Vestidos a caráter, com o mesmo uniforme usado pela delegação canadense no Maracanã, e ao som de samba, a equipe de atletismo do Canadá assistiu à cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016 em uma pequena reunião social realizada no Trade Hotel, onde estão hospedados.
Mesmo não podendo participar da cerimônia no Rio de Janeiro devido aos treinos na UFJF, o espírito olímpico tomou conta dos atletas canadenses na noite de sexta-feira, dia 5. Eles fizeram questão de assistir juntos e compartilhar a emoção do início das Olimpíada. Por isso, a delegação optou por fazer um momento de descontração para os atletas.
A festa contou com a participação do cantor e compositor Roger Resende, que apresentou um pouco do samba para a delegação. Com comidas leves e com a transmissão da TV canadense CBC, os atletas sentiram-se bem à vontade, conversando bastante e tirando muitas fotos.
Durante a transmissão, permaneceram atentos ao espetáculo, salvo nos momentos de intervalo em que alguns apareciam nos comerciais, causando alvoroço. A entrada de algumas delegações, como a da Inglaterra e da Jamaica, também provocou manifestações, por conhecerem alguns atletas. Mas o momento de mais animação foi a entrada, entre gritos e chuva de papel picado, da delegação canadense.
Depois de assistirem a parte da cerimônia de abertura, alguns atletas foram para seus quartos depois de um dia de treinos. No entanto, outros permaneceram na cobertura do hotel e ajudaram na limpeza e organização da sala cedida para a festa.
A rotina de treinos da delegação continua normalmente neste sábado. Confira a programação fixa de treinos.
A abertura
Retratando diversos recortes da história brasileira e abordando temas de importância social, como o respeito às diferenças, e ambiental, como aquecimento global, a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016 foi marcada pela beleza e alegria da festa.
Ao utilizar recursos tecnológicos mais simples do que em outras edições dos Jogos, o grande destaque ficou para o simbolismo de cada elemento, o que gerou grande emoção, com a pira olímpica, que é a menor da história para diminuir a quantidade de gazes poluentes produzidos.
A cerimônia marcou o início oficial da Olimpíada, com exceção do futebol masculino e feminino que teve disputas desde a última terça-feira, 3.
Portal UFJF 2016
UFJF 2016 no Facebook e no Instagram