Para celebrar o Carnaval, o Museu de Cultura Popular, do Forum da Cultura/UFJF, exibe a mostra “Fantasias de Carnaval”. A exposição é composta por miniaturas de bonecos vestidos com modelos de algumas das principais fantasias utilizadas por foliões nos festejos de Momo. As visitações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h, até o dia 3 de março. A entrada é gratuita.
Vestidos para a folia
Inspirados no carnaval de Veneza, os bailes de máscaras foram introduzidos no Brasil no começo do século XX, pela colônia italiana, e se tornaram tradição que se espalhou no Brasil, nos clubes municipais.
Os anos de 1950 deslumbraram o Brasil com os concursos de fantasia do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e do Teatro Glória. A televisão, ainda em preto e branco, mostrava fantasias luxuosas e bem elaboradas usadas por foliões que se tornaram famosos como Clóvis Bornay, Wilza Carla e Evandro de Castro Lima. As transmissões geravam grande interesse, principalmente quando os perdedores entravam em debates constituindo um prato cheio para as revistas de fofoca.
Fantasias de Carnaval faz um mergulho no tempo e resgata um pouco da história por meio de réplicas de trajes que frequentaram clubes juiz-foranos, inundando os salões com odaliscas, melindrosas, baianas e havaianas. Os personagens da Commedia dell’Arte serviram de inspiração para criação de fantasias que se tornaram populares entre os foliões e celebram através de marchinhas o romance do Pierrot apaixonado que perde a Colombina para o Arlequim. Ao todo são 24 peças, confeccionadas em diversos tipos de materiais. O público poderá conferir e se lembrar com saudade dos velhos carnavais.
Museu de Cultura Popular
Contando com mais de três mil peças, o Museu de Cultura Popular oferece aos visitantes e pesquisadores uma eclética coleção de objetos de cultura popular, em coleções nacionais e estrangeiras, tendo destaque especial as cerâmicas portuguesa, nordestina e mineira, que figuram ao lado de coleções de brinquedos populares mineiros, imagens religiosas, trançados, tecidos e presépios. A cultura nacional é representada em seus ofícios, crenças e saberes.
Mais informações:
(32) 3215-3850 – Forum da Cultura
Rua Santo Antônio, 1112, Centro – Juiz de Fora/ MG
www.ufjf.br/forumdacultura