A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), realizou na noite desta quarta-feira, dia 24, a cerimônia oficial de recepção dos calouros, que aconteceu no Anfiteatro de Estudos Sociais, da Faculdade de Direito.
O reitor Marcus David, juntamente com a equipe de pró-reitores, diretores e também de representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE), deu as boas-vindas aos calouros ingressantes no segundo semestre de 2016, no campus de Juiz de Fora. Com o anfiteatro lotado, os estudantes que estiveram no evento puderam conhecer um pouco mais sobre as atribuições dos setores ligados diretamente à vida acadêmica, assim como as oportunidades oferecidas pela instituição.
Membros da equipe enfatizaram em suas falas que o aprendizado dentro da Universidade deve ultrapassar a sala de aula e citaram diversas atividades oferecidas pela UFJF, como as bolsas de treinamento profissional e monitoria, os projetos de iniciação científica e extensão, os cursos de línguas e o intercâmbio, mostrando as possibilidades de ampliação da formação acadêmica e social do estudante.
“Vivam intensamente a Universidade!” Com essa fala, o reitor iniciou a sua recepção aos novos estudantes. Marcus David também chamou atenção para a importância do ingresso destes alunos em uma universidade gratuita: “A sociedade investe na formação de cada um, para que vocês possam hoje estar numa universidade pública e de qualidade. Eles investem porque acreditam que, após formados, serão vocês que poderão retornar para a sociedade, oferecendo e contribuindo para o maior desenvolvimento do nosso país”.
Na busca por excelência no ensino, a caloura Larissa Gomes de Azevedo, do curso de Enfermagem, decidiu viajar aproximadamente 720 quilômetros de casa, saindo do interior de São Paulo, da cidade de Bebedouro, para poder cursar uma faculdade com um ensino de qualidade. “Eu escolhi a UFJF, porque ela é uma das mais qualificadas para me dar suporte no curso que escolhi. Eu não poderia perder essa oportunidade”, contou com entusiasmo. Ainda com um certo receio, a estudante afirma que esse período de adaptação na Universidade e em uma cidade distante está sendo bem intenso, porém, está tendo o apoio de colegas de turma e das informações que a UFJF sempre disponibiliza, principalmente, por meio do manual do calouro e do portal do estudante.
Foram entregues para os presentes, kits exclusivos da UFJF, contendo squeeze, pendrive, pasta e caneta.
Para encantar mais a cerimônia dos novos estudantes o evento terminou com a apresentação musical do Coral da UFJF, que completará 50 anos em 2016.