29402791713_897ace2998_z

Rodrigo Cerqueira buscou analisar como Ruffato insere a sua obra diante da crítica, diante do público (foto: Luiz Carlos Lima/UFJF)

O doutorando Rodrigo da Silva Cerqueira, do Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários, defendeu, nesta sexta-feira, 30 , a tese “Um escritor excepcional, uma obra de exceção: o Inferno provisório e as movimentações de Luiz Ruffato no campo literário brasileiro”. A pesquisa busca analisar as movimentações do escritor brasileiro Luiz Ruffato no campo literário brasileiro, norteando-se pela maneira que o autor se situa na série Inferno Provisório, conjunto de livros publicados entre 2005 e 2011.

“Minha pesquisa é, na verdade, uma tentativa de olhar não somente a obra de Ruffato, mas como ele insere a sua obra diante da crítica, diante do público. Eu foco no que a presença dele pode  apontar  sobre os movimentos, aos quais ele mesmo faz e o que significa determinadas abordagens nas  entrevistas que ele concede”, explica Cerqueira.

O trabalho foi dividido em cinco capítulos e se  desenvolveu por meio  de pesquisa na internet e revisão bibliográfica. “Boa parte  da minha pesquisa  são entrevistas dele. Então,  tive que buscar pela internet mesmo as entrevistas para tentar entender o que estava acontecendo ali e, claro, com um suporte teórico, uma pesquisa nos livros. Mas, o que me norteou mesmo na pesquisa foi o processo de qualificação”, ressalta.

Para a professora orientadora da pesquisa, Silvina Liliana Carrizo, o estudo é importante por ter um aspecto sociológico e literário. “A pesquisa do Rodrigo tem um duplo viés, pois  é uma das primeiras vezes que um aluno de Letras entra de cheio num estudo de Pierre Bourdieu como método de aproximação ao trabalho sociológico de um escritor. O segundo viés é a questão de ter trabalhado com as produções e a construção da figura de autor que fez o Ruffato desde as primeiras obras, pouco conhecidas, até as últimas. Então, esses apontamentos se uniram em uma demanda do escritor, uma figura que vai sendo construída com o  Pierre Bourdieu, não apenas nas suas ideias, mas como método de pesquisa sociológica”, finaliza a professora.

Contato

Rodrigo da Silva Cerqueira (doutorando):
rodrigoscerq@gmail.com

Silvina Liliana Carrizo (Orientadora):
silvinalit@gmail.com

Outras informações: (32) 2102-3118 – Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários