A primeira experiência a distância da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em parceria com a Universidade Eduardo Mondlane (UEM), em Moçambique, foi considerada um sucesso. Nesta sexta, 25, foi realizada a Colação de Grau da primeira turma a concluir seus estudos e receber a dupla certificação em Administração Pública. Estiveram presentes na cerimônia a Coordenadora do Centro de Educação a Distância (Cead), Eliane Borges, e o professor Cassiano Amorim, representando a Pró-reitora de Graduação.
A turma foi iniciada com 90 alunos, dos quais 76 permaneceram até o final, e 71 concluíram a graduação. Segundo o coordenador do curso, Marcos Tanure, “esses dados demonstram um número pequeno na evasão desses alunos e deixam clara a importância dessa parceria em um país onde a oferta de vagas no ensino superior ainda é insuficiente”. O coordenador ainda ressaltou a importância da experiência, como o primeiro curso internacional da UFJF, contribuindo para o desenvolvimento e para a evolução da educação a distância na Universidade. Para Tanure, a dupla certificação é um ponto diferencial, pois o diploma emitido pela UEM é chancelado no Brasil pela UFJF, tendo validade nos dois países, concedendo, assim, a chance aos alunos de exercer sua profissão onde houver oportunidade.
Para o coordenador pedagógico, Flávio Galone, a parceria atingiu o seu principal objetivo: a troca de conhecimento e de tecnologia entre os dois países. Além de ressaltar a importância do envolvimento do coordenador Marcos Tanure, Galone destacou a relevância do compromisso do corpo docente na realização do curso. “Houve uma entrega muito grande de todos os professores e tutores, que deram o seu melhor e foram fundamentais para que essa experiência fosse bem sucedida”, avaliou.
Sobre o curso
O Projeto Pedagógico foi construído coletivamente entre as duas universidades, UFJF e UEM, a partir de várias missões internacionais. A configuração pedagógica foi baseada no Curso de Administração Pública a distância do Programa Nacional de Formação de Administradores Públicos (PNAP/UAB) e do Curso de Licenciatura em Administração Pública Presencial da UEM.
A denominação do curso apresenta nomenclaturas diferenciadas para cada país: no Brasil, Bacharelado em Administração Pública; em Moçambique, Licenciatura em Administração Pública. O sistema de avaliação também é diferenciado, tendo sido adaptado aos modelos moçambicanos. Enquanto na UFJF as notas foram dadas na escala de 100, no país africano foram estabelecidas com base em uma escala de 20 valores.
O curso foi ministrado por docentes da UFJF e da UEM. A grade curricular foi composta por 54 disciplinas, das quais 25 foram oferecidas pela UFJF, 21 pela UEM e oito consistiram em seminários por ambas Universidades. A produção de material didático para as disciplinas do curso foi de autoria de professores brasileiros e moçambicanos, com coordenação e supervisão da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFJF.
O curso teve carga horária de 3.000 horas/aula e duração aproximada de quatro anos e meio. O processo de ingresso foi por meio de exame de seleção (nomenclatura de Moçambique), que corresponde ao vestibular que temos no Brasil.
O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) utilizado foi o Moodle. O software foi instalado nos servidores da UEM, em Moçambique, e gerenciado pela Coordenação de Tecnologia do CEAD/UFJF.