32388080670_59517700c6_z

Gilmara Soares viu na união entre Ramos e Teixeira, ambos nordestinos, a oportunidade de estabelecer conexões (foto: Luiz Carlos Lima/UFJF)

As fotografias de Evandro Teixeira para a edição comemorativa de 70 anos do romance Vidas Secas, de Graciliano Ramos, são mais do que meras ilustrações, mas ressignificam o sertão. Quem defende a ideia é a mestranda do Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários, Gilmara Moreira Soares, que apresentou a dissertação “Da relação entre palavra e imagem: uma leitura da união entre a obra Vidas Secas, de Graciliano Ramos e as fotografias de Evandro Teixeira” nesta terça-feira, 7, no Centro de Pesquisas em Humanidades da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

31954128053_e427c7b699_z

O fotojornalista Evandro Teixeira esteve na defesa da dissertação de Gilmara, nesta terça-feira (foto: Luiz Carlos Lima/UFJF)

Gilmara pesquisou a relação entre a literatura e a fotografia a partir da publicação pela Editora Record, em 2008, da edição especial de Vidas Secas. Interessada em estudar o sertão, a acadêmica viu na união entre Ramos e Teixeira, ambos nordestinos, a oportunidade de estabelecer conexões. “Evandro Teixeira visitou o sertão de Alagoas e de Pernambuco, fotografando pessoas, mas não só no sentido de ilustrar, mas também reinventar o sertão, dando um novo olhar. Na minha visão, é como se o fotógrafo estivesse revendo os gracilianos do livro e os apresentando como se fosse em 2008.”

O trabalho realiza ainda uma leitura paralela do texto de Graciliano Ramos e do novo texto desenvolvido por Evandro Teixeira por meio das imagens. “As imagens e os textos juntos provocam uma terceira leitura, em que a imagem acaba sendo a recriação do universo imagético simbólico do Vidas Secas. Essa dissertação traz um aporte teórico bastante rico, que serve para trabalhar os dois suportes — a letra e a imagem. O trabalho ainda tem um ponto muito original, em enfocar o diálogo do texto com as fotografias de um grande fotógrafo”, analisa a professora orientadora, Prisca Rita Agustoni de Almeida Pereira.

Evandro Teixeira é um fotojornalista brasileiro reconhecido internacionalmente. Nascido no sertão da Bahia, trabalhou 40 anos no Jornal do Brasil, onde teve a oportunidade de estar no centro de grandes acontecimentos políticos nacionais, como o Golpe Militar e o movimento Diretas Já. O fotógrafo esteve na UFJF para assistir à banca da aluna.

 

Contato:

Prisca Rita Agustoni de Almeida Pereira:
priscaagustoni@yahoo.com.br
Gilmara Moreira Soares:
gilmaramoreira.s@gmail.com

Banca examinadora
Prisca Rita Agustoni de Almeida Pereira (orientadora – UFJF)
Silvina Liliana Carrizo (membro interno – UFJF)
Camila do Valle Fernandes (membro externo – UFRRJ)

Outras informações: (32) 2102-3118 – PPG Letras: Estudos Literários