Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 11/12/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/pism-da-ufjf-tera-exames-hoje-e-amanha/

 Pism da UFJF terá exames hoje e amanhã

A maratona de provas do Pism da UFJF terá início hoje ás 13h eos 18 572 candidatos que irão realizar o exame em JF devem ficar atentos as mudanças no trânsito. A Settra preparou um plano de mobilidade, com aumento da frota e disponibilidade de horários, para que a chegada aos locais de prova seja facilitada. Além do campus, outras 15 instituições irão receber os candidatos ao Pism.

Os candidatos devem ficar atentos aos detalhes para a realização do exame, como horários e o que pode ou não levar para dentro da sala de prova. Os portões serão abertos ao meio dia e fechados ás 13h.

Provas com questões discursivas e objetivas

Hoje, os estudantes terão que resolver questões objetivas e discursivas de português, química, matemática e geografia. Amanhã, as provas irão abordar conteúdos de literatura, biologia, física e história. As provas objetivas contém cinco questões de cada conteúdo. Já as discursivas possuem duas questões para cada disciplina. As provas dos módulos I, II e III terão duração máxima de quatro horas e meia, encerrando-se ás 17h30. O aluno só poderá entregar o exame após transcorrer, no mínimo, uma hora e meia da prova. A UFJF orienta aos alunos saírem cedo de casa, principalmente na segunda-feira, quando a cidade irá funcionar normalmente. A universidade ainda solicita aos juiz-foranos que evitem circular pelo campus hoje e amanhã, e não serão disponibilizadas vagas de estacionamento dentro da UFJF.

Bolsistas da Diretoria de Imagem estarão disponíveis nas vias da universidade e em ônibus municipais que circulam pelo campus, para orientar os estudantes sobre os locais de prova. A Central de Atendimento da UFJF, localizada no prédio da Reitoria, estará de plantão das 8h ás 18h nos dois dias.

Neste ano, o Pism bateu recorde de inscritos com 26 027. Além de JF, as provas serão aplicadas em GV (2 780 candidatos), Muriaé (2 109), Volta Redonda (1 524) e Conselheiro Lafaiete (1 042). Os estudantes disputarão as 1 439 vagas oferecidas nos campi de JF e GV.

——

Veículo: Mundo Educação

Editoria: Notícias

Data: 11/12/2016

Link: http://vestibular.mundoeducacao.bol.uol.com.br/noticias/ufjf-aplica-provas-pism-2017-para-mais-26-mil-estudantes/332036.html

UFJF aplica provas do Pism 2017 para mais de 26 mil estudantes

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) aplica hoje e amanhã, 11 e 12 de dezembro, as provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2017. Além de Juiz de Fora, as provas serão realizadas em Governador Valadares, Muriaé, Conselheiro Lafaiete e Volta Redonda/RJ.

Dicas para o dia da prova

Esta edição do Pism bateu recorde de inscrições. São 26.022 estudantes, sendo 13.334 inscritos no módulo I, 7.985 no módulo II e 4.703 no módulo III.

Para o coordenador geral de processos seletivos da UFJF, Tarcisio de Souza Lima, o aumento de inscritos demonstra “o interesse dos candidatos em fazer um curso superior e a excelência da UFJF em atender as demandas de diversos alunos com um elenco de cursos muito grande na Universidade”. 

Provas

Os estudantes dos módulos I e II responderão neste domingo uma prova objetiva com 20 questões de língua portuguesa, química, matemática e geografia e uma prova discursiva com 8 questões das mesmas disciplinas. Na segunda-feira, as provas seguirão o mesmo formato, mas com questões de literatura, biologia, física e história.

Os candidatos do módulo III responderão, no primeiro dia, 20 questões objetivas de língua portuguesa, literatura, biologia e matemática e 10 questões discursivas de três disciplinas específicas ao curo escolhido. No segundo dia, serão 20 questões objetivas de física, química, história e geografia e mais 10 discursivas específicas.

Os portões dos locais de provas serão fechados, pontualmente, às 13, quando serão iniciadas as provas. O encerramento será às 17h30. Para acessar o local de prova, os inscritos devem ter em mãos o documento de identidade com foto e o comprovante definitivo de inscrição impresso. 

Os estudantes deverão levar, ainda, caneta azul ou preta de corpo transparente, lápis, borracha sem protetor e régua transparente. Também serão permitidos alimentos de pequeno porte, água em garrafa transparente sem o rótulo e medicamentos.

Vagas

Os participantes do módulo III disputam 1.439 vagas, sendo 1.189 para os 59 cursos no campus de Juiz de Fora e outras 250 vagas em dez cursos em Governador Valadares. Metade das vagas é reservada para estudantes de escolas públicas.

