Para comemorar o mês do Folclore, o Museu de Cultura Popular, do Forum da Cultura, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), preparou a exposição “Folclore brasileiro”. A mostra reúne peças em cerâmica e serigrafias sobre algumas danças folclóricas brasileiras. As visitas poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 14 às 18h, até 2 de setembro. A entrada é franca.
O mês de agosto marca as comemorações do Folclore Nacional, que tem o dia 22, como data oficial da celebração. Destaca-se uma rica herança cultural, fruto da miscigenação e da formação do povo brasileiro, que está presente no nosso dia a dia, por meio das danças, das lendas, das parlendas, das comidas e dos rituais.
A mostra “Folclore brasileiro” revisita o imaginário da nossa cultura, por meio das danças dramáticas representadas em obras do artesanato popular. O público poderá conferir estatuárias de danças e folguedos folclóricos como Dança do pau de fita, Ciranda, Dança da cobra e Jongo.
O boi aparece como protagonista em diversas manifestações da nossa cultura. Na exposição “Folclore Brasileiro”, a representação do animal está presente nas danças e dramatizações do Bumba-meu-boi, celebrado no Maranhão; do Boi-bumbá, festejado no Amazonas e no Pará; e do Boi de mamão, em Santa Catarina. As peças chamam a atenção pela riqueza de detalhes na pintura e no acabamento.
Das festas religiosas que têm origem na cultura afro-brasileira, destacam-se as peças que retratam a Festa de São Benedito e a Congada. As obras, em cerâmica pintada, evidenciam músicos e dançarinos em um cortejo que une cultura popular e devoção.
Também estão expostas seis serigrafias, com imagens de cortejos de Maracatu, Reisado e Frevo, assinadas por Leandro Loureiro e Regis. Outro destaque da mostra é uma Mulinha, confeccionada com tecidos coloridos, criada por Dirceu Nery, para o espetáculo “O Coronel de Macambira”, de Joaquim Cardoso.
Museu de Cultura Popular
O Museu de Cultura Popular proporciona aos visitantes exposições que retratam a cultura brasileira, as práticas, as crenças e os saberes populares e evidencia o trabalho de artistas renomados, assim como artesãos anônimos.
Contando com mais de três mil peças, o Museu de Cultura Popular oferece aos visitantes e pesquisadores uma eclética coleção de objetos de cultura popular, em coleções nacionais e estrangeiras. Destaque especial à cerâmica portuguesa, nordestina e mineira que figuram ao lado de coleções de brinquedos populares mineiros, imagens religiosas, trançados, tecidos e presépios.
O Forum da Cultura fica localizado na Rua Santo Antônio 1.112, no Centro da cidade.
Outras informações: (32) 3215-3850 (Forum da Cultura-UFJF)