Veículo: Diário Regional

Editoria: Cidade

Data: 25/11/2016

Link: http://diarioregionaljf.com.br/cidade/10631-jovens-tem-bicicletas-roubada-na-ufjf

Jovens têm bicicletas roubadas na UFJF

Dois jovens, um de 15 anos e outro de 19 anos transitavam pelo campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e acessaram uma trilha que dá acesso ao bairro Dom Bosco, zona Sul, próximo à Unidade do Corpo de Bombeiros, quando foram abordados por três pessoas.

De acordo com as vítimas, um deles simulava estar armado. O trio exigiu a entrega das bicicletas, e fugiram em direção a Avenida Presidente Itamar Franco. A Polícia Militar (PM) realizou rastreamento, mas não conseguiu localizar os infratores.

——

Veículo: Diário Regional

Editoria: Cidade

Data: 25/11/2016

Link: http://diarioregionaljf.com.br/cidade/10634-alunos-da-ufjf-realizam-passeata-contra-as-reformas-estudantis

Alunos da UFJF realizam passeata contra as reformas estudantis

Estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora estão realizando uma passeata na manhã desta sexta-feira, 25, pelas ruas da cidade em protesto contra a reforma do Ensino Médio e a PEC 55. O ato teve início no campus universitário e seguiu até o Parque Halfeld onde haverá um protesto unificado. Participam também da ação o Sintsprev-mg, os estudantes do Colégio de Aplicação João XXII, a Apes e o Sind-UTE. Também nesta sexta, tem início a greve por tempo indeterminado dos professores da UFJF e do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste).

——

Veículo: Diário Regional

Editoria: Cidade

Data: 25/11/2016

Link: http://diarioregionaljf.com.br/cidade/10646-empresa-realiza-palestra-online-gratuita-sobre-o-uso-do-esocial

Empresa realiza palestra online gratuita sobre o uso do eSocial

A Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) firmou parceria com a Alterdata Software para a realização de uma palestra online gratuita que promete tirar as dúvidas sobre o uso do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) na próxima terça-feira, 29, a partir das 14h.

O eSocial tem o objetivo de unificar, integrar e padronizar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus funcionários. De acordo com o palestrante José Luiz Fondacaro o público alvo é formado, principalmente, por empresas de contabilidade e profissionais de Departamento Pessoal e Recursos Humanos. “Ainda assim, o assunto é do interesse de todos os trabalhadores, porque o sistema beneficia a todos. O eSocial diminui a burocracia das empresas e gera uma fiscalização maior por parte do Governo, o que representa uma vantagem para os colaboradores”, ressalta. “A palestra visa apresentar o sistema de uma maneira simples, com a ajuda de figuras e slides. Pretendemos facilitar o entendimento do eSocial para que os futuros profissionais de contabilidade estejam prontos para usá-lo no mercado de trabalho, quando o sistema se tornar um item obrigatório”.

A palestra será interativa, de modo que as pessoas que estiverem assistindo possam enviar perguntas. “Haverá um moderador no estúdio, que irá receber as questões enviadas pelo chat e repassá-las aos palestrantes, para que possamos responder”, conclui Fondacaro.

Os interessados em assistir à transmissão “Como se preparar para o eSocial?” podem se inscrever no site da Alterdata Software, por meio do link http://allianceadm.alterdata.com.br/palestras.asp.

——-

Veículo: Diário Regional

Editoria: Cidade

Data: 25/11/2016

Link: http://diarioregionaljf.com.br/cidade/10670-domingo-no-campus-traz-festival-de-pipas-e-batalha-de-break

Domingo no Campus traz festival de pipas e batalha de break

Em sua quarta edição em 2016, o Domingo no Campus, no próximo dia 27, terá batalhas de break, festival de pipa, ginástica, DJ, jogos e outras brincadeiras. As atividades ocorrem das 8h às 12h, na Praça Cívica da UFJF, com entrada gratuita e para todos os públicos.
O projeto de hip hop Hiphoplogia dará continuidade ao trabalho de dois grupos de grafite de Juiz de Fora, o Setor 276 e o UGC, que produzirão dois painéis para a exposição de suas artes. Ainda haverá batalha de break, com 16 Bboys, que se enfrentarão em critério de mata-mata. Novos interessados em participar da batalha também podem se inscrever na hora do evento. Há premiação para os dois primeiros colocados.