Veja a concorrência dos cursos

O resultado final leva em conta as médias obtidas durantes os três anos: o Módulo I tem peso 2, o Módulo II tem peso 3 e o Módulo III, peso 5. Os aprovados no módulo III serão conhecidos em 2 de fevereiro de 2017, enquanto as notas dos módulos I e II serão divulgadas apenas em 16 de março.

Outras informações no Edital do Pism 2017, pelo e-mail vestibular@ufjf.edu.br ou por telefone (32) 2102-3738.

——

Veículo: Estado de Minas

Editoria: Gerais

Data: 12/12/2016

Link: http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2016/12/12/interna_gerais,831848/explosao-interdita-laboratorio-da-universidade-federal-de-juiz-de-fora.shtml

Explosão interdita laboratório da UFJF

Um laboratório da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), na Zona da Mata, foi atingido por um incêndio, seguido de explosão, na madrugada desta segunda-feira. Ninguém ficou ferido.

Segundo a instituição, o caso ocorreu às 2h35 no Laboratório de Espectroscopia e Estrutura Molecular (Neem), do Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas (ICE). O vigia acionou os bombeiros, que chegaram às 3h16 e controlaram o incêndio. A área foi isolada. A equipe de gestão da UFJF acompanha a apuração do caso, além da perícia da Polícia Federal (PF).

A suspeita inicial é de que tenha ocorrido um problema elétrico na geladeira ou falta de energia. “Agentes da Polícia Federal realizaram uma perícia técnica no local e, ouvindo o coordenador do laboratório, professor Luiz Fernando Cappa de Oliveira, acredita-se que os produtos reagentes, ao ficarem sem refrigeração, provocaram a explosão, seguida de combustão. O laudo pericial ainda será concluído”, diz a instituição. 

A universidade informou que o laboratório tem outras duas geladeiras que não foram afetadas, pois armazenam apenas produtos de reação e materiais biológicos, como algas e líquens, não trazendo nenhum risco. O local foi liberado para limpeza. 

Ainda segundo a universidade, o ocorrido não vai prejudicar a realização das provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism), seleção pelo sistema seriado em três módulos consecutivos e anuais ainda no ensino médio. A avaliação começou no domingo e continua nesta segunda-feira. 

——

Veículo: O Tempo

Editoria: Cidades

Data: 12/12/2016

Link: http://www.otempo.com.br/cidades/inc%C3%AAndio-causa-danos-em-laborat%C3%B3rio-de-qu%C3%ADmica-da-ufjf-1.1410908

Incêndio causa danos em laboratório de Química da UFJF

Um incêndio, provocado por uma explosão, causou danos ao Laboratório de Química do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Juiz de Fora(UFJF), na Zona da Mata, na madrugada desta segunda-feira (12).

De acordo com o Corpo de Bombeiros, parte dos vidros das janelas se quebrou e alguns materiais laboratoriais também se quebraram. Não houve registro de feridos.

Segundo a instituição informou em seu site, a suspeita preliminar é de que tenha ocorrido um problema elétrico na geladeira ou faltado energia. “Agentes da Polícia Federal realizaram uma perícia técnica no local e, ouvindo o coordenador do laboratório, professor Luiz Fernando Cappa de Oliveira, acredita-se que os produtos reagentes, ao ficarem sem refrigeração, provocaram a explosão, seguida de combustão. O laudo pericial ainda será concluído”, diz a nota.

Ainda por meio de nota, a UFJF informou que a explosão não vai não vai prejudicar em nada os candidatos que fazem provas do Pism no instituto.  O incêndio começou por volta de 2h35 e um vigilante noturno foi quem acionou os Bombeiros.  

O prédio não teve a sua estrutura abalada, conforme os bombeiros. O local foi isolado. ‘Também não há risco tóxico. Toda a área foi isolada pela equipe de Vigilância da UFJF, com orientação da Polícia Federal e dos Bombeiros”, informou a universidade por nota. 

Segundo a universidade, no laboratório há ainda mais duas geladeiras que não foram afetadas, pois estão sendo armazenados apenas produtos de reação e materiais biológicos. como algas e líquens, não trazendo portanto nenhum risco. O local está liberado para limpeza.

“Desde cedo toda a equipe de gestão da UFJF se mobilizou no local, acompanhando os fatos: Pró-reitoria de Infraestrutura, Pró-reitoria de Graduação, Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa e Imagem Institucional, além do diretor do ICE, professor Wilhelm Passarella Freire”, conclui a nota da universidade.

