Veículo: Tribuna de Minas

Editoria:

Data: 01/08/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/atletas-olimpicos-da-estonia-chegam-para-treinar-na-ufjf/

Atletas olímpicos da Estônia chegam para treinar na UFJF

 AUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe mais dois atletas olímpicos a partir desta terça­feira (2). Os representantes da Estônia e seus respectivos técnicos devem ficar em Juiz de Fora até 13 de agosto em preparação para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Grit Šadeiko obteve a 15ª posição no heptlato no Mundial de Pequim, em 2015. Rasmus Mägi é o medalhista de prata do Campeonato Europeu de Atletismo, disputado em 2014, com a marca de 49s06, obtido em Zurique, na Suíça. Esta será a segunda Olimpíadas do atleta. Já Maris Mägi estreará nos Jogos Olímpicos.

————————————

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria:

Data: 01/08/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/juiz-de-fora-mais-cosmopolita-e-olimpica/

Juiz de Fora mais cosmopolita e olímpica

Os juiz­foranos mais atentos já perceberam: a cidade está diferente. São sotaques diferentes, uma movimentação de gente vestindo uniformes com cores que não as da nossa bandeira, pessoas que franzem a testa em sinal de desentendimento ao ouvir nosso português. A cidade está mais olímpica. Depois de receber a seleção de vôlei masculino do Egito (que já foi para o Rio), e a delegação de atletismo da China, a cidade passa a hospedar, para a aclimatação dos Jogos Olímpicos do Rio, as equipes de atletismo dos Estados Unidos (decatlo), Canadá, Catar e Polônia, que desembarcaram por aqui no último domingo (31). Nesta segunda (1º de agosto), os atletas dos EUA, Canadá e Polônia, todos hospedados no Independência Trade Hotel, conheceram e pareciam muito bem adaptados ao café da manhã tipicamente brasileiro, com direito, óbvio, ao mineiríssimo pão de queijo; o amado pãozinho de sal; broas e bolinhos; e até bem­casados. Ainda no domingo, os canadenses e poloneses estiveram na Faculdade de Educação Física (Faefid) da UFJF para fazer um treino de aquecimento e conhecerem o local. Ingressos gratuitos para alguns dos treinos desta semana já estão disponíveis e podem ser adquiridos pelo site —http://www2.ufjf.br/ufjf2016/participe/.

———————————–

Veículo: O Tempo

Editoria:

Data:  02/08/2016

Link: http://www.otempo.com.br/superfc/juiz-de-fora-e-estrutura-local-ganham-elogios-de-velocista-canadense-1.1348304

Juiz de Fora e estrutura local ganham elogios de velocista canadense

Experiente Angela Whyte tem gostado do período de aclimatação na Zona da Mata Mineira

 

Classificada para os 100m com barreiras dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Angela Whyte faz sua preparação final em Juiz de Fora. Ela e outros 34 esportistas de seu país têm utilizado a estrutura da Universidade Federal de Juiz de Fora para os últimos treinamentos antes do embarque para o Rio. E a velocista tem gostado do que tem visto.

“Juiz de Fora é uma cidade linda e a estrutura aqui é incrível, realmente muito boa para treinarmos. O tempo também ajuda, pois já estamos acostumados a temperaturas parecidas”, comenta.

Whyte disputará sua terceira Olimpíada. Anteriormente, a corredora de 36 anos foi sexta colocada em Atenas 2004 e 23ª melhor em Pequim 2008. Além dela, o Canadá também contará com Nikkita Holder e Phylicia George nos 100m com barreiras da Rio 2016.

Além dos canadenses, as equipes da China e Polônia também treinaram nesta terça em Juiz de Fora. Já a delegação da Eslováquia, que chegou na noite de segunda-feira, apenas fez um reconhecimento do espaço. Quem também trabalhou foi o atual campeão olímpico e recordista mundial do decatlo, o americano Ashton Eaton, ao lado de sua mulher, a também atleta Brianne Theisen-Eaton, canadense.

—————————————————–

Veículo: TV Integração

Editoria:

Data: 02/08/2016

Link: http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/integracao-noticia/videos/v/inscricoes-abertas-para-o-programa-de-formacao-empreendedora-do-critt-da-ufjf/5205565/

Inscrições abertas para o programa de formação empreendedora do Critt da UFJF

———————————

Veículo: TV Integração

Editoria:

Data: 02/08/2016

Link: http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/integracao-noticia/videos/v/delegacao-da-estonia-deve-desembarcar-nesta-terca-feira-no-campus-da-ufjf/5205597/

Delegação da Estônia deve desembarcar nesta teça-feira no campus da UFJF

————————————————-

Veículo: Acessa.com

Editoria:

Data: 02/08/2016

Link: http://www.acessa.com/educacao/arquivo/noticias/2016/08/02-faculdade-servico-social-ufjf-abre-vagas-para-mestrado/para-mestrado/

Faculdade de Serviço Social da UFJF abre 20 vagas para o mestrado

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou edital para preenchimento de 20 vagas para o mestrado em Serviço Social, turmas 2017. O curso apresenta como área de concentração o tema “Questão Social,Território, Política Social e Serviço Social”, articulado em duas linhas de pesquisa: “Políticas Sociais e Gestão Pública” e “Serviço Social e Sujeitos Sociais”.

As inscrições acontecem entre os dias 15 de agosto e 16 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, na Secretaria de Pós Graduação em Serviço Social, ou pelos Correios,

desde que os documentos sejam enviados até 16 de setembro. Podem se inscrever pessoas que possuam diploma ou documento equivalente de graduação na área, reconhecido pelo