O Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSC), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), lançou edital para o processo seletivo das turmas de mestrado e doutorado 2017. São 15 vagas para o mestrado e dez vagas para o doutorado. O PPG é oferecido pelo Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina, com o apoio de diferentes departamentos e unidades da instituição.

As inscrições acontecem até dia 12 de janeiro, na Secretaria da Pós-graduação em Saúde Coletiva, prédio do Núcleo de Assessoria, Treinamento e Estudos em Saúde (Nates/UFJF), de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 16h. No entanto, devido ao recesso de fim de ano da UFJF, não haverá inscrições entre os dias 24 de dezembro e 1º de janeiro.

O programa tem como área de concentração “Saúde Coletiva”, estruturando-se a partir de duas linhas de pesquisa: “Política, Gestão e Avaliação de Sistemas e Programas de Saúde” e “Processo Saúde-Adoecimento e seus Determinantes”.

Podem se inscrever no mestrado estudantes graduados em curso superior credenciado e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Já para o doutorado, portadores do título de mestre, obtidos em programa de pós-graduação reconhecido pela MEC.

Processo de Seleção
O processo seletivo para o mestrado será composto pelas seguintes etapas: prova escrita, de caráter eliminatório, tendo por base bibliografia mínima definida no Edital de Seleção; prova escrita de suficiência na leitura e compreensão de texto relacionado à temática do Programa, redigido em  inglês; carta  de apresentação e proposta de plano de trabalho e entrevista do candidato com a Comissão de Seleção, baseada na apreciação do curriculum vitae, da carta de apresentação e do plano de trabalho.

A seleção do doutorado seguirá os critérios de: duas provas escritas de suficiência na leitura e compreensão de texto relacionado à temática do Programa, sendo a primeira redigida em inglês, e a segunda a partir de outra língua, de escolha do candidato: espanhol, italiano ou francês; carta de apresentação e anteprojeto de pesquisa; defesa do anteprojeto e entrevista do candidato com a Comissão de Seleção, baseada na apreciação da carta de apresentação, defesa do anteprojeto de pesquisa e do curriculum vitae.

Outras informações:
Programa de Pó-graduação em Saúde Coletiva