fsf

Obra é resultado de cinco anos de pesquisa e catalogação de diferentes trabalhos em pedra em Juiz de Fora e região, em especial os realizados na técnica da cantaria (Foto: Divulgação)

O projeto “Leituras Temáticas”, do Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM), lança, nesta sexta-feira, 16, às 20h, com entrada franca, o livro Trabalhos em pedra e ofício da cantaria em Juiz de Fora e região, de Ricardo Cristofaro, professor e diretor do Instituto de Artes e Design (IAD), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

A obra é o resultado de cinco anos de pesquisa e catalogação de diferentes trabalhos em pedra em Juiz de Fora e na região, em especial os realizados na técnica de cantaria – ofício ou arte de talhar blocos de rocha bruta de forma a constituir sólidos geométricos, normalmente paralelepípedos, de variável complexidade, para utilização na construção de edifícios ou de muros, muito utilizado em construções no século XIX.

O livro permite ao leitor conhecer e observar a habilidade técnica do trabalho com a pedra, descobrindo como cada uma reflete um pedaço de nossa própria história. As construções catalogadas no livro são também suportes da memória, constituindo um patrimônio artístico e arquitetônico local, pois estão repletas de importância histórica e de valores culturais, refletindo os caminhos da cidade e da região em seus diversos períodos de formação.

Além dos trabalhos de pedras, o livro homenageia as mãos experientes dos mestres de cantaria. É uma oportunidade de perpetuar este trabalho artístico que exige paciência e cuidado, para transformar o bloco inerte de pedra em construções que encantem e cantem histórias e memórias, a partir dos tesouros artísticos e arquitetônicos que moldam muito mais que pedras, mas também histórias.

A publicação foi viabilizada através da Lei Municipal Murilo Mendes de Incentivo à Cultura. O livro tem 192 páginas e 408 fotografias.

Sobre o autor
Ricardo Cristofaro atua como artista plástico desde 1986, com exposições individuais e coletivas em cidades do Brasil e do exterior. Trabalha com ensino e pesquisa nas áreas de escultura, técnicas e tecnologias artísticas, fotografia e poéticas contemporâneas híbridas.

É bacharel e licenciado em Artes Visuais pela UFJF (1987); mestre em Artes Visuais (ênfase em tecnologias da Imagem), pela UnB (1998), e doutor em Artes Visuais (ênfase em poéticas), pela UFRGS (2007). Em 2006, realizou estágio de doutorado no Laboratório ATI Arts et Technologies de l’Image da Universite Paris 8, Vincennes Saint-Denis, na França. Coordena o grupo de pesquisa “A fotografia em processos híbridos na Arte Contemporânea”.