Os 16 atletas da equipe paralímpica de atletismo do Canadá que fizeram preparação final na UFJF estarão presentes em, pelo menos, nove dos 11 dias de provas do esporte nos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Caso se classifiquem para todas as finais, somente o último dia de atividades não será possível assistir aos esportistas que passaram por Juiz de Fora.
A disputa no atletismo começa nesta quinta-feira, 8, e termina no dia 18. O Canadá estará representado em provas com cadeira de rodas, lançamentos de dardo e disco, corrida entre pessoas com paralisia cerebral e entre atletas com membros amputados.
Confira o cronograma de participação de cada atleta.
A primeira do time a competir, no dia 8, será Ilana Dupont, nos 100 metros com cadeira de rodas, às 12h30. Mais tarde, caso se classifique, poderá disputar a final às 18h54. A atleta já foi finalista nos mundiais paralímpicos de atletismo de 2015 e 2013. E nos Jogos de Pequim, em 2008, conquistou o bronze.
Ainda no primeiro dia de provas, serão conhecidos os medalhistas do lançamento de disco, entre esportistas com paralisia cerebral, classe F37. Kevin Strybosch está na briga pelo pódio. No último Mundial, em 2015, ficou em 12º. Nos Jogos Parapan-americanos, também em 2015, foi o melhor colocado.
Ao se considerar a classificação recente dos atletas em competições mundiais, a principal esperança é a lançadora de disco Vanessa Murby, atual vice-campeã mundial. Deficiente visual, a atleta entra em campo no dia 9 de setembro, às 18h02. Mas com a exclusão da Rússia de todas os esportes desta edição dos Jogos Paralímpicos, a possibilidade de medalha pode ser mais alta para mais atletas.
Voltar ao portal UFJF 2016