fs

Dentre os participantes com artigos aprovados, 14 são docentes e TAEs; 29, alunos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação; e 21, alunos da graduação (Foto: Caique Cahon)

Com 64 trabalhos aprovados entre alunos e professores, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) é a terceira instituição com mais inscritos no 39º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Intercom. Abordando o tema “Comunicação e educação: caminhos integrados para um mundo em transformação”, o evento, que acontece anualmente, desta vez é sediado pela Universidade de São Paulo (USP). As atividades têm início nessa segunda-feira, 5, e vão até sexta, 9. Dentre os participantes, 14 trabalhos são de professores e técnico-administrativos em Educação (TAEs) da Universidade; os alunos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) participam com 29 estudos, e os da graduação, com 21.

A diretora científica da Intercom e professora da Faculdade de Comunicação da UFJF, Iluska Coutinho, destaca a representatividade da Universidade, através da intensa participação em nível nacional. “É difícil encontrar um grupo de pesquisa que não tenha alguém da UFJF. Isso é uma marca de que somos um centro de produção de conhecimento, de referência na área da comunicação no país”.

Em clima de ansiedade e novidade, a aluna do quinto período do curso de Jornalismo da UFJF, Mariana Albuquerque Carpinter, apresentará a pesquisa “O poder de influência do público sobre as campanhas publicitárias contemporâneas: o caso Boticário”. “Estou muito animada, é minha primeira vez. Vou na segunda-feira e volto na sexta, exatamente para poder acompanhar todos os dias do Congresso. Acho que o Intercom vai me dar oportunidade de conhecer pessoas e profissionais da comunicação, que podem vir a ser ótimas influências na minha vida acadêmica e profissional.”

Aluno também do quinto período de Jornalismo, Armando de Jesus do Nascimento Júnior, apresenta o trabalho “A TV Pública e o desafio de ser diferente: como foi a cobertura da Campanha Nacional de Vacinação 2016”. Para ele, “as expectativas para o Congresso são as melhores possíveis. É a segunda oportunidade que tenho de participar de um congresso de comunicação organizado pela Intercom. Poder estar em um evento desse porte, com estudantes de todo o Brasil, poder realizar esta troca de experiência e o intercâmbio de ideias é o que me motiva”.

A professora da UFJF, Soraya Ferreira, que apresenta o estudo “Canais Públicos mineiros de TV diante das reconfigurações de segunda tela”, acredita que fazer parte de um momento como este contribui de forma positiva à vida acadêmica. “Participar é importante para o diálogo, para o estreitamento de relações entre os pares e, principalmente, para os alunos. É um momento de amadurecimento, de compreensão de como é importante expor as ideias”.

Segundo Iluska, a quantidade de pesquisas desenvolvidas e aprovadas no Congresso refletem a qualidade do ensino. “Essas pesquisas que vão ser apresentadas resultaram já num primeiro produto, que é o artigo, e esses foram avaliados por comissões cientificas diversas e aprovados. O fato de serem apresentados no evento permite o estabelecimento de conexões futuras, novas redes de pesquisa. Assim, cumprimos nosso papel cidadão de prestar contas à sociedade do que é investido aqui e retornar em forma de pesquisa.”

Sobre a Intercom
A Intercom, que promove o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, foi fundada em dezembro de 1977 em São Paulo. Trata-se de uma sociedade civil sem fins lucrativos, que reúne pesquisadores e profissionais da área de Comunicação, a partir de uma compreensão interdisciplinar. Além de seu caráter de associação representativa da área de Comunicação Social nacional, a Intercom relaciona-se, em âmbito internacional, a fóruns legitimados pelas Ciências da Comunicação, como a Confederação Ibero-Americana das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (Confibercom).

Dentre seus objetivos principais, a Intercom busca contribuir para questões como a reflexão plural sobre problemas emergentes da Comunicação; e a formação de modelos de análises da Comunicação pertinentes à sociedade e à cultura brasileiras. Também procura contribuir para o aperfeiçoamento da sociedade brasileira, estimulando e facilitando o seu acesso à ciência, à tecnologia e à cultura; bem como a promoção da cultura nacional e regional, estimulando a preservação dos bens e valores culturais do país.

Outras informações: intercom 2016