Discussões referentes à gravidez na adolescência e das ameaças causadas pelas doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) foram temas debatidos na noite de sexta-feira, 23, na abertura da IV Jornada Interdisciplinar de Saúde da Mulher, na Faculdade Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Em mesa-redonda, profissionais da área de Medicina, Psicologia e Serviço Social abordaram as experiências e as dificuldades enfrentadas nas ações sobre o tema e a importância do trabalho coletivo das áreas.
O evento, organizado pela Liga Acadêmica de Ginecologia da UFJF e pelos projetos de extensão De Peito Aberto, Prosam e Ventre Amigo, vai até domingo, 25. Tendo como tema central “Mulher de fases: uma visão interdisciplinar sobre a saúde da mulher”, destaca assuntos voltados à interdisciplinaridade nos tratamentos da saúde da adolescência até a idade adulta.
Segundo a coordenadora geral da jornada, Simone Meira Carvalho, abordar esses assuntos é importante para que os olhares e as formas diferentes de atuação dos profissionais dialoguem e se completem. “É importante debater os variados olhares da saúde para que, pensando numa complexidade do ser humano, cada profissional pense na sua ação em conjunto com outro profissional para, assim, poder compreender e dar assistência de melhor qualidade para essas mulheres no tratamento proposto.”
Voltado para acadêmicos e profissionais de Medicina, Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição, Psicologia e Serviço Social -, a expectativa é de que cerca de 200 pessoas participem de toda a programação. As palestras se estendem até a noite deste sábado. Já no domingo, haverá atividades informativas para a comunidade, na Praça Cívica da UFJF, destinadas à educação em saúde, com distribuição de panfletos e apresentação de dança do projeto Ventre Amigo.