A cantora e compositora Tânia Bicalho pretende animar os participantes com paródias sobre alimentação e boas práticas alimentares. Nutricionista, Tânia lançou o CD “MPN – Música Popular Nutritiva” em 2011.
Esta edição contará com a presença dos ex-alunos da Faculdade de Educação Física que desenvolverão jogos recreativos, esportes, ginástica, dança, atividades circenses e brincadeiras de rua.

Com foco em idosos, instrutores darão aula de ginástica e alongamento, de 30 a 40 minutos. Já para as crianças, foi idealizado um festival de pipas, com distribuição de pipas e linha para crianças de até 12 anos. Profissionais ainda ensinarão como fabricar e soltar pipas. Todas as atividades ocorrerão ao som do DJ Kureb.
“Espero que seja um domingo com tempo bom e que as pessoas compareçam para prestigiar todas as oficinas elaboradas com cuidado e carinho, pensando na comunidade”, afirma o diretor de Imagem Institucional da UFJF, Márcio Guerra.

Interação com comunidades

O Domingo no Campus integra o Programa Boa Vizinhança, da Pró-reitoria de Extensão, com o objetivo de fortalecer a UFJF como um lugar de todos, integrando a população dos bairros do entorno por meio de atividades para todas as idades e gostos.
“A proposta do Domingo no Campus é resgatar esse espaço de lazer, que é a Praça Cívica, trazendo a comunidade do entorno para a convivência, através de atividades voltadas para essa população, que até então, tinha a carência deste espaço, já que, durante muitos anos, as atividades realizadas no espaço não atingiam todos os tipos de públicos”, ressalta a coordenadora de Eventos e Cerimonial da Imagem Institucional da UFJF, Ana Paula Dutra.

——

Veículo: G1

Editoria: Notícias

Data: 25/11/2016

Link: http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2016/11/grupos-manifestam-contra-medidas-do-governo-federal-em-juiz-de-fora.html

Grupos manifestam contra medidas do governo federal em JF

Alunos, professores e técnico-administrativos da Universidade Federal de Juiz de Fora(UFJF) manifestam na manhã desta sexta-feira (25) contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, que estabelece um limite para aumento dos gastos públicos pelos próximos 20 anos.

A Polícia Militar (PM) acompanha os manifestantes e calculou cerca de 40 pessoas. Para a organização, o número gira em torno de 800.

Eles se concentraram na universidade e seguiram pela Avenida Presidente Itamar Franco, no sentido Centro, até o Parque Halfeld.

De acordo com a assessoria da Associação de Docentes de Ensino Superior (Apes), o grupo está na escadaria da Câmara Municipal, em conjunto com integrantes de outros movimentos em greve paraum ato conjunto contra diversas medidas do governo federal.

A Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) informou que a manifestação não está atrapalhando o trânsito na via. Explicou que, durante o trajeto, os veículos estavam andando devagar, mas conseguindo passar pelo grupo.

——

Veículo: G1

Editoria: Notícias

Data: 25/11/2016

Link: http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2016/11/contra-pec-55-professores-da-ufjf-e-do-if-sudeste-aderem-greve.html

Contra PEC 55, professores da UFJF e do IF Sudeste aderem á greve

Os professores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste) entraram em greve nesta sexta-feira (25) por tempo indeterminado. Eles decidiram pelo movimento na última segunda-feira (21) quando aprovaram a paralização por 161 votos a 147. Foram registradas nove abstenções.

G1 entrou em contato com a UFJF e aguarda retorno. A reportagem também entrou em contato com a direção do IF Sudeste, mas as ligações não foram atendidas até a publicação desta reportagem.

Os docentes são contrários à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, que estabelece um limite para o aumento dos gastos públicos pelos próximos 20 anos e, para divulgar o tema, realizaram uma série de atividades durante toda a semana. Na instituição, alunos ocupam a Reitoria desde o dia 26 de outubro. Eles também são contrários à PEC e às medidas que podem interferir no ensino médio.

UFSJ
Na Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), os professores aderiram à greve no dia 16 de novembro, nos campi da cidade histórica e de Divinópolis. Lá, os funcionários técnico-administrativos também estão parados e a Reitoria está ocupada por estudantes desde o dia 8 de novembro.

——

Veículo: G1

Editoria: Notícias

Data: 25/11/2016

Link: http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2016/11/plataforma-de-negocios-e-inovacao-e-inaugurada-na-zona-da-mata.html

Plataforma de Negócios e Inovação é inaugurada na Zona da Mata

Já está em funcionamento a “Plataforma de Negócios e Inovação”, do Grupo de Trabalho, Desenvolvimento e Inovação na Mata Mineira (GDI-Mata). O objetivo é favorecer a troca de informações dos parceiros envolvidos e impulsionar os negócios regionais e o desenvolvimento da Zona da Mata. 