——

Veículo: G1

Editoria: Notícia

Data: 12/12/2016

Link: http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2016/12/estudantes-iniciam-desocupacao-da-reitoria-da-ufjf.html

Estudantes iniciam desocupação da Reitoria da UFJF

Os estudantes que estavam na reitoria da Universidade Federal de Juiz de Fora decidiram desocupar o local. A decisão foi tomada em uma assembleia neste domingo (11) e, à noite, alguns já foram embora. Na manhã desta segunda (12), algumas barracas e cobertores podiam ser vistos no hall de entrada do prédio das pró-reitorias, mas não havia movimentação de alunos.

A ocupação na UFJF começou após assembleia no dia 26 de outubro, como forma de protestar contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita os gastos do governo para os próximos 20 anos e a reforma do ensino médio com a Medida Provisória (MP) 746.

Ainda em Juiz de Fora, a ocupação na Escola Estadual Almirante Barroso, no Bairro Benfica, terminou no dia 5 de dezembro, depois de 29 dias de movimento.

Os estudantes do Colégio de Aplicação João XXIII continuam na instituição. Eles ocupam a unidade desde o dia 26 de outubro e protestam contra as novas reformas propostas pelo governo federal.

No Campo das Vertentes, continua a ocupação de parte das instalações da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). As aulas estão paralisadas na instituição tanto no campus de São João del Rei quanto no de Divinópolis, no Centro-Oeste. Professores, técnico-administrativos e alunos aderiram ao movimento. Na tarde de segunda-feira (12) está prevista uma assembleia dos técnico-administrativos.

——

Veículo: G1

Editoria: Notícia

Data: 12/12/2016

Link: http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2016/12/laboratorio-na-ufjf-e-isolado-apos-incendio-e-explosao.html

Laboratório na UFJF é isolado após incêndio e explosão

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) registrou um incêndio seguido de pequena explosão no Laboratório de Espectroscopia e Estrutura Molecular (Neem), do Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas (ICE). De acordo com a Diretoria de Imagem Institucional, agentes da Polícia Federal realizaram perícia técnica no local, que está isolado. O fato ocorreu durante a madrugada desta segunda-feira (12) e um vigilante acionou os Bombeiros. Não houve feridos.

Os Bombeiros informaram que foi necessário arrombar a porta de acesso ao laboratório, que estava trancada. No local não havia mais chamas. Por causa da explosão, parte das vidraças das janelas estourou e alguns materiais do laboratório quebraram devido ao deslocamento de ar.

A UFJF informou que o fato pode ter sido causado por problemas elétricos em uma geladeira que armazenava produtos reagentes. A suspeita preliminar é de que tenha ocorrido problema elétrico na geladeira ou faltado energia elétrica. Conforme o coordenador do laboratório, professor Luiz Fernando Cappa de Oliveira, acredita-se que os produtos reagentes, ao ficarem sem refrigeração, provocaram a explosão, seguida de combustão. O laudo pericial ainda será concluído.

Nesta manhã, os Bombeiros realizaram vistoria e constataram que não há risco estrutural nem tóxico no prédio. Toda a área foi isolada pela equipe de Vigilância da Universidade, com orientação da Polícia Federal e dos Bombeiros. Equipes da Pró-reitoria de Infraestrutura, da Pró-reitoria de Graduação, da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa e de Imagem Institucional acompanham o caso.

No laboratório ainda há outras duas geladeiras que não foram afetadas. Elas armazenam somente produtos de reação e materiais biológicos, como algas e líquens, não representando risco. O local está liberado para limpeza.

A UFJF destacou que a localização do laboratório não afeta o acesso aos locais de provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) no ICE, nesta segunda-feira.

——

Veículo: G1

Editoria: Notícia

Data: 12/12/2016

Link: http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2016/12/mais-de-1800-candidatos-faltam-no-primeiro-dia-do-pism-da-ufjf.html

Mais de 1800 candidatos faltam no primeiro dia do Pism da UFJF

A Comissão Permanente de Seleção (Copese) registrou a ausência de 1.845 estudantes nas provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) em Juiz de Fora e 242 em Governador Valadares. A maior parte, 1.202, estava inscrita no módulo I. Contabilizando os três módulos, o percentual de ausentes é de 7,09%, menor que os 12,29% registrados na última edição.

Nesta segunda (12), a partir das 13h, os candidatos dos módulos I e II retornam para as provas objetivas e discursivas de Literaturas, Biologia, Física e História. Os inscritos no Módulo III fazem provas objetivas de Física, Química, Geografia e História e as discursivas de acordo com a área de conhecimento correspondente ao curso escolhido pelo candidato.

As provas serão realizadas em Juiz de Fora, Conselheiro Lafaiete, Governador Valadares, Muriaé e Volta Redonda (RJ). Ao todo, 26.022 candidatos se inscreveram; sendo que 4.703 candidatos do módulo III disputam 1.439 vagas para cursos nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares. O gabarito das provas deste domingo já está disponível no site da instituição.

