2º Encontro Minas-Rio de Hepatologia Foto Twin Alvarenga

2º Encontro Minas-Rio de Hepatologia reuniu cerca de 180 pessoas (Foto: Twin Alvarenga)

Com o objetivo de compartilhar experiências na área da hepatologia e, também, promover a educação mediada para especialistas de diversos campos com interesse na área das doenças do fígado, o Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em parceria com a Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH) e o Grupo de Fígado do Rio de Janeiro, promoveram o o 2º Encontro Minas-Rio de Hepatologia no Independência Trade Hotel.

Realizado nos dias 15 e 16, cerca de 180 pessoas participaram de palestras, exposições de trabalhos, discussões clínicas e um módulo totalmente prático de atividades, que os organizadores destacaram como o grande diferencial do encontro. “Nós promovemos durante os dois dias de encontro um processo de educação médica continuada, onde os profissionais que trabalham na área da hepatologia, mas principalmente os que não trabalham, foram capacitados com módulos práticos e discussões teóricas sobre os mais diversos assuntos desse campo médico”, explicou o professor da Faculdade de Medicina e médico no Centro de Referência de Hepatologia da UFJF, Fábio Pace.

Durante a manhã de sexta-feira, 16, os congressistas reunidos no Independência Trade Hotel realizaram um debate sobre a “Experiência com tratamento atual da Hepatite C” por meio de  exposição de casos dos centros de referência no tratamento da doença em Juiz de Fora (HU), Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Com a troca de informações e exposição de casos clínicos de cada região, os debatedores compartilharam conhecimentos e ampliaram a visão do que vem sendo feito em diversas frentes clínicas com relação ao tratamento da doença.

Para o professor Fábio Pace esse intercãmbio de conhecimento promovido pelo congresso é extremamente produtivo para os estudos feitos na UFJF e para a especialização dos profissionais atuantes no mercado de trabalho. “Temos mais de três mil pacientes cadastrados no Centro de Referencia em Hepatologia no HU. Então, esse tipo de encontro contribui para a formação dos alunos que trabalham no setor e, também, promove um aumento de conhecimento dos envolvidos graças ao acesso a diferentes visões do mesmo assunto.”