A quantidade de atletas eslovacos que estão treinando na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) subiu nesta quarta-feira, 3, para 16. O mais novo integrante é Ondrej Kruzel, do levantamento de peso, na categoria de homens acima de 105 quilos.
Acompanhado do técnico, o esportista fez o seu primeiro treino, nesta quarta, na Faculdade de Educação Física e Desportos da UFJF (Faefid). Durante uma hora, manteve o foco em movimentos básicos da modalidade, aumentando frequência e carga.
Kruzel, de 27 anos, afirmou que se prepara com muita intensidade, no período que antecede os Jogos Olímpicos Rio 2016. A prova de sua categoria ocorre, no dia 16 de agosto, com a participação de um brasileiro, Fernando Reis. É da disputa de homens acima dos 105 quilos que vem o recorde olímpico no levamento de peso. O iraniano Hossein Rezazadeh ergueu, em Sydney 2000, 472,5 quilos.
Único representante de seu país, no levantamento de peso, Ondrej Kruzel disse ter a expectativa de conquistar medalha. No Campeonato Europeu da modalidade, disputado em abril deste ano, o eslovaco tirou do chão 355 quilos, ficando na 16ª posição. Simpático, elogiou a estrutura da instituição e os brasileiros. “São muito amigáveis. E a comida é muito gostosa.”
Equipe reforçada
Kruzel junta-se a cerca de 320 atletas e profissionais da comissão técnica de oito países que firmaram acordo com a UFJF, para treinar, principalmente, no complexo de esportivo da Faculdade de Educação Física e Desportos da instituição.
Estão atualmente na instituição, equipes olímpicas de atletismo de Canadá, China, Eslováquia, Estados Unidos, Estônia, Polônia e Qatar, e a equipe de levantamento de peso da Eslováquia. A delegação paralímpica do Canadá prevê sua chegada a Juiz de Fora no próximo dia 28. E a seleção masculina de vôlei do Egito permaneceu na cidade até o dia 31 de julho.