A maior parte dos inscritos está no módulo I do programa, que conta com 13.334 candidatos, seguido pelo módulo II, com 7.985, e pelo módulo III, com 4.703 inscritos. Em Juiz de Fora, são 15 locais de prova, sendo 13 fora dos domínios da UFJF. Em Governador Valadares, as provas foram aplicadas em três locais.

Ainda no primeiro dia de prova, houve 134 pedidos de atendimento especial no Campus em Juiz de Fora e sete no campus avançado de Governador Valadares.

Os resultados preliminares das provas do Módulo III serão divulgados no dia 24 de janeiro de 2017 a partir das 15h. No dia 25 de janeiro, das 9h às 16h, a Copese receberá os recursos referentes às notas dessas provas. Os recursos serão julgados em 72 horas. O resultado final do Pism III sai no dia 2 de fevereiro de 2017, a partir das 15h.

As notas das provas dos módulos I e II saem no dia 16 de março de 2017, às 15h. Os recursos referentes a esses resultados podem ser interpostos até o dia 17 de março de 2017, nos mesmos termos do especificado para o Módulo III.

——

Veículo: G1

Editoria: Notícia

Data: 12/12/2016

Link: http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2016/12/pism-da-ufjf-chega-ao-fim-com-mais-de-26-mil-inscritos-e-781-de-faltas.html

Pism da UFJF chega ao fim com 26 mil inscritos e 7,81% de faltas

Mais de 18 mil candidatos realizaram as provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que terminou nesta segunda-feira (12).

O módulo I do programa, para alunos do 1º ano do Ensino Médio, foi o que recebeu o maior número de inscritos, com 13.334. Já o módulo II, do ano seguinte, teve 7.985 inscrições e o terceiro, com alunos que disputam as vagas propriamente ditas, registrou 4.703 inscrições.

Além dos 15 pontos de provas em Juiz de Fora, o Pism também foi realizado em Conselheiro Lafaiete, Governador Valadares, Muriaé e Volta Redonda (RJ). Do total de inscritos, 7,81% faltaram em pelo menos um dos dias de aplicação.

Os estudantes podem ingressar nos 50 cursos oferecidos no campus de Juiz de Fora e nos dez no de Governador Valadares. O número de vagas oferecido pelo programa corresponde a 30% do total oferecido pela instituição.

Gabarito e resultados
O gabarito das questões objetivas será disponibilizado ainda nesta segunda, no site da universidade. Já os resultados devem ser divulgados a partir do dia 24 de janeiro de 2017, prioritariamente pelo módulo III.

Para calcular as notas finais, a universidade soma os valores com pesos diferentes, de acordo com o módulo realizado, onde as notas do módulo I são multiplicadas por dois, as do módulo II são multiplicadas por três e as do módulo III, são multiplicadas por cinco. Os melhores colocados são selecionados para os cursos.

Recursos
Os participantes que quiserem registrar recursos junto à UFJF com reclamações sobre a formulação das questões ou resultados de cada prova de qualquer um dos módulos devem se dirigir, nesta terça-feira (13), à Central de Atendimento, que fica no prédio da Reitoria, das 9h às 16h, ou entrar em contato pelo e-mail vestibular@ufjf.edu.br.

——

Veículo: Hoje em Dia

Editoria: Horizontes

Data: 12/12/2016

Link: http://hojeemdia.com.br/horizontes/explos%C3%A3o-seguida-de-inc%C3%AAndio-consome-parte-de-laborat%C3%B3rio-da-universidade-federal-de-juiz-de-fora-1.433710

Explosão seguida de incêndio consome parte de laboratório da UFJF

Uma explosão no Laboratório de Espectroscopia e Estrutura Molecular (Neem), do Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas (ICE), assustou alunos e mestres da Universidade Federal de Juiz de Fora, na Zona da Mata. A universidade informou que o incêndio causado em decorrência da explosão não vai prejudicar em nada os candidatos que fazem provas do Pism no instituto. O fato pode ter sido causado por problemas elétricos numa geladeira que armazenava produtos reagentes. Não houve vítimas.

A suspeita preliminar é de que tenha ocorrido problema elétrico na geladeira ou faltado energia elétrica. Agentes da Polícia Federal realizaram uma perícia técnica no local e, ouvindo o coordenador do laboratório, professor Luiz Fernando Cappa de Oliveira, acredita-se que os produtos reagentes, ao ficarem sem refrigeração, provocaram a explosão, seguida de combustão. O laudo pericial ainda será concluído.

