Reunião no Instituto de Ciências da Vida - Girlene Foto Divulgação

A vice-reitora, Girlene Silva (no centro) em reunião no Instituto de Ciências da Vida (Foto: Divulgação)

Durante os últimos dois dias, a vice-reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Girlene Silva, esteve em Governador Valadares, juntamente com o secretário Geral, Rodrigo de Souza Filho, e a pró-reitora de Graduação, Maria Carmen Simões de Melo. Entre as pautas trabalhadas, a equipe da Administração Superior promoveu reuniões para alinhar as necessidades acadêmicas dos discentes em período de estágio e esclarecer questões administrativas dos servidores, mantendo sempre o compromisso com a transparência em todos os segmentos da Universidade.

Segundo Girlene, o motivo principal da ida a Governador Valadares era a repactuação das estratégias relativas ao atual período acadêmico, a “necessidade de pensar os cenários de práticas de estágios para todos os cursos”. Além do encontro com o Movimento Estudantil, no qual os discentes apresentaram suas demandas e anseios, a vice-reitora reuniu-se com a Prefeitura de Governador Valadares. “Foram reuniões muito produtivas, a Rede Municipal está à disposição”, pontuou.

Em contato com os técnico-administrativos em educação (TAEs) do campus avançado, a equipe de Juiz de Fora esclareceu dúvidas dos servidores a respeito de temas como a flexibilização da jornada de trabalho, cuja resolução permanece em votação pelo Conselho Superior, e a destinação de verbas para a construção do campus avançado. “Apesar da restrição orçamentária, existe alocação para Governador Valadares, e conseguimos uma sinalização do Ministério da Educação para voltarmos a pensar no campus de GV”, comentou Girlene, ao citar uma negociação junto ao Governo e a possibilidade de envio de capital para ser investido nas obras.

Após a jornada de debates junto aos diversos segmentos da UFJF, Girlene considera “extremamente positivo” o resultado final. Para ela, o mais importante é ver o ativismo dos estudantes e o papel dos trabalhadores de GV, tanto TAEs quanto professores, e perceber que “parece não haver cansaço para que o campus se fortaleça”. O diretor do campus avançado, Peterson Andrade, completou agradecendo o empenho constante da reitoria em buscar soluções para a UFJF-GV, “através do diálogo e da transparência sempre observados desde o início da gestão”.