A gerente do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia da Universidade Federal de Juz de Fora (CRITT/UFJF), Débora Marques, apresentou as ferramentas da plataforma, que pode ser acessada através do link. “O principal objetivo do GDI é elevar a competitividade da Mata Mineira, a partir da aproximação do setor produtivo com os centros de geração de conhecimento, tecnologia e inovação, ou seja, propor estratégias para que esse desenvolvimento seja real”, disse Débora.

Para melhorar a estrutura do GDI, grupos temáticos foram criados para abranger todos os setores envolvidos nesta plataforma, como indústria, construção civil, energia, metal mecânica, alimentos e bebidas; turismo, através da gastronomia, do ecoturismo, do rural e do artístico-cultural; setor rural, com agroindústria, pecuária e agricultura; serviços, como comunicação, atividades imobiliárias e financeiras e logística; comércio, com o varejo e atacado; e tendências, nas economias criativa e solidária, sustentabilidade e tecnologia da informação, entre outras.

—–

Veículo: G1

Editoria: Notícias

Data: 25/11/2016

Link: http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2016/11/confira-os-destaques-culturais-da-zona-da-mata-e-campos-das-vertentes.html

Confira os destaques culturais da Zona da Mata

G1 reuniu para este fim de semana as principais atrações culturais que acontecerão em Juiz de Fora, São João del Rei, Viçosa e Mar de Espanha . Na programação há feiras culturais, teatro, exposição e exibições de filmes.

Juiz de Fora
Antecedendo o Festival Primeiro Plano, será exibido uma sessão do ‘Cinema na Praça’ na Praça CEU nesta sexta-feira (25) a partir das 19h. O longa-metragem ‘O que queremos para o mundo’ é um projeto educativo mineiro, com objetivo de sensibilizar as crianças e jovens em busca de um mundo melhor. A sessão é gratuita.

Já após o fim de semana, nesta segunda-feira (28), o evento começa a exibir os 57 filmes selecionados.  Confira a programação completa.

Feiras Culturais
Finalizando a Semana da Consciência Negra, neste sábado (26) a partir das 14h, terá a feira ‘Mercado das Pretas’, na Praça CEU, com venda de produtos artesanais no segmento de roupa, acessórios e gastronomia. No mesmo local,  terá  a exposição ‘Retrato da Resistência – Batuque Afro-Brasileiro de Nelson Silva’.

As 14h30, jovens do Bairro Vila Olavo Costa apresentam street dancing na praça. As 15h o projeto Redescobrir  realiza uma apresentação musical com homenagem ao personagem folclórico de Alfenas (MG), João Gostoso. A partir das 16h terá uma oficina de bonecas Abayomi. As inscrições ocorrem a partir das 14h.

Das 17h às 19h, a juventude negra desfila na praça. Para fechar a programação o show fica por conta de Flavinho da Juventude e Bacharéis do Samba.

A sexta edição do ‘Som Aberto’ também acontece neste sábado, na Praça Cívica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento começa às 14h e segue até as 21h, e reúne música, dança, moda, literatura, artes plásticas, gastronomia, apresentações de escolas e lazer para a população.

Exposições
Na Galeria de Arte do Fórum da Cultura está em cartaz a exposição ‘Solstício’ de José Luiz Ribeiro. Inspirado em Antígone, de Sófocles, o professor, dramaturgo e artista plástico reúne sete obras que tem como mote o sol e suas fases. A exposição fica no local até dia 4 dezembro de segunda a domingo, das 14h às 20h.

Espetáculo Teatro
Termina neste domingo (27), as apresentações da peça ‘Sete Palmos’, no Fórum da Cultura no Centro de Juiz de Fora. O espetáculo confronta o telespectador com casos que demonstram a fragilidade humana diante de dilemas morais semelhantes à vida real. A peça inicia às 20h30. Os ingressos estão à venda na portaria do local, por R$20 a inteira e R$10 a meia. Reservas podem ser feitas pelo telefone (32) 3215-3850.