O incêndio teve início às 2h35, quando o vigilante Júpiter Nunes Nogueira percebeu o fato e acionou o Corpo de Bombeiros, que chegou ao ICE às 3h16. Pela manhã, os Bombeiros retornaram para vistoriar o local e constataram que não há risco estrutural no prédio. Também não há risco tóxico. Toda a área foi isolada pela equipe de Vigilância da UFJF, com orientação da Polícia Federal e dos Bombeiros.

No laboratório ainda há outras duas geladeiras que não foram afetadas pois armazenam somente produtos de reação e materiais biológicos, como algas e líquens, não trazendo portanto nenhum risco. O local está liberado para limpeza.

Desde cedo toda a equipe de gestão da UFJF se mobilizou no local, acompanhando os fatos: Pró-reitoria de Infraestrutura, Pró-reitoria de Graduação, Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa e Imagem Institucional, além do diretor do ICE, professor Wilhelm Passarella Freire.

——

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Esportes

Data: 12/12/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/jf-volei-perde-para-montes-claros-no-norte-de-minas/

JF Vôlei perde para Montes Claros no norte de Minas

Após seis vitórias consecutivas na Superliga Masculina, o JF Vôlei acabou tropeçando na nona rodada no torneio. No último sábado (10), os juiz foranos perderam para o Montes Claros, por 3 sets a 1, com parciais de 25×22, 25×15, 18×25 e 25×20, em partida disputada na casa do adversário. Com a derrota, a equipe comandada pelo técnico Henrique Furtado se manteve com 16 pontos, caindo uma posição na tabela de classificação, voltando para o sexto lugar. Já o MOC, agora com 18 pontos, ultrapassou os juiz-foranos e subiu para quarto.

Na próxima rodada, penúltima do primeiro turno do campeonato,os juiz-foranos terão outro grande desafio pela frente. No sábado (17), a equipe receberá o Sesi-SP, no Ginásio da UFJF, ás 18h. Com 20 pontos conquistados, os paulistas ocupam a segunda colocação geral. O compromisso será o último da equipe local diante da sua torcida em 2016.

——

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 12/12/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/copese-registra-cerca-de-1-800-faltosos-no-primeiro-dia-de-pism/

Copese registra cerca de 1800 faltosos no primeiro dia de Pism

A Copese registrou 1 845 estudantes ausentes no primeiro dia de aplicação do Pism. O exame teve início neste domingo (11), ás 13h, e prossegue nesta segunda-feira, das 13h ás 17h.

De acordo com a assessoria da universidade, mesmo com o aumento de 2 130 candidatos em relação ao ano passado, o percentual total de ausentes deste ano, 7,09%, é menor do que em 2015, quando foram verificados 12,29%  de faltosos.

Incêndio no ICE não comprometerá a prova

Ainda de acordo com a assessoria, um incêndio, seguido de uma pequena explosão no Laboratório de Espectroscopia e Estrutura Molecular, do Departamento de Química no ICE, não prejudicará a realização das provas no prédio. O acidente aconteceu durante a madrugada, sendo controlado pelo Corpo de Bombeiros. Conforme a corporação, foi preciso arrombar a porta de acesso ao laboratório para adentrar no local. Em função do deslocamento de ar, houve quebra de alguns materiais e das vidraças de partes das janelas.

Equipes da UFJF passaram a monitorar a situação da área, que foi totalmente isolada. A perícia da Policia Federal foi acionada e também faz levantamentos no local.

——

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 12/12/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/estudantes-fazem-limpeza-apos-desocupacao/

Alunos encerram ocupação do prédio da Reitoria da UFJF

Alunos da UFJF decidiram desocupar o prédio da Reitoria, tomada pelos jovens desde o dia 26 de outubro. A decisão foi deliberada após assembleia realizada na última semana. Ontem, os ocupantes voltaram a se reunir, fazendo um balanço geral do movimento.

A Reitoria começou a ser desocupada na manhã desta segunda. No evento criado no Facebook, intitulado “Almoção+ Mutirão na Ocupação”, os organizadores convocavam os universitários para um mutirão de limpeza. “Precisamos entregar a Reitoria limpa e organizada, e portanto precisamos retirar todos os nossos pertences do espaço, para que possa ser feito um faxinão! Sabemos que um convite para faxina não é exatamente aqueeeeeeeele convite maneiro, mas é necessário”, destaca o texto. A limpeza seria realizada após um almoço coletivo entre os jovens. A Tribuna tentou fazer contato com organizadores do movimento, para saber detalhes da saída dos jovens, sem sucesso.

Em postagem publicada ontem na página Ocupa UFJF, havia um chamado para participação dos universitários de um ato em BH, nesta terça, a respeito da votação da PEC 55.

