Durante reunião do Conselho Superior (Consu) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), na tarde desta terça-feira, 25, foram apreciadas e deliberadas dez importantes questões referentes à comunidade acadêmica. As demais pautas não debatidas serão abordadas na próxima reunião do Consu, na quinta-feira, 27, às 14h. Confira os assuntos e decisões:

. Sistema de controle de pontualidade e assiduidade dos Técnicos Administrativos em Educação (TAEs)
Foi aprovado o encaminhamento de pedido ao Ministério Público de prorrogação do prazo para definir o modelo de controle.

. Apoio à pauta de reivindicações do Sintufejuf em relação às medidas do Governo federal referentes à educação, especialmente a PEC 241
Aprovado o apoio do Consu às reivindicações do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino no Município de Juiz de Fora (Sintufejuf) diante das recentes medidas adotadas pelo Governo federal, especialmente no que se refere à educação.

. Alteração de composição e pedido do DCE para ampliar a representação discente no Fórum de Segurança da UFJF
A partir do relato da diretora da Faculdade de Direito, Aline Araújo Passos, a proposta foi aprovada. Portanto, os estudantes passam a ter nove representantes no Fórum. Da mesma maneira, professores e técnico-administrativos também ampliam as suas representações para nove integrantes.

. Regulamentação do uso de espaços da UFJF para realização de atividades recreativas, culturais e festivas
O parecer foi o de devolver o processo para a Comissão de Festas para que sejam feitos ajustes. O prazo para retorno ao Conselho Superior para novo encaminhamento é de 45 dias. Foi incluído na Comissão, o diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, José Gustavo Francis Abdalla.

. Assistência Estudantil para o Colégio de Aplicação João XXIII
A diretora do Colégio, Andréa Vassallo Fagundes, relatou a importância da criação da comissão que vai construir a resolução que trata da assistência estudantil para a instituição. O pedido foi aprovado com a indicação de que a comissão será formada pela direção do Colégio, pelo pró-reitor de Assistência Estudantil, Marcos Souza Freitas, por representantes do DCE e do grêmio Estudantil do Colégio.

. Credenciamento da Fadepe como fundação de apoio da Epamig
Foi aprovado o parecer do diretor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Gilmar José dos Santos.

. Regimento do Conselho Setorial de Extensão e Cultura

Foi aprovado o parecer do diretor da Faculdade de Educação, André Silva Martins.

. Alteração na resolução sobre a Medalha JK

Foi aprovado o parecer da diretora da Faculdade de Letras, Neiva Ferreira Pinto.

. Viabilidade da criação do Centro de Integração Acadêmica para a Sustentabilidade Ambiental (CSA)
O reitor da UFJF, Marcus David, fez o relatório da situação da fazenda adquirida em gestão anterior, próxima ao município de Ewbanck da Câmara, que tem algumas pendências junto a órgãos de controle. A proposta é a de formar uma comissão para tentar viabilizar o uso do espaço, uma vez que vários pesquisadores estão interessados em desenvolver projetos. Foi aprovada a formação da comissão.

. Pedido de alteração de regime de trabalho de servidor da UFJF
A pró-reitora de Gestão de Pessoas, Katia Maria Silva de Oliveira e Castro, leu o parecer e foi aprovado um pedido de alteração de regime de trabalho.