——

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 25/11/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/ciclistas-tem-bicicletas-roubadas-no-campus-da-ufjf/

Ciclistas têm bicicletas roubadas no campus da UFJF

Dois jovens, de 15 e 19 anos, foram rendidos por bandidos supostamente armados e tiveram suas bicicletas roubadas, na tarde desta quarta (24), quando passavam pelo campus da UFJF, próximo a uma trilha que faz ligação com o bairro Dom Bosco. De acordo com informações da PM, eles relataram que estavam subindo o trecho, empurrando os veículos, e perto do posto avançado de Corpo de Bombeiros, perceberam que estavam sendo seguidos por três suspeitos.

Logo depois, um deles se aproximou exigindo as bicicletas e afirmou que estava armado. Como um dos ladrões simulou estar portando arma de fogo, as vítimas entregaram. Os ladrões fugiram descendo a Avenida Itamar Franco. A PM foi acionada e fez rastreamento na região, mas não encontrou os suspeitos.

Matéria publicada em setembro mostrou que roubos na UFJF estão ocorrendo com frequência. Mais de 20 casos foram registrados apenas este ano. Os crimes não têm hora, nem local exato para acontecer, embora muito dos casos ocorram próximo do pórtico Sul, exatamente perto da trilha de ligação com o bairro Dom Bosco.

A UFJF já afirmou que desde o início da atual gestão, em abril, tem tratado o tema da segurança como uma preocupação constante. Houve um aumento no número de vigilantes, renovação da iluminação, limpeza da trilha, e instalação de totens hands free que estabelecem contato direto com a Central de Monitoramento em casos de emergência.

Roubo de celular

Na noite de quinta, uma jovem de 20 anos foi assaltada na Avenida Itamar Franco, próximo ao pórtico Sul. Ela compareceu a 99ª Companhia da PM, no São Pedro, e disse ter sido rendida por dois criminosos. A dupla simulou estar armada e exigiu que a vitima entregasse o celular. A mulher acrescentou que ficou muito nervosa, e teve o aparelho  arrancado de suas mãos. Apesar das buscas, ninguém foi preso.

—–

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 25/11/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/professores-entram-em-greve-contra-pec-do-teto/

Professores entram em greve contra PEC do Teto

Professores da UFJF e IF Sudeste entraram em greve nesta sexta (25) contra a PEC 55, que estabelece o teto para os gastos do Governo Federal, e contra a MP 746, que propõe a reforma do ensino médio. A mobilização teve inicio pela manhã com um ato unificado de professores e estudantes, com passeatas pelas ruas de JF. À tarde, o comando de greve geral foi instalado pela Apes-JF. De acordo com o sindicato nacional d categoria, são 39 instituições paralisadas em todo o país. Com o movimento, as aulas deverão ser paralisadas, com impacto nas atividades de pesquisa e extensão.

A aprovação da greve ocorreu na última segunda (21), quando os docentes votaram em assembleia. O presidente da Apes, Rubens Luiz Rodrigues, afirma que a mobilização deve ganhar força, embora ainda não há um levantamento quantitativo de professores paralisados. “Vamos traçar diretrizes de convencimento para aqueles que ainda não paralisaram. A greve se situa em um quadro de contraposição nacional às medidas que o governo está tomando. Isso limita investimentos, prejudica o atendimento de qualidade na educação e saúde por 20, e é um desmonte do ensino médio”.

Em nota, a UFJF afirma respeitar os movimentos dos professores e dos alunos contra a PEC. Em relação a suspensão do calendário acadêmico, afirma que o movimento está começando, e de acordo com o andamento, será discutido nos fóruns próprios. Sobre a paralisação de coordenações e direções de cursos, a universidade afirma que continuarão seguindo o funcionamento normalmente. Diante da mobilização  e da ocupação da Reitoria pelos alunos, e da greve dos TAEs, desde outubro, a UFJF afirma que o funcionamento administrativo está organizado para atender ás necessidades apresentadas.

—-

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 26/11/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/concurso-de-pontes-de-papel-reune-mais-de-70-estudantes-em-jf/

Concurso de pontes de papel reúne mais de 70 estudantes em JF

O desafio imposto a estudantes do 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas era construir pontes resistentes de papel. No total, 72 estudantes das escolas municipais Cosette de Alencar e Tancredo Neves, além do Colégio João XXIII, aceitaram a tarefa. A disputa, emocionante, aconteceu na manhã deste sábado (26) na Faculdade de Engenharia da UFJF.

Segundo o tutor do Programa de Educação Tutorial (PET), Marcone Fonseca de Moraes, a iniciativa visa solidificar o conhecimento, promover a interação com a comunidade acadêmica e abrir as portas da UFJF para os estudantes. O projeto é realizado em parceria com a ArcelorMittal.