——

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 12/12/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/caos-no-transito-no-2o-dia-de-prova/

Caos no trânsito no 2º dia de provas

Trânsito lento com retenções de em média 30 minutos. Assim foi a segunda-feira feira dos juiz-foranos, principalmente daqueles que precisaram utilizar os corredores de tráfego que levam á UFJF entre ás 10h40 e o meio dia. O campus da UFJF foi o local que concentrou o maior número de candidatos do pism, o que colaborou para o congestionamento das vias. As retenções duraram o dia inteiro e foram agravadas pela chuva que começou por volta das 15h.

Conforme a Settra, as maiores retenções foram no Pórtico Norte da UFJF e na descida da Estrada Engenheiro Gentil Forn. No entanto, motoristas relataram lentidão também na avenida Itamar Franco. Outros pontos de reclamação foram os trevos que levam para o Cascatinha, Teixeiras e Estrela Sul, que ficaram ainda mais engarrafados com a intensificação no número de automóveis na região.

Alguns pais que levaram seus filhos para fazer o Pism no campus disseram que a instituição precisa melhorar a logística, principalmente em relação aos locais de provas. Uma das alternativas sugeridas é de que os alunos deveriam realizar o exame em unidades próximas as suas residências, o que ajudaria a evitar os congestionamentos. Conforme a Diretoria de Imagem Institucional da universidade, “a distribuição dos alunos é realizada virtualmente por um programa que seleciona os locais de prova aleatoriamente, considerando o número de inscritos em cada módulo”. A instituição ainda explica que, nesta edição, algumas escolas não puderam ser utilizadas devido á reposição das aulas e outras três em decorrência das ocupações do movimento secundarista, o que ocasionou um aumento do número de candidatos na UFJF.

Outra opção sugerida pelos pais seria a realização das provas no sábado e no domingo, não sendo necessária assim a aplicação do exame em um dia que já há grande circulação de pessoas na cidade. A UFJF explicou que as datas das provas foram definidas pela gestão anterior. “A atual administração pretende dialogar com a comunidade escolar sobre dias e horários de provas, logística e aspectos pedagógicos”.

——

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 12/12/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/pism-registra-percentual-menor-de-ausentes/

Pism registra percentual menor de ausentes

O Pism 2017 registrou 7,81% de ausentes nos dois dias de prova, percentual menor que o da última edição, quando 12,74% dos candidatos faltaram ao exame. O módulo com maior número de ausentes foi o primeiro, com 9,08% de candidatos faltosos, correspondendo a 1 211 do total de 13 334 inscritos. Já em GV, a UFJF registrou um total de 248 ausentes.

No campus da UFJF, houve 134 pedidos de atendimento especial, sendo 128 desses realizados no prédio da Faculdade de Educação, enquanto outros quatro foram acolhidos em prédios com salas comuns, com atendimento específico. Já o campus de GV registrou sete atendimentos especiais.

Após percorrer 316 Km durante mais de cinco horas de viagem, as amigas Sabrina Reis, 17 anos, e Paula Nicesio, 16, fizeram as provas do Módulo II e acreditam que valeu a pena percorrer toda a distância. “É uma oportunidade a mais”, conta Sabrina. De Além Paraíba, Isiane Rodrigues até chorou quando viu a filha, Marya Laura Rodrigues, entrando na sala para realizar o Pism II. “Foi tanta luta, e vê ela agora crescendo e se preparando para entrar na universidade me emocionou”.

As amigas Nathália Oliveira, 17, e Nayara de Souza, 17, acharam a prova difícil e estavam preocupadas. “Infelizmente, as escolas públicas não dão o ensino que a gente precisa. A gente acaba estudando mais por videoaulas, mas não é a mesma coisa”, desabafa Nathália. Ambas fizeram as provas do módulo II.

Explosão em laboratório no ICE

O incêndio ocorrido no ICE, na madrugada de ontem, não afetou a realização das provas do Pism no instituto. Conforme a universidade, o incidente ocorreu devido a uma pequena explosão no Laboratório de Espectroscopia e Estrutura Molecular, do Departamento de Química, que pode ter sido causada por problemas elétricos numa geladeira que armazenava produtos reagentes. Essas substâncias, ao ficarem sem refrigeração, provocaram a explosão, seguida de combustão. Em função do deslocamento de ar, houve quebra de alguns materiais e das vidraças. Não houve vítimas.

——

Veículo: Diário Regional

Editoria: Cidade

Data: 12/12/2016

Link: http://diarioregionaljf.com.br/cidade/11319-incendio-em-laboratorio-de-quimica-no-ice-nao-altera-provas-do-pism

Incêndio no laboratório de Química no ICE não altera provas do Pism

Um incêndio, seguido de uma pequena explosão, no Laboratório de Espectroscopia e Estrutura Molecular (Neem), do Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas (ICE) não vai prejudicar em nada os candidatos que fazem provas do Pism no instituto. O fato ocorreu durante a madrugada, às 2h35. O vigilante Júpiter Nunes Nogueira, de plantão no local, acionou os bombeiros que, às 3h16, chegaram e controlaram o incêndio. A área foi totalmente isolada e a localização do laboratório não afeta o acesso de qualquer candidato aos seus locais de prova.

