A saúde mental dos professores é importante para todo o sistema de aprendizado.” A professora Cláudia reforça que o estado de saúde destes profissionais é vital para o exercício da função: “Não adianta querer os melhores dados no sistema educacional, se os professores não estão bem na sua saúde mental. Em algum momento, eles simplesmente não vão cumprir.”

Segundo a acadêmica Márcia Bastos, os fatores apontados para os distúrbios são variados: “Observamos que a questão do baixo salário é apontada sempre. Mas também são citadas a sobrecarga de atividades, que vai além da sala de aula, a baixa autonomia, falta de interesse e indisciplina dos alunos, inclusive com violência em sala de aula, e a desvalorização da profissão.” A mestranda aponta que os problemas gerados nos profissionais vão desde o consumo de antidepressivos e tranquilizantes, até a aposentadoria precoce.

A mestranda indica que pretende expandir os trabalhos para professores de nível básico, fundamental e superior. A pesquisa nas escolas estaduais de Juiz de Fora foi realizada em parceria com o Sindicato dos Servidores da Educação do Estado de Minas Gerais (Sind-UTE). O trabalho teve como co-orientador o professor do Departamento de Psicologia da UFJF, Lélio Moura Lourenço.

Contato
Prof.ª Dr.ª Cláudia Helena Cerqueira Mármora (Orientadora):
claudia.marmora@ufjf.edu.br

Márcia Bastos Miranda (Mestranda):
bastmiranda@gmail.com

Banca examinadora
Cláudia Helena Cerqueira Mármora (UFJF)
Antonio Mauricio Castanheira das Neves (Cefet-RJ)
Edelvais Keller (UFJF)

Outras informações: (32) 2102-3103 – Programa de Pós Graduação em Psicologia