O Cineclube Bordel Sem Paredes apresenta uma sessão especial LGBT na próxima terça, 30, às 19h, no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm). Nesta edição serão exibidos quatro curtas sobre o tema: Fireworks, Scorpio Rising e Invocation of my Demon, do diretor Kenneth Anger, e Un Chant D’Amour, de Jean Genet.
Fireworks (1947) – 20min
Tratando de homossexualidade, violência e sadomasoquismo, o curta conta a história de um jovem de 17 anos que vai a um bar à procura de fotografias de um marinheiro que frequenta o local, mas é flagrado e violentado. Dirigido por Anger, que faz o papel do protagonista, o curta foi denunciado por ser considerado obsceno na época de seu lançamento.
Scorpio Rising (1964) – 30min
Scorpio Rising conta a história de vários motoqueiros, homossexuais e nazistas, que buscam prazer através de símbolos sexuais e sádicos. O filme foi um grande marco para o cinema pós-moderno graças a sua linguagem: totalmente sem falas e com forte presença musical moldando suas cenas.
Invocation Of My Demon Brother (1969) -12min
Montado a partir de cenas da primeira versão do curta, chamado Lúcifer Rising, Invocation Of My Demon Brother é um filme experimental composto por frames de atores fumando e de cerimônias satânicas. A película foi toda filmada num famoso teatro de São Francisco, o Straight Theater, teve sua trilha sonora criada pelo cantor Mike Jagger.
Canção de Amor (1950) – 26min
Único filme dirigido pelo escritor francês Jean Genet, Un Chant D’Amour retrata a história de dois prisioneiros que sentem-se atraídos um pelo outro, mas estão separados por uma parede. Os detentos, então, demonstram seus desejos sexuais de diversas formas.
Cineclube Bordel Sem Paredes
O cineclube é realizado há seis anos em Juiz de Fora e tem por foco exibir clássicos que marcaram época e que estão fora do circuito comercial.
Outras informações: 3229-9070 (Mamm)