Pela manhã, os Bombeiros retornaram para vistoriar o local e constataram que não há risco estrutural no prédio. Também não há risco tóxico. Toda a área foi isolada pela equipe de Vigilância da UFJF, com orientação da Polícia Federal e dos Bombeiros. No laboratório ainda há outras duas geladeiras que não foram afetadas pois armazenam somente produtos de reação e materiais biológicos, como algas e líquens, não trazendo portanto nenhum risco. O local está liberado para limpeza.

Desde cedo toda a equipe de gestão da UFJF se mobilizou no local, acompanhando os fatos: Pró-reitoria de Infraestrutura, Pró-reitoria de Graduação, Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa e Imagem Institucional, além do diretor do ICE, professor Wilhelm Passarella Freire.

——

Veículo: Diário Regional

Editoria: Cidade

Data: 12/12/2016

Link: http://diarioregionaljf.com.br/cidade/11336-estudantes-desocupam-reitoria-da-ufjf

Estudantes desocupam Reitoria da UFJF

Após 47 dias de ocupação, os estudantes da UFJF se organizam nesta segunda-feira para deixarem as instalações da Reitoria. De acordo com os integrantes do movimento, os alunos estão empenhados na limpeza do local, que deve ser completamente liberado ainda nesta segunda-feira, 12. Os estudantes aprovaram a desocupação em assembleia realizada nesse domingo, 11.

Depois de o prédio ser desocupado, os estudantes se comprometem a vistoriar o prédio e aguardam que a administração também realize alguns procedimentos de praxe.

A UFJF informou, por meio da Diretoria de Imagem Institucional, que sempre respeitou o movimento e o direito dos estudantes de protestarem, reconhecendo a legitimidade da Ocupação.

Os alunos se mobilizaram contra o pacote de medidas aprovado pelo Governo Federal que impactam a educação. Eles protestam, principalmente, pela não aprovação da Proposta de Emenda Constitucional 55 (PEC do Teto), que será votada em segundo turno nesta terça-feira, 13, e também contra a Medida Provisória 746, que propõe reformas no Ensino Médio. A ocupação da Reitoria da UFJF fez parte de uma conjuntura nacional de ocupações em outras universidades, que tinham a intenção de pressionar o governo neste sentido.

Durante o período em que durou o movimento, foram realizadas atividades de contextualização política. Os estudantes também participaram, junto aos movimentos secundaristas e grevistas dos servidores técnico-administrativos em educação e dos docentes, de atos unificados e foram até Brasília, onde participaram de uma manifestação que reuniu representantes de Universidades e Escolas de todo o Brasil, pela não aprovação das medidas.

Nesta terça-feira, 13, um grupo de estudantes participa de um ato em Belo Horizonte, onde devem acompanhar a votação da PEC do Teto.

——

Veículo: Diário Regional

Editoria: Cidade

Data: 12/12/2016

Link: http://diarioregionaljf.com.br/cidade/11360-ufjf-finaliza-aplicacao-de-provas-dos-tres-modulos-do-pism

UFJF finaliza aplicação de provas dos três módulos do Pism

A maior edição do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da Universidade Federal de Juiz de Fora terminou com as provas de objetivas e discursivas de Literaturas, biologia, Física e História para alunos dos módulos I e II e objetivas das matérias Física, Geografia, História e Química, para os candidatos do módulo III, assim como as questões discursivas da área de curso escolhidas pelos estudantes, na tarde dessa segunda-feira, 12.

Ao todo, mais de 26 mil estudantes fizeram a inscrição na seleção seriada. Os 4.703 candidatos do módulo três disputarão às 1.490 vagas, sendo que o resultado preliminar será divulgado pela UFJF no dia 24 de janeiro, às 15h. Já os participantes dos módulos I e II podem verificar as notas no dia 16 de março. Os gabaritos das provas objetivas estão disponíveis no site da instituição desde a segunda-feira, 19.

Não houve, conforme a Diretoria de Imagem Institucional da UFJF, nenhuma ocorrência de grande vulto durante as aplicações das provas. “O que verificamos foram problemas habituais de quem chegou na última hora, e uma retenção de veículos na Avenida Itamar Franco, por conta de um reparo feito pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), que não foi prevista nem pela Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), nem por nós”, ressaltou o diretor de Imagem Institucional, Márcio Guerra.

