selo_8_mesesA sétima reportagem da série que faz um balanço dos oito meses da gestão “Reconstruir a UFJF” e que aponta algumas perspectivas para 2017 pontua ações e propostas futuras da Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae). Nas matérias anteriores, publicadas desde a semana passada, foram abordados temas relacionados aos trabalhos da Diretoria de Inovação, da Diretoria de Ações Afirmativas, da Diretoria de Avaliação Institucional, da Pró-reitoria de Extensão, da Pró-reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças e da Pró-reitoria de Cultura.

A Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) é o espaço dedicado a formulação, a implantação, a gestão e ao acompanhamento de políticas de assistência estudantil. Visa atender à democratização do acesso ao ensino superior por meio de uma série de ações voltadas para a permanência dos estudantes na UFJF. Nesse sentido, busca ser um espaço de acolhimento dos estudantes, valorizando suas diversidades e singularidades.  

alunos2

Proae quer, cada vez mais, valorizar as diversidades e as singularidades dos estudantes

Por entender que o protagonismo estudantil é fundamental para as discussões, as elaborações e para o desenvolvimento das ações da assistência estudantil, o pró-reitor  Marcos Freitas destaca duas ações ocorridas logo no início dessa gestão. A primeira, a  realização de oficina que envolveu representantes estudantis dos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares e a equipe da Proae. Nela, foram debatidos todos os eixos relacionados à política de assistência estudantil da UFJF, tendo como produto final a construção coletiva de um documento para nortear e priorizar as futuras ações da pró-reitoria. A segunda ação refere-se à criação do Fórum Permanente de Avaliação, Discussão e Orientação da Política de Assistência Estudantil da Universidade Federal de Juiz de Fora, composto paritariamente por membros indicados pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) e por servidores da Proae, com intuito de institucionalizar a participação dos estudantes nas decisões relacionadas à política de assistência estudantil da Universidade.

Entre os principais projetos realizados, destaca-se a mudança no sistema de solicitação e concessão de bolsas de assistência estudantil. Após discussões iniciadas no final de 2015, pela equipe de técnico- administrativos em educação (TAEs) da Proae, foi efetivado pela gestão atual, em abril de 2016,  o sistema de avaliação de fluxo contínuo, pelo qual os alunos podem solicitar a assistência em qualquer momento.

Outro avanço significativo é a retomada das obras finais da Moradia Estudantil e a consequente habitação dos prédios. “Com a sensibilidade desta gestão, nós aprovamos no Conselho Superior uma verba específica para a abertura da Moradia. Este recurso financeiro está sendo utilizado em algumas obras de adequação dos edifícios, que estavam fechados há alguns anos, e na compra de materiais domésticos (geladeiras, fogões, máquinas de lavar, entre outros) necessários para que os estudantes possam morar no espaço com dignidade.”

Marcos Freitas - apoio estudantil - Foto Twin Alvarenga

Pró-reitor Marcos Freitas ressalta que outro avanço significativo é a retomada das obras finais da Moradia Estudantil e a consequente habitação dos prédios (Foto: Twin Alvarenga)

A estrutura organizacional da Proae também foi ampliada com recursos humanos. A Equipe do campus Juiz de Fora, formada por quatro psicólogos, quatro assistentes em administração e uma pedagoga, foi ampliada com mais um profissional para cada área.  Para 2017, a expectativa é de que continue a ampliação do corpo técnico com três vagas para assistentes sociais, cujo concurso público acontecerá no início do próximo ano, totalizando oito assistentes sociais em Juiz de Fora e duas em Governador Valadares.

Desta forma, a equipe técnica do campus de Governador Valadares passará a contar  com dois psicólogos, dois assistentes sociais e uma pedagoga. É importante ressaltar que, durante a gestão atual, algumas ações da Proae foram desenvolvidas no campus de GV, junto aos estudantes, com a participação integrada dos técnicos de Juiz de Fora e de Governador Valadares. “A perspectiva é de aproximarmos mais as equipes da sede com a de Governador Valadares para o desenvolvimento de ações integradas e mais resolutivas em relação às demandas específicas dos estudantes de GV”, ressalta Freitas.

Moradia Estudantil e desenvolvimento dos eixos do Pnaes

De acordo com Freitas, os avanços obtidos por meio da Oficina e do Fórum Permanente permitirão que a Moradia Estudantil adquira centralidade nas ações previstas para 2017. O próximo passo é a aprovação, pelo Conselho Superior, do Regimento da Moradia, o qual encontra-se em fase final de discussão, para que os prédios possam ser habitados pelos estudantes no primeiro semestre do próximo ano.

A Proae pretende, também, desenvolver alguns eixos contidos no Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), como: a cultura, o esporte e a saúde, com o objetivo  de viabilizar a igualdade de oportunidades para todos os estudantes e de contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico. O pró-reitor explica: “Começamos a desenvolver grupos de trabalho na Proae para que no ano que vem possamos potencializar ações nos campos pedagógico, psicológico, social, cultural, esportivo e da saúde. Desenvolver essas ações, elaboradas junto com os discentes, pode permitir a promoção de um maior sentido de pertencimento por parte dos estudantes em relação à Universidade e, consequentemente, contribuir para que obtenham um melhor rendimento acadêmico, diminuindo as retenções e as evasões”.

Está prevista, ainda, a criação de um sistema de monitoramento e avaliação da assistência estudantil, que leve em consideração algumas variáveis relacionadas a  quantidade de créditos cursados; mudanças de cursos; dificuldades específicas apresentadas por áreas de conhecimento; situações de vulnerabilidade; entre outras. Esse monitoramento constitui-se como elemento fundamental para o desenvolvimento e a adequação das ações a serem desenvolvidas pela Proae. “Um outro grande desafio é o de trabalhar essas questões em rede, ou seja, através de parcerias com as outras pró-reitorias, com as unidades acadêmicas e com a representação estudantil, para a identificação das dificuldades dos estudantes e para a promoção de ações específicas para o seu enfrentamento. A ideia é conseguirmos fazer um acolhimento coletivo e amplo a fim de que o estudante tenha uma vida mais saudável nesse período tão importante de formação humana e profissional”, finaliza Marcos Freitas.

Outras informações: (32) 2102-3777 (Pró-reitoria de Assistência Estudantil)

Confira todas as matérias da série:

Reestruturação do Critt potencializa inovação tecnológica na UFJF

Diretoria de Ações Afirmativas intensifica combate à violência e ao preconceito

Extensão universitária amplia o contato entre a UFJF e as comunidades externas dos dois campi

Reestruturação da Pró-reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças amplia conhecimento de gestão

Diretoria de Avaliação Institucional impulsiona autoconhecimento organizacional

UFJF reassume seu papel como polo fomentador da cultura regional