(Foto: Twin Alvarenga)

Canadenses do Atletismo terão a companhia do cantor, violonista e compositor Roger Resende antes da cerimônia (Foto: Twin Alvarenga)

A delegação de atletismo do Canadá assistirá à cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, nesta sexta-feira, às 20h, ao ritmo de samba.

Reunidos no hotel, os canadenses terão a companhia do cantor, violonista e compositor Roger Resende antes da cerimônia. Técnicos e atletas solicitaram à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) um espaço para assistirem juntos à solenidade, com apresentação musical.

Enquanto o samba embalará os momentos pré-cerimônia, parte da equipe de levantamento de peso da China estará treinando no campo da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid/UFJF). A preparação continua para o vice-campeão mundial de arremesso de peso Gong Lijiao, que tem priorizado treinos à noite. Até às 17h desta sexta, a equipe chinesa mantinha a programação da equipe, com início às 19h45.  

Lijiao

(Foto: IAAF)

Vice-campeão mundial de arremesso de peso, Gong Lijiao continuará a rotina de treinos noturnos (Foto: IAAF)

Com 27 anos e passando por sua terceira Olimpíada, Gong Lijiao é uma das promessas da delegação chinesa de atletismo. Nos últimos quatro anos, conquistou marcas importantes como o segundo lugar no Mundial de Atletismo, em 2015 e o bronze nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

“Acredito que a cerimônia será muito bonita, assim como foi a de Pequim. A competição é muito difícil, e preciso manter o preparo físico e técnico, como venho trabalhando com meu treinador há dois anos. Por isso continuarei as atividades técnicas e de musculação”, disse Lijiao, por meio de intérprete de mandarim, a qual indicou que a equipe poderia assistir à reprise da cerimônia.

Lijiao comentou ainda sobre a estrutura do complexo esportivo da UFJF. “A estrutura aqui é muito boa e tem me ajudado bastante no meu objetivo de manter o preparo para a competição”.

A prova do arremesso de peso acontecerá no dia 18 de agosto no Estádio Olímpico (Engenhão), com classificatórias pela manhã e finais à noite. Os grandes destaques da modalidade nos Jogos Olímpicos serão, além de Lijiao, o alemão David Storl, prata em Londres, e o americano Joe Kovacs, atual campeão mundial.