Ainda de acordo com ele, ao todo, 1.902 candidatos inscritos faltaram nos dois dias. Segundo a Comissão Permanente de Seleção (Copese), o percentual de faltosos fechou em 7,81%, menor do que foi levantado na edição anterior, com 12,74% de candidatos faltosos. O módulo I foi o que concentrou o maior número de faltas. Com 9,08% do total de 13.334 inscritos ausentes na prova.

Os registros de recursos relacionados à formulação de questões e aos gabaritos das provas devem ser feitos nessa terça-feira, 13. Os interessados devem encaminhar os pedidos pessoalmente na Central de Atendimento, localizada no prédio da Reitoria, no campus, ou pelo email: vestibular@ufjf.edu.br de acordo com o que é indicado no edital.

EXPLOSÃO

Na madrugada dessa segunda-feira, 12, por volta das 2h30, foi registrado um incêndio causado por uma pequena explosão no Laboratório de
Espectroscopia e Estrutura Molecular (Neem), do Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas (ICE). De acordo com Guerra, o local foi vistoriado e periciado pela Polícia Federal (PF) e as primeiras informações, segundo ele, indicam que havia uma substância guardada em uma geladeira, que entrou em combustão após uma queda de energia, causada pela chuva forte.

“Não há, segundo os peritos nenhum dano estrutural. O acidente não impediu a aplicação das provas, embora esteja próximo de algumas salas”, pontuou o diretor. No laboratório, de acordo com a UFJF, ainda há outras duas geladeiras que não foram afetadas, pois armazenam somente produtos de reação e materiais biológicos, como algas e líquens, não trazendo portanto nenhum risco.

——

Veículo: Diário Regional

Editoria: Política

Data: 12/12/2016

Link: http://diarioregionaljf.com.br/politica/11365-entidades-educacionais-manifestam-se-contra-a-pec-55

Entidades educacionais manifestam contra a PEC 55

O comando de greve da Associação de Docentes de Ensino Superior de Juiz de Fora (Apes) e do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino de Juiz de Fora (Sintufejuf), em parceira com o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), vão realizar nessa terça-feira, 13, um ato público de repúdio à Medida Provisória (MP) 746, à Reforma do Ensino Médio, e à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 55, que limita os gastos públicos em 20 anos. O grupo se reunirá na Praça da Estação, região Central, a partir das 16h.

“Esperamos que seja um ato significativo e para mostrar para a população que vamos continuar a luta. Será um mecanismo de diálogo com a sociedade”, disse o diretor e membro do comando local de greve da Apes, Rubens Luiz Rodrigues. De acordo com Rodrigues, o ato na cidade faz parte de uma manifestação nacional que vem acompanhando a votação da PEC. “Na primeira votação, tínhamos 50 mil manifestantes em Brasília e eles foram duramente reprimidos pela ação policial”, ressaltou. Haverá manifestações nas capitais brasileiras e nas grandes cidades.

A ação acontece no mesmo dia em que os senadores se reúnem pela segunda votação da PEC 55. Segundo o membro do comando local de greve do Sintufejuf, Flávio Sereno, a rapidez da votação da proposta, com pouco debate, mostra as reais intenções do governo. “Estamos denunciando as falsas premissas que o governo tem usado para propor o teto de gastos. Na verdade, teto apenas para os gastos públicos sociais. A proposta não interfere na maior despesa que o governo tem atualmente: financeira”, frisou.

Nesse domingo, 11, e segunda-feira, 12, as três entidades distribuíram panfletos aos estudantes que fizeram as provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (PISM). “Eles precisam saber as conseqüências da aprovação da PEC para universidade. O país não vai cumprir o Plano Nacional de Educação (PNE) e o processo de expansão das universidades não vai se consolidar, pois não terá dinheiro”, esclareceu Flávio.

A população precisa entender que a luta contra a PEC não é corporativista, disse o coordenador geral do DCE, Arthur Avelar. “Vai além dos estudantes, professores e técnico-administrativos. Não vai afetar as classes individualmente, mas sim a educação como um todo, o país como um todo”, falou. Por isso, disse Avelar, a discussão tem que ir além dos muros da universidade. “Precisamos pensar no país que queremos para os próximos 20 anos, e provavelmente, não é esse que está sendo apresentado”.

Avelar ressaltou o impacto do orçamento nas universidades como uma preocupação do movimento estudantil. “O que significa que teremos menos bolsa de pesquisa e extensão, menos vagas e aqueles alunos que ingressaram terão dificuldades de permanência”, falou. Sereno acrescentou os impactos no orçamento municipal. “Vai diminuir, por exemplo, o financiamento da saúde que é feito através de recursos federais e o fundo de participação dos municípios. Não estão congelando um bom orçamento, estão pegando um orçamento ruim e congelando por 20 anos”, disse.