Durante reunião do Conselho Superior (Consu) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), na tarde desta quinta-feira, 27, foram apreciadas e deliberadas importantes questões referentes à comunidade acadêmica. Temas, como as ocupações estudantis, em protesto aos atos do Governo Federal e à PEC 241, foram assuntos em destaque. Confira os assuntos e decisões:

Ocupação do Colégio de Aplicação João XXIII

O  reitor da UFJF, Marcus Vinicius David, abriu a reunião fazendo um relato sobre as ocupações que estão ocorrendo no Colégio de Aplicação João XXIII e ressaltou a relevância do ato promovido pelos alunos do Colégio. Afirmou, ainda, que, juntamente com a vice-reitora, Girlene Silva, tem buscado o diálogo com as representações estudantis que encabeçam o movimento e lembrou da visita que ambos fizeram à instituição, na última quarta-feira, 26, quando se reuniram com as lideranças presentes.

Ocupação estudantil na reitoria do campus

O presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Arthur Avelar, pediu em nome do movimento de ocupação, uma manifestação de apoio do Consu. Os membros do Conselho manifestaram-se em solidariedade e respeito aos estudantes que ocupam a reitoria do Campus Universitário, assim como os do João XXIII.

Marcus David ressaltou que a ocupação se deu de forma horizontal e colegiada, com ampla participação do corpo discente universitário. O reitor ainda destacou a mobilização dos estudantes no combate aos ataques que a educação do país tem sofrido, por parte do Governo Federal.

Manifestação dos alunos do curso de Medicina Veterinária

Em seguida, Marcus David deu ciência, ao Consu, da manifestação promovida pelos alunos do curso de medicina veterinária que, na tarde da última quarta, 26, foram à reitoria reivindicar melhores condições para a manutenção e continuidade da graduação. O reitor também relatou aos membros do Consu a reunião que promoveu com os alunos, na qual narrou aos estudantes um histórico da criação do curso, lamentando a forma como foi instituído, sem participação interventiva do Conselho Superior. O gestor ainda reiterou o compromisso e o empenho da reitoria na resolução dos problemas apresentados.

Pedido de alteração de regime de trabalho de servidor da UFJF

Foi colocado em discussão um pedido de mudança de regime de trabalho de um servidor. A decisão foi a de devolver o processo para o complemento de informações solicitadas pelo Consu.

Desfazimento de um angiógrafo do Hospital Universitário

Também foi colocado em discussão e votação o processo de desfazimento de um aparelho angiógrafo, pertencente ao Hospital Universitário de Juiz de Fora. O processo foi aprovado, através de parecer do superintendente do HU, Dimas Araújo.

Proposta de regulamentação para recebimento de  contribuição financeira referente à incubação de empresas       

A proposta foi aprovada a partir do parecer do diretor da Faculdade de Engenharia, Hélio Antônio da Silva.

Fechando a reunião, o Consu analisou recursos de estudantes quanto à avaliação de perfil socioeconômico; 11 processos foram deferidos, enquanto oito tiveram os recursos negados.