29381822754_24ab6d25a0_z

Viviane Aparecida Santos analisou as crônicas de Gullar publicadas pelo jornal Folha de São Paulo entre os anos de 2012 e 2014 (foto: Géssica Leine/UFJF)

As crônicas e as poesias do escritor brasileiro Ferreira Gullar foram tema da tese de doutorado apresentada nesta quinta-feira, 29, pela pesquisadora Viviane Aparecida Santos, do Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

A pesquisa analisou as crônicas de Gullar publicadas pelo jornal Folha de São Paulo entre os anos de 2012 e 2014, além das obras “Dentro da noite veloz” (1975) e “Poema sujo” (1976). Segundo Viviane, o pensamento crítico do escritor e o caráter político marcante de suas obras o tornam um personagem relevante para a academia, de forma geral. “A poesia de Gullar tem muito a dizer para nós, devido a sua atuação, às poesias engajadas dos anos 1960 e 1970. Além disso, hoje em dia, ele ainda é atuante como homem político, escrevendo poesias, crônicas. Sua obra é uma fonte inesgotável”.

A professora Terezinha Maria Scher Pereira – que orientou a pesquisa – concorda e afirma que Ferreira Gullar não perdeu o tom crítico com o passar dos anos. “O trabalho é polêmico, sobre um autor que foi comunista e hoje em dia apresenta posições contrárias ao governo, embora a pesquisa seja focada mais nas poesias e crônicas de um determinado período, mas que também são críticas politicamente”, argumenta.

Além de Teresinha, a banca examinadora contou com a participação das professoras Maria Luiza Scher Pereira (UFJF), Silvina Liliana Carrizo (UFJF), Maria Ângela de Araújo Resende (Universidade Federal de São João del-Rey – UFSJ) e Tânia Regina Oliveira Ramos (Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC).

Viviane Aparecida Santos (doutoranda)
vivianesantos.jf@gmail.com

Terezinha Maria Scher Pereira (orientadora)
scherpereira@acessa.com