palestra

O Setor de Apoio Estudantil do campus avançado de Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), promove nesta quinta-feira (2), às 15h30, a palestra “Aprendendo a lidar com a ansiedade e as preocupações”, ministrada pelo psicólogo Lucas Nápoli.  O evento busca apresentar aos estudantes da UFJF-GV informações introdutórias sobre a natureza da ansiedade e das preocupações, suas funções e o impacto que o excesso destas experiências pode exercer sobre a vida acadêmica. Além disso, a palestra também abordará algumas estratégias para lidar com estes desafios.

Segundo Lucas Nápoli, a rotina acadêmica pode gerar ansiedade excessiva a qualquer estudante, mesmo àqueles que nunca tiveram esta característica. “Isso se deve a diversos fatores presentes na vida universitária, tais como a elevada quantidade de atividades que o estudante precisa desenvolver; eventuais cobranças excessivas por parte de alguns professores, longas jornadas de estudo como preparação para provas, entre tantos outros motivos. O fato de que a maioria dos estudantes entra na universidade no período crítico de transição da adolescência para a idade adulta também contribui para que a própria experiência de inserção no mundo universitário possa ser potencialmente ansiógena”, destacou.

Ansiedade e preocupações exageradas são fatores que podem prejudicar os estudos. De acordo com o psicólogo da UFJF-GV, um estudante com ansiedade excessiva pode apresentar desempenho abaixo do ideal em provas e trabalhos, evasão das aulas, dificuldade para participar de atividades em grupo, dificuldade para se expressar,  dentre outros sintomas que podem contribuir para o surgimento de outros processos de adoecimento emocional como a depressão. “Por essa razão, percebe-se como relevante o oferecimento da palestra como uma ação que visa contribuir para o enfrentamento e a prevenção dos processos de adoecimento psicológico relacionados à ansiedade excessiva em estudantes de graduação do campus Governador Valadares”, ressaltou Nápoli.

Atualização às 13h22:
Devido à grande procura, as inscrições para a palestra “Aprendendo a lidar com a ansiedade e as preocupações” foram encerradas. O Apoio Estudantil da UFJF-GV planeja realizar outra sessão em breve.