Lu_Xiuzhi_vice_campea_marcha_atletica_50_km_Foto_Gessica_Leine_UFJF

Lü Xiuzhi, à frente, é vice-campeã na marcha atlética de 20 km (Foto: Géssica Leine/UFJF)

Após 26 dias de atividades, os últimos atletas olímpicos que estão treinando na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), para os Jogos Rio 2016, se despedem da cidade nesta terça-feira, 16. Ao todo, 27 integrantes da China e da Eslováquia fazem os últimos treinos. 

A delegação chinesa permanece com dez técnicos e 12 atletas de marcha atlética, maratona e revezamento 4 x 100 metros. Nesta segunda, a equipe faz treino, sem acesso de público, a partir das 15h, na Faculdade de Educação Física.

Entre as marchadoras, está Lü Xiuzhi, medalhista de prata no Mundial de Atletismo, em 2015, e quinta colocada nos Jogos de Londres, em 2012, na modalidade de 20 quilômetros.

Da equipe eslovaca continua, em Juiz de Fora, o atual campeão da marcha atlética de 50 quilômetros, Matej Tóth, e quatro integrantes da comissão técnica. A equipe não informou sobre os horários de treino. As atividades abertas ao público se encerraram, no último domingo, 14, com mais de 8 mil inscrições para assistir à preparação dos esportistas.

Delegações

Equipe de revezamento da China_Foto_Estela_Loth_UFJF

Equipe de revezamento da China durante preparação na Faefid (Foto: Estela Loth/UFJF)

Desde o dia 22 de julho, a UFJF recebeu 143 atletas e 128 profissionais da comissão técnica de nove países e três esportes:

Atletismo: Canadá, China, Eslováquia, Estados Unidos, Estônia, Países Baixos (maratonista fez um treino), Polônia e Qatar

Levantamento de peso: Eslováquia

Vôlei: Egito (seleção masculina)

Até a manhã desta segunda, foram conquistadas cinco medalhas: duas na marcha atlética de 20 quilômetros e uma no heptatlo, nos 100 metros rasos e no lançamento de martelo. E a equipe masculina de vôlei do Egito venceu pela primeira vez uma partida em Jogos Olímpicos. As provas de atletismo terminam neste domingo, 21. 

Paralimpíadas
As atividades na Universidade terão apenas uma pausa. A partir do próximo dia 28, está prevista a chegada da delegação paralímpica de atletismo do Canadá, que estima a permanência, na cidade, até o dia 5 de setembro.

São esperados cerca de 50 atletas e integrantes da comissão técnica. A lista com os nomes ainda não foi divulgada pelo comitê canadense.

Portal UFJF 2016

UFJF 2016 no Facebook e no Instagram