A Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou na segunda-feira, 21, o resultado final do Edital 03/2016“Projetos de Extensão em Interface com a Pesquisa”. Ao todo foram contemplados 16 projetos, divididos igualmente entre o campus-base e Governador Valadares – cada um com duas bolsas remuneradas. A resolução está disponível no site da Proex.

“O objetivo do edital é estimular a elaboração de ações de extensão articuladas com a pesquisa, contribuindo  tanto para a produção de conhecimento a partir da relação com o  universo atendido pelos projetos, bem como possibilitando que os estudantes envolvidos desenvolvam uma postura investigativa e crítico-propositiva ao efetivarem o trabalho”, afirma a pró-reitora de Extensão da UFJF, Ana Lívia Coimbra.

O projeto “Atenção preventiva e educativa em dengue e identificação de fatores envolvidos na evolução da doença na terceira idade”, que será desenvolvido no campus avançado, visa implementar atividades educativas de combate e prevenção da dengue, além de promover um estudo sobre a relação entre a evolução da doença, a presença de doenças crônico-degenerativas e o uso de fármacos anti-hipertensivos, antidiabéticos, anti-hiperlipêmicos e anti-inflamatórios de uso crônico.

“À semelhança de vários locais do país, a região do vale do Rio Doce é endêmica para doenças negligenciadas como a dengue, além de possuir uma população frequentemente acometida por doenças crônico-degenerativas, como diabetes e hipertensão. O conhecimento sobre os efeitos do uso de fármacos utilizados para o tratamento dessas doenças na evolução da dengue é de fundamental importância na área da saúde humana e os impactos da aquisição desse conhecimento, especialmente para a terceira idade, são muito relevantes, uma vez que poderá orientar a prescrição médica e os cuidados em saúde no paciente portador de doença crônico-degenerativa de base durante uma infecção por dengue”, justifica o coordenador da iniciativa, Thiago Vinicius Avila. Ele informa, ainda, que o trabalho pretende atender cerca de duzentos idosos na região de GV.

Já a iniciativa “Modelo de gestão de riscos geotécnicos em cenários urbanos” volta suas atenções para o impacto direto das chuvas nos municípios da região de Juiz de Fora. Segundo o coordenador Jordan Henrique de Souza, trata-se de um problema presente em grande parte das cidades da Zona da Mata mineira, devido à topografia acidentada, característica da região. “Temos notícias em cada período de chuva, de vítimas de escorregamento de encostas nas cidades com topografia acidentada e a chuva desempenha papel desencadeador deste processo. A identificação das áreas de riscos é passo inicial para a gestão do risco”, argumenta.

Segundo Jordan, o trabalho visa alertar os gestores municipais e comunidades dos riscos oferecidos pelas chuvas especialmente no verão, período de maior incidência. “Nosso intuito não é apenas a ação unilateral de alunos e professores. A participação de lideranças comunitárias, de gestores municipais e da imprensa é de suma importância para o desenvolvimento do projeto. Todos são bem vindos com sugestões, dados e críticas”, finaliza.

Os projetos não selecionados pelo edital e que obtiveram a pontuação mínima de aprovação (70 pontos) terão sua execução registrada pela Proex, porém o número de discentes voluntários será limitado a quatro. Para a formalização do interesse na realização do projeto, será necessário que o coordenador informe à Proex, pelo e-mail extensao@ufjf.edu.br, o interesse na sua execução, bem como a quantidade de voluntários, que deverá obedecer ao limite determinado. O prazo para manifestação vai até esta sexta-feira, 25.

A Proex enviará as orientações referentes à documentação e ao prazo de entrega para a seleção de bolsistas e voluntários até o dia 25 (sexta). A vigência dos projetos – que possuem como áreas temáticas Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; e Trabalho – vai do dia 1º de janeiro ao dia 31 de dezembro de 2017.

“Todos os termos do edital foram debatidos por docentes, técnico-administrativos e estudantes, nos Fóruns de Extensão Universitária, nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares. Assim, foi garantida ampla participação que culminou com a definição de parâmetros que consideram a relação com projeto pedagógico do curso dos discentes a serem vinculados e o impacto social nos territórios onde as ações serão executadas”, finaliza a pró-reitora.

Outras informações: (32) 2102-3971 – Pró-reitoria de Extensão