Escolha do tema pelo mestrando Marcus Vinícius Araújo se deu pela observação do comportamento insistente dos meios de comunicação em divulgar produtos estatísticos tendenciosos e, muitas vezes, enganosos.

O mestrando Marcus Vinícius Araújo, do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), defendeu, nesta quinta-feira, 18, a dissertação “Gráficos estatísticos: uma postura crítica”. A pesquisa busca averiguar a questão do mau uso de gráficos estatísticos pela mídia, observando a necessidade da presença de uma melhor estrutura estatística nos ambientes educacionais.

Segundo Araújo, o tema foi escolhido em função da grande importância de os cidadãos, em uma sociedade da informação, estarem alertas e críticos em relação aos dados estatísticos que chegam até eles, buscando sempre uma postura questionadora. “A minha maior motivação foi a percepção da riqueza e da utilidade do tema, assim como a necessidade do mesmo, tendo em vista o comportamento insistente dos meios de comunicação em divulgar produtos estatísticos tendenciosos e, muitas das vezes, enganosos”, explica o mestrando.

A dissertação foi desenvolvida por meio de revisão teórica sobre gráficos e coleta de dados e de revisão prática de casos reais na mídia de uso indevido de gráficos estatísticos, construindo, após a análise, novas representações e interpretações para deixar claro o impacto que as anteriores causavam de forma indevida na mídia.

Para o orientador, Luís Fernando Crocco Afonso, a pesquisa é de grande importância para a sociedade, pois atenta a população sobre dados transmitidos pelos meios de comunicação. “As manipulações de dados estatísticos são bem conhecidas pelo público especializado, porém estas passam desapercebidas para o público em geral. Desta forma, uma das questões importantes desta pesquisa é mostrar exemplos do momento atual, manipulações de dados estatísticos, em particular de seus gráficos, feitas por jornais e emissoras de televisão.”

Outras informações:

Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat-UFJF)