—–

Veículo: G1

Editoria: Notícias

Data: 26/11/2016

Link: http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2016/11/domingo-no-campus-da-ufjf-traz-danca-e-brincadeiras-populacao.html

Domingo no Campus da UFJF traz dança e brincadeiras à população

A quarta edição do “Domingo no Campus” será realizado neste domingo (27) na Praça Cívica da Universidade Federal de Juiz de Fora(UFJF).  No evento terá batalhas de break, festival de pipa, ginástica, DJ, jogos e outras brincadeiras. As atividades ocorrem das 8h às 12h, com entrada gratuita.

Esta edição conta com a presença dos ex-alunos da Faculdade de Educação Física que farão jogos recreativos, esportes, ginástica, dança, atividades circenses e brincadeiras de rua para todo o público.

Com foco em idosos, instrutores darão aula de ginástica e alongamento, de 30 a 40 minutos. Já para as crianças, foi idealizado um festival de pipas, com distribuição do material para crianças de até 12 anos. Profissionais ainda vão ensinar como fabricar e soltar pipas.

A cantora e compositora Tânia Bicalho pretende animar os participantes com paródias sobre alimentação e boas práticas alimentares. Ainda no evento, haverá batalha de break, com 16 Bboys, que se vão se enfrentar em critério de mata-mata. Novos interessados em participar da batalha também podem se inscrever na hora do evento. Há premiação para os dois primeiros colocados.

Interação com comunidades
O evento visa trazer a população das comunidades externas ao campus, aproximando a sociedade da instituição. “A proposta é resgatar esse espaço de lazer, que é a Praça Cívica, trazendo a comunidade do entorno para a convivência, através de atividades voltadas para essa população, que até então, tinha a carência deste espaço”, ressaltou a coordenadora de Eventos e Cerimonial da Imagem Institucional da UFJF, Ana Paula Dutra.

—–

Veículo: O Tempo

Editoria: Esportes

Data: 26/11/2016

Link: http://www.otempo.com.br/superfc/jf-v%C3%B4lei-passa-aperto-mas-supera-o-canoas-no-tie-break-pela-superliga-1.1404450

JF Vôlei passa aperto, mas supera o Canoas no tie break pela Superliga

Após vencer as três últimas partidas seguidas, o JF Vôlei voltou ao ginásio da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), neste sábado, para buscar a quarta vitória na Superliga Masculina de vôlei. O time da Zona da Mata saiu com o triunfo após muito suor, no tie-break, em partida contra o Canoas Vôlei. O jogo ficou 3 sets a 2, parciais de 25/20, 23/25,17/25, 27/25 e 15/12. 

Ocupando a sexta posição na tabela de classificação e com oito pontos ganhos na competição, os mineiros brigaram para continuar na zona que garante vaga nos playoffs. Os visitantes, por sua vez, com apenas dois pontos e na 10ª colocação, tentaram melhorar o desempenho no campeonato, o que não foi possível.

O jogo. A partida começou promissora para os anfitriões, que venceram o primeiro set com a parcial de 25/20. Com o apoio da torcida, os mineiros se mostraram superior no início da partida e ficaram sempre à frente do placar na primeira etapa.

Já no segundo set, o time de Juiz de Fora recuou diante da pressão do adversário, que manteve sempre dois pontos de vantagem na parcial e venceu por 25/23. A terceira etapa foi a que marcou a pior atuação dos mineiros, que pareciam abrir caminho para a equipe de Canoas conseguir quebrar o ciclo ininterrupto de derrotas em que está inserido desde o início da temporada 2016/17. Melhor em todos os fundamentos, o time gaúcho fechou o set em 25/17, virando o jogo.

Os gaúchos voltaram para o quarto set determinados a levar a partida, mas os mineiros reagiram na parcial com o incentivo dos torcedores que compareceram ao ginásio nesta noite. Impulsionado, o time mineiro conseguiu o empate, finalizando o set em 27/25.

A partida continuou equilibrada no tie-break e foi definida nos detalhes. Melhor para os donos da casa, que fecharam a parcial em 15/12 e conquistaram a quarta vitória consecutiva.

No dia 3 de dezembro, o JF Vôlei vai encontrar o Minas Tênis Clube, na Arena Minas, em Belo Horizonte. No mesmo dia, o Canoas Vôlei vai enfrentar o Caramuru Vôlei Castro, em Canoas.