Termina no dia 12 de outubro o prazo de inscrições para o processo seletivo do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF). O programa de pós-graduação é voltado para professores dos ensinos fundamental e médio, com foco principal nos conteúdos da física. O objetivo da iniciativa é capacitar em nível de mestrado educadores nos campos do ensino da física, assim como na aplicação de técnicas recentes em sala de aula.
O processo seletivo é dividido em duas etapas: uma prova escrita nacional, realizada no dia 23 de outubro; e uma que corresponde à defesa de memorial, que tem início em 22 de novembro. O edital para a primeira etapa pode ser acessado por aqui, e o formulário para inscrição se localiza neste link. Para Juiz de Fora, são oferecidas seis vagas. Para se inscrever, o candidato deve pagar uma taxa única de R$ 60.
O requisito para o interessado participar do processo seletivo é que este esteja exercendo a docência na área de Física na educação básica ou superior, ou no caso do ensino fundamental, a disciplina de Ciências. Além disso, os candidatos devem portar diplomas em Física (Licenciatura ou Bacharelado), ou em áreas afins reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), podendo ser também estudante do último semestre de um destes cursos.
O mestrado é dividido em polos regionais espalhados pelo Brasil. No caso do sediado em Juiz de Fora, o programa é constituído por docentes do Departamento de Física/ICE da UFJF, da Faculdade de Educação da UFJF, do Colégio João XXIII e do Departamento de Física do IF-Sudeste-MG, campus de Juiz de Fora. O programa é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Física (SBF) e teve início em 2013.
Para mais informações:
http://www.sbfisica.org.br/~mnpef/