Veículo: Diário Regional

Editoria: Cidade

Data: 19/11/2016

Link: http://diarioregionaljf.com.br/cidade/10396-quarteto-e-detido-por-agredir-e-ameacar-jovem-durante-assalto-na-ufjf

Quarteto é detido por agredir e ameaçar jovem durante assalto na UFJF

Um jovem de 17 anos foi assaltado na noite dessa sexta-feira, 18, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ele relatou à Polícia Militar (PM) que estava no campus da universidade quando foi abordado por quatro indivíduos, que, após cercarem a vítima, passaram a ameaçá-lo. Ele contou que os indivíduos “apalparam” suas roupas para verificar se ele não escondia nada, mas não tiveram êxito. Um dos indivíduos, então, pegou uma pulseira que o jovem usava, e perguntou à vítima se ele “já havia tomado uma facada”, enquanto outro autor bateu na cabeça do jovem e mandou que ele fosse embora sem olhar para trás. A PM efetuou rastreamento na área e encontrou três autores perto da Faculdade de Comunicação, sendo dois adolescentes de 15 anos e um homem de 20. O outro suspeito, de 16 anos, tentou fugir, mas foi detido próximo ao Instituto de Ciências Humanas (ICH). Eles foram reconhecidos pela vítima e a pulseira roubada foi recuperada. Os quatro suspeitos foram detidos. 

——

Veículo: Diário Regional

Editoria: Cidade

Data: 21/11/2016

Link: http://diarioregionaljf.com.br/cidade/10410-documentario-de-estudantes-da-ufjf-e-exibido-em-festival-internacional

Documentário de estudantes da UFJF é exibido no exterior

O Documentário “Feminino“, dirigido e estrelado, respectivamente, pelos estudantes Carolina Queiroz e Nino de Barros, foi selecionado para oFringe! Queer Film & Arts Festival, e ficou em exibição até nesse domingo, 20, em Londres, na Inglaterra. Realizado para a disciplina de Cinema e Ciências Sociais, ministrada pelo professor Carlos Reyna do Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o filme retrata as manifestações artísticas de drag queens da cena noturna de Juiz de Fora durante a programação do Realce, coletivo gay e bloco carnavalesco, durante o pré-carnaval de 2015.

O documentário realiza uma imersão no processo criativo do artista Nino de Barros, criador da personagem Femmenino, figura ativa no meio artístico e cultural da cidade. “Não imaginava todo esse impacto. Fizemos o filme pensando em um contexto mais local e acabamos alcançando novos horizontes. Por mais que seja um documentário de drag queen do interior mineiro, ainda possui uma poética que toca outros lugares e vai além de um contexto regional”, conta o estudante Nino.

Fringe! é um festival de filmes e arte de cultura ‘queer’, que visa ao respeito à diversidade de gênero em toda amplitude do termo. O filme juizforano foi exibido na mostra “Corpo político” do evento, junto a mais seis curta-metragens internacionais.

O DOCUMENTÁRIO

Com 26 minutos de duração, o filme envolve o telespectador na questão de performances de gênero, aproximando-as para um cenário regional. Utilizando da temática queer, o curta discute a relação de identidade de gênero, questionando conceitos baseados no que é considerado masculino ou feminino, ao mesmo tempo em que aprofunda os questões sobre minorias sexuais.

A criação do documentário serve também como um espaço de discussão das temáticas de gênero e os problemas que circundam as mesmas. “Essas questões que implicam que você deixa de ser homem por fazer uma coisa feminina, ou que você deixa de ser mulher por fazer uma coisa masculina, se tornam muito problemáticas e fechadas. Acredito que a compreensão deve ser de forma mais orgânica e, por isso, é importante trazer à tona esse lugar de limite do gênero, já que eles se encontram, se chocam e se misturam, não fica tão separado”, conclui Carolina.

Para o professor do IAD, Carlos Reyna, ver trabalhos feitos em sua disciplina recebendo a oportunidade de se apresentar fora dos espaços acadêmicos é sinônimo de orgulho: “É muito importante ver que nosso trabalho, é feito na Universidade, está transcendendo os limites da academia, bem como os da cidade. Procuro dar continuidade do trabalho que já feito pelo Departamento de Cinema aqui na UFJF e que busca colocar o cinema como uma ferramenta de pesquisa, trazendo elementos que deconhecemos sobre o outro, seja através de narrativas, histórias de vidas ou manifestações culturais”.

EXIBIÇÕES EM JUIZ DE FORA

Passando por festivais em São Paulo e outras localidades nacionais e internacionais, o documentário estará em cartaz no Cine Palace durante o Festival Primeiro Plano, na Mostra Competitiva Regional, que ocorre entre os dias 28 de novembro e 3 de dezembro, em Juiz de Fora.

——

Veículo: Diário Regional

Editoria: Cidade

Data: 21/11/2016

Link: http://diarioregionaljf.com.br/cidade/10449-professores-da-ufjf-e-do-if-sudeste-entram-em-greve-na-proxima-sexta-feira

Professores da UFJF  e IF Sudeste entram de greve sexta

Unindo-se a docentes de outras 25 universidades e instituições federais de ensino superior em todo o país, os professores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e do IF Sudeste campus Juiz de Fora deflagraram greve contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 55 ou PEC do Teto) e contra as reformas no Ensino Médio, previstas na Medida Provisória 746. Foram 161 votos a favor, 147 contra a mobilização e nove abstenções, registrados durante a assembleia realizada no Anfiteatro de Estudos Sociais da Universidade, na tarde dessa segunda-feira, 21. A paralisação começa na sexta-feira, 25, e não tem prazo final definido.

Também contra as medidas, na UFJF, os Servidores Técnico Administrativos em Educação aderiram à greve em 24 de outubro e estudantes ocupam a reitoria da instituição desde o dia 26. No campus de Governador Valadares as atividades já foram paralisadas.

Uma agenda de atividades relacionadas à mobilização foi aprovada na quinta-feira, 17, em assembleia que debateu sobre o indicativo da greve. Na sexta-feira, 25, representantes de movimentos sindicais e estudantis realizam um ato unificado em frente à Câmara Municipal em protesto contra a PEC e a MP. Em 29 de novembro, uma caravana sai de Juiz de Fora com destino à Brasília para manifestação a nível nacional.

Em Minas, docentes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ) também já fazem parte do movimento.