Peterson Andrade, Ricardo Barros e Ângelo Denadai. (Foto: Gabriella Ramos)

A articulação interfederativa e parcerias acadêmico-profissionais foram assunto de destaque entre a direção da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV) e o Governo Federal, na última sexta (3). Durante a visita do ministro da Saúde, Ricardo Barros, o diretor do campus avançado pontuou a importância da integração entre a União, o Estado de Minas Gerais e o Município para a consolidação dos cursos e a excelência no atendimento à população.

Segundo Peterson Andrade, “uma Universidade Federal no território do Leste de Minas Gerais contribui para diminuir os vazios assistenciais e aumentar a resolubilidade e a qualidade da assistência na nossa região”. Juntamente com o diretor do Instituto de Ciências da Vida, Ângelo Denadai, Peterson apresentou propostas de parceria aos governos federal e municipal. Segundo ele, em cidades como Uberlândia, Uberaba, Juiz de Fora, Alfenas e Belo Horizonte, a resolubilidade para a média e alta complexidade é acima de 95% nos procedimentos da carteira ambulatorial e hospitalar.

Peterson Andrade pontua importância de parcerias durante palestra do ministro da Saúde. (Foto: Gabriella Ramos)

A qualificação gerada pelas Universidades nos territórios citados contribui para a manutenção dos indicadores apresentados. Além disso, esses municípios conseguem a fixação de profissionais qualificados com uma grande variedade de residências médicas e multiprofissionais. “Diante disso, pedimos a atenção dos deputados federais, vereadores, prefeitos e da equipe do Ministério da Saúde presentes, para que os mesmos possam compreender a nossa capacidade de promover o desenvolvimento da região Leste de Minas Gerais”, declarou.

Na oportunidade, Peterson também fez contato com representantes da Prefeitura de Governador Valadares. De acordo com o diretor, as equipes de saúde do município e do Ministério da Saúde se mostraram abertas ao diálogo na contribuição para futuras parcerias e debates. “Futuras reuniões serão realizadas em busca da permanente integração entre as instâncias governamentais da saúde com o Campus de GV da UFJF”, finalizou.

Ricardo Barros em palestra na Risp. (Foto: Gabriella Ramos)

Durante a visita a Governador Valadares, Ricardo Barros visitou as obras do Hospital Regional, as instalações do Hospital Municipal e a sede da 8ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp). Na Risp, Barros ministrou a palestra “Transparência e eficiência na saúde”. Na ocasião, o ministro destacou o compromisso do Governo em economizar R$3 bilhões em 2017, para que sejam reinvestidos no próximo ano, e ainda garantiu que 90% da população que reside nas áreas de risco de contaminação por febre amarela já está vacinada.