Alunos, professores e técnicos do Colégio de Aplicação João XXIII, unidade acadêmica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), irão se mobilizar em manifestação contra a medida provisória de número 746, de 2016, que altera regras curriculares e funcionais do ensino médio, proposta pelo presidente Michel Temer. A concentração será realizada nesta sexta-feira, 7, no próprio colégio, às 11h30, e seguirá até a Praça do Riachuelo, no Centro. O ato é aberto ao público em geral.
Dentre as mudanças propostas pela medida, encontra-se a não obrigatoriedade de disciplinas como Artes, Educação Física, Filosofia e Sociologia; além da flexibilização do currículo escolar; da ampliação da carga horária dos alunos; e da possibilidade de inserir o ensino técnico já no ensino médio.
De acordo com a professora de Educação Física do João XXIII, Mônica Rodrigues Maia Andrade, “a grande questão é que essa medida atua de cima para baixo, e não considera o que as pessoas envolvidas na Educação identificam como necessidade de mudança para o ensino médio. Essas mudanças implicam numa formação de menor qualidade, que atende ao grande empresariado e não a uma formação humana crítica”.
Mônica também atua na organização de sugestões de ações de enfrentamento às propostas do Governo, por conta da medida provisória, e espera que “o Colégio, como uma unidade da UFJF, consiga mobilizar de fato a população em geral, uma vez que a medida afeta a vida de todos”.