Projeto de extensão Nucleação 1 Foto Divulgação

Participantes do projeto em atividade cultural (Foto: Divulgação)

Promover o aumento da autoestima e da qualidade de vida do idoso e fazê-lo repensar o seu papel na sociedade. Esse é o objetivo do projeto de extensão “Nucleação”, do Polo de Enriquecimento Cultural Para a Terceira Idade da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Desenvolvido desde 2004, a iniciativa surgiu, segundo a coordenadora Sandra Hallack Arbex, após solicitação do Grupo Espírita Semente, que possui projetos junto a idosos moradores do Bairro Dom Bosco e de outros locais da cidade. Desde então, são desenvolvidas ações socioeducativas.

Os participantes do projeto têm entre 66 e 98 anos.Estimulados por bolsistas e professores, realizam atividades lúdicas como jogos e debatem assuntos de várias áreas do conhecimento. “Saúde, política, sociologia, qualidade de vida, cultura, artes de um modo geral. A gente debate assuntos de interesse deles e outros que a gente propõe. Como os problemas da cidade: o acesso, o trânsito, a violência, tudo o que envolve o idoso, são temas que merecem ser discutidos e, principalmente, as questões que acontecem na nossa cidade e afetam a qualidade de vida deles.”

O grupo atendido pelo Nucleação é formado por pessoas que tiveram dificuldade de acesso aos meios formais de educação. Sandra ressalta que é papel da Universidade, levar informações a esse grupo da sociedade. “Nós entendemos que a Universidade deva levar suas ações a esse segmento que teve mais dificuldade de acesso à educação formal. São pessoas muito sofridas. A maioria é de mulheres, e os idosos ajudam a bancar suas famílias com suas aposentadorias e suas pensões. As dificuldades são diferentes, dependendo da situação socioeconômica”, avalia a coordenadora.

O resgate da autoestima na terceira idade e a formação de uma nova visão sobre o seu lugar na família e na sociedade, são preocupações dos envolvidos no projeto. “Não é o fato de ter envelhecido, razão para ficarem afastados do convívio familiar e social. É mostrar pra eles que continuar parte da sociedade, é muito importante. E é um enfrentamento difícil em um país que não valoriza o seu idoso.”

Peça de teatro sem roteiro

O Nucleação também promove atividades na área de Psicologia. De acordo com o colaborador docente Ricardo Kamizaki, as bolsistas Cíntia de Oliveira e Jéssica Braz fazem a orientação de dinâmicas de grupo com idosos moradores do Bairro Dom Bosco e de outros bairros da cidade. O foco está em questões do dia a dia dos atendidos. “São elaboradas dinâmicas para interação social. Como o idoso iria trabalhar questões específicas, de convivência, como timidez e aspectos de socialização: como dizer não, como lidar com uma pessoa desconhecida, como reagir à exploração de familiares.”

Os participantes dramatizam situações que acontecem em suas vidas, como em uma peça de teatro sem roteiro, em que a história contada é a realidade. “Um idoso representa o seu filho, o outro, a sua nora. Só que sem script, você teria que improvisar. E nessa hora, a gente vê as dificuldades. O terapeuta seria o diretor e o roteirista”, afirma Kamizaki. Em sua avaliação,, a iniciativa promove uma melhora na autoestima dos atendidos. “Os idosos se sentem apoiados. Eles têm a autoestima bastante debilitada e a gente procura aumentá-la.”

Convivência faz bem

Rosalina Corrêa Costa tem 73 anos e participa das atividades do Nucleação e do Grupo Espírita Semente, há três. A aposentada passou a integrar o projeto depois que parou de trabalhar. Para ela, apenas a conversa com outras pessoas da mesma idade, já tem um efeito terapêutico. “A gente aprende muitas coisas lá, porque tem sempre atividades, profissionais que vão falar sobre saúde, o movimento da idade, já que às vezes, a vida muda muito. E só de estar lá com aquela turminha, conversando, contando as histórias, ajuda.”

O aumento na confiança e no bem-estar de Rosalina, graças ao que ela vive no projeto, é claro para a aposentada. “Distrai a cabeça. A gente de idade, ficar só dentro de casa, é meio difícil. A gente sente uma falta tremenda, porque os momentos que a gente passa ali, a gente esquece os problemas e as dificuldades”, conclui.

O projeto “Nucleação” ganhou Menção Honrosa na última Mostra de Ações de Extensão da UFJF.