Seminário GV Foto Juliana Nedina

Mesa-redonda durante terceiro dia do evento (Foto: Juliana Nedina)

Após uma série de debates e exposições de projetos científicos, o terceiro dia da Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade foi composto pela 1ª Mostra de Ações de Extensão e a premiação dos destaques em ambas as áreas. Foram premiados também os projetos melhor avaliados no 1º Seminário de Iniciação Científica da UFJF-GV. Para acessar as listas de premiados, clique nos links: 1 e 2 . 

Durante a manhã, dezenas de estudantes apresentaram as atividades de extensão realizadas em conjunto com docentes e profissionais da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV). O debate de sexta-feira, 18, com tema “Contribuições da Pesquisa na Formação de Acadêmicos no Ensino Superior”, foi mediado pelo pró-reitor adjunto de Pós-graduação e Pesquisa da UFJF, Luís Paulo da Silva Barra. A mesa-redonda contou, ainda, com a participação dos professores Hilton Manoel Dias Ribeiro e Fabíola Galbiatti de Carvalho Carlo.

Entre os pontos apresentados e discutidos pelos participantes junto à plateia estavam os benefícios da pesquisa para a jornada acadêmica e sua importância junto ao ensino e extensão no tripé da Universidade. Na ocasião, foram comentadas as necessidades e ações de investimento em melhorias na pesquisa acadêmica, a partir do incentivo dado pela Instituição aos estudantes e docentes envolvidos.

Ao final do evento, o coordenador acadêmico da UFJF-GV, professor Fabio Pieri, agradeceu o empenho de todos os segmentos da Instituição na organização das atividades. “Servidores de diversos setores, estudantes e professores se empenharam muito desde o começo. Foi trabalhoso, mas me sinto honrado com o resultado final”, declarou.

Para o pró-reitor adjunto, Luís Paulo Barra, “é um privilégio participar do primeiro de muitos eventos que, com certeza, serão realizados aqui em GV. Compartilhar políticas de ensino e debater com estudantes e professores nos agregou muito”. Ele finalizou cumprimentando a todos “que estão fazendo parte da trajetória da UFJF em Governador Valadares”.

Em sua fala final, a pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra reiterou os agradecimentos de Pieri e salientou a importância de cada profissional e discente na organização do evento. “Apesar de toda a precariedade, estamos nos superando cada dia mais, e tenho certeza que os problemas não se refletem na formação dos estudantes. Como professora, vejo uma formação de qualidade sendo construída”.

Ela comentou, também, a qualidade dos trabalhos expostos: “ao visitar os banners e ouvir as explicações dos estudantes, tive certeza da aplicabilidade e da relevância social das pesquisas e dos projetos de extensão. A premiação não diminui a importância os trabalhos que não forem destaque, é apenas uma norma usual”.