A delegação paralímpica do Canadá treinou pela primeira vez neste domingo, 28, na Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da UFJF. A atividade inicial aconteceu no período da manhã, e a segunda à tarde. Atletas das modalidades paralímpicas de corrida com cadeira de rodas, arremesso de peso, lançamentos de dardo e de disco, além de profissionais ligados à comissão técnica movimentaram a pista de atletismo.
O treinador da equipe de corrida com cadeira de rodas, Kelly Smith, comentou sobre as primeiras impressões da Universidade e da infraestrutura: “Além da cidade ser muito próxima ao Rio, aqui temos condições ideais para os nossos treinamentos. Além disso, as pessoas nos receberam muito bem e nos ajudam em tudo que precisamos para a preparação. A Universidade é fantástica, e nós estamos muito felizes aqui”.
Após cerca de duas horas de treinamento, o atleta paralímpico canadense e competidor dos 100 e 800 metros com cadeira de rodas, Austin Sweenk, falou sobre a pista de corrida da Faefid e o clima para treinamentos: “A pista está em condições muito boas para a prática, estou aproveitando muito a oportunidade nesta nova experiência. Hoje também está um clima muito agradável para iniciar esta preparação”.
Neste domingo, os treinamentos foram fechados ao público. A partir desta segunda-feira, 29, será permitida a entrada de visitantes para acompanhar a preparação paralímpica do atletismo canadense. O primeiro treino acontece às 9h15 com o complemento à tarde, às 15h15. A entrada é gratuita e sem necessidade de cadastro. Para acesso à faculdade, todos devem passar pela revista de segurança, que proíbe itens que possam oferecer risco ao evento, como objetos perfurocortantes.
Ao todo, 31 dos 32 integrantes chegaram a Juiz de Fora no último sábado, 27. A previsão é de que permaneçam na cidade até o próximo dia 5 de setembro. Os Jogos Paralímpicos Rio 2016 começam no dia 7, e as provas de atletismo no dia 8.