30599457840_bfd350c43f_z

Matheus Gomes Mendonça Ferreira fez análise crítica dos dados agregados no recente processo eleitoral brasileiro (foto: Twin Alvarenga/UFJF)

O mestrando Matheus Gomes Mendonça Ferreira, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), defendeu nesta quinta-feira, 10, a dissertação “Multifaces do voto: eleições presidenciais 2014 no Brasil”. O foco da pesquisa é a análise crítica dos dados agregados no recente processo eleitoral brasileiro.

Para o orientador da dissertação, professor Raul Francisco Magalhães, a pesquisa se faz muito importante, sobretudo, pelo atual momento político do país: “discute um tema importante, a racionalidade do voto na democracia, a partir de análises dos resultados eleitorais brasileiros, em 2010 e 2014.” Para o professor, os estudos, que também abarcam a eleição presidencial de 2006, têm um diferencial: “não se baseiam no emocional dos eleitores, mas na racionalidade destes.”

Na visão do mestrando, Matheus Gomes, a principal contribuição da pesquisa é que a partir da avaliação mais crítica dos dados agregados foi possível desconstruir uma série de ideias equivocadas acerca da última eleição presidencial como, por exemplo, sobre as regiões que foram fundamentais ao resultado: “desconstrói mitos, como o de que as regiões Norte e Nordeste determinaram a vitória de Dilma. É incorreta a análise por macrorregiões, em especial Norte e Nordeste contra Sul e Sudeste. Como no caso de Minas Gerais, berço eleitoral de Aécio, e onde ele foi derrotado.”

A pesquisa considerou, ainda, resultados eleitorais desde 1994, quando Fernando Henrique Cardoso foi eleito presidente da República.

A banca examinadora foi composta pelos professores da UFJF,  Raul Francisco Magalhães (orientador) e Fernando Perlatto, além do professor da Universidade Federal de Viçosa, Diogo Tourino de Sousa.

Outras informações: (32) 2102-3113 – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais