Luísa Moreira e Raí Freitas Foto Divulgação

Luísa Moreira e Raí Freitas mostrarão um pouco do trabalho que desenvolvem na cidade (Foto: Divulgação)

O Cine-Theatro Central da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) traz neste sábado, dia 27, a segunda edição do projeto Central de Compositores, que, uma vez por mês, no sábado de manhã, vai transformar a Praça João Pessoa em palco de shows para músicos locais. Os shows acontecem das 11h às 13h e têm o objetivo de valorizar e divulgar a produção musical de artistas de Juiz de Fora. O projeto é uma realização do Cine-Theatro em parceria com a marca Chico Rei. Esta edição contará com a apresentação de Thiago Miranda, Luísa Moreira, Carol Serdeira, Raí Freitas, Me Gusta Xagusta (Gustavo Agostinho), Mangalô e Duin, além do pocket-show de Dudu Costa & Cacáudio.

Segundo o diretor do Central e idealizador do projeto, Carlos Fernando Cunha, que também é cantor e compositor, a repercussão da estreia do projeto, no dia 16 de julho, foi muito positiva. “A praça ficou cheia, não só de quem foi para o evento, mas de pessoas que passavam no Calçadão e pararam para assistir. Muitos músicos que não estavam se apresentando também foram prestigiar”. Carlos Fernando ressalta que é preciso incentivar a cena da música autoral de Juiz de Fora. Além disso, um dos objetivos de sua gestão à frente do Central é ‘abrir’ o teatro para a rua, aproveitando o grande movimento na Praça João Pessoa.

Artistas locais

Ser músico, muitas vezes, é seguir um caminho ingrato. Até que se consiga uma boa visibilidade e agenda de shows, é necessário muito trabalho duro e dedicação. A cantora Carol Serdeira, participante da edição, conta que tem orgulho de ser dessa geração de artistas da cidade que, ao invés de só reclamarem, criam e realizam oportunidades como esta. “A Central de Compositores é uma iniciativa linda que valoriza e multiplica a cultura da cidade, e isso é muito importante para Juiz de Fora. A música independente sempre viveu à margem do mercado musical. Mas nos últimos anos, em especial com a ajuda das redes sociais, a gente consegue levar nosso trabalho para quem quer ouvir, sem precisar de gravadoras e grandes empresários”.

Além disto, Carol diz que a cidade ainda tem um grande caminho a percorrer em questão de consolidação da música autoral.  “Ainda há muito que se construir em Juiz de Fora, principalmente com relação à formação de público. As pessoas precisam conhecer mais o que está sendo produzido aqui e consumir para não deixar a engrenagem parar.”

A cantora Luísa Moreira, que também participará da edição, conta que a iniciativa é importante porque atinge pessoas que provavelmente não teriam a chance de ouvir o trabalho autoral em outras ocasiões. “Um evento no centro da cidade, em um sábado de manhã, proporciona grande visibilidade. Trazer a música autoral de Juiz de Fora para este espaço é incrível e atinge pessoas que, normalmente, não iriam a um barzinho para ouvir o nosso som.”

Carol Serdeira Foto Divulgação

Carol Serdeira: “A Central de Compositores é uma iniciativa linda que valoriza e multiplica a cultura da cidade, e isso é muito importante para Juiz de Fora” (Foto: Divulgação)

Outro participante é o músico Thiago Miranda, que se apresentou recentemente no palco do Cine-Theatro Central e retorna para mais um show, desta vez no projeto Central de Compositores. O cantor e instrumentista afirma que iniciativas que dão visibilidade a compositores locais são muito bem-vindas e torce para que o projeto tenha continuidade. “Um projeto que, por si só, promova artistas da cidade já é louvável, independente de como se desenvolva. Associar o Cine-Theatro Central, que é um patrimônio da nossa cidade, para aproximar a cultura das pessoas é brilhante. Torço muito para que a iniciativa se perpetue e tenho muito gosto em participar.”

Os músicos que se interessarem em participar da terceira edição do evento, agendada para 3 de setembro, deverão enviar dois links de vídeos ou dois áudios de composições próprias para o e-mail theatrocentralufjf@gmail.com. A formação do grupo deverá ser adequada ao sistema de som disponibilizado (pequeno porte, ideal para vozes, violões e percussão). Cada artista selecionado terá dez minutos para realizar sua apresentação.

Outras informações: (32) 3215-1400 (Cine-Theatro Central-UFJF)