Com enfoque na temática do Setembro Amarelo, campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio iniciada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), a Liga Acadêmica de Saúde Comunitária (LASC) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), realizará na próxima quarta-feira, 28, às 20h, no Anfiteatro das Pró-Reitorias, a mesa de debate “Setembro Amarelo: Um olhar interdisciplinar sobre o suicídio”.
O debate vai contar com a presença de profissionais e pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento que tenha relação com o suicídio, como: a psicologia, espiritualidade, psiquiatria e comunicação. Entre os debatedores vão estar os psicólogo Julio Mazzoni, integrante do Núcleo de História e Filosofia da Psicologia (NUHFIP) e do Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde (NUPES) e o médico David Sender, residência médica em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da UFRJ.
Para a tutora da Liga, Fabiana Rossi, a temática está relacionada às várias áreas do conhecimento, sendo que o debate é necessário para se encontrar soluções ao ato, uma vez que o Brasil ocupa o oitavo lugar no ranking de casos de suicídio no mundo. “O suicídio tem um enfoque interdisciplinar, não é um assunto específico de uma única área. Nós pensamos nesses profissionais que atuam direta ou indiretamente com o tema porque queremos conhecer os diferentes olhares sobre esse problema de saúde pública, buscando aprender estratégias tanto de prevenção, quanto de tratamento desse problema.”, destaca Fabiane.
O evento é gratuito e aberto á todos.O cadastramento para recebimento de certificado se inicia às 19h30. O Grupo LASC conta com o apoio do Centro de Psicologia Aplicada (CPA) e participação de quinze alunos da Faculdade de Psicologia.
Setembro Amarelo
Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio iniciada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) em 2014. Com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. A campanha é realizada por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações.
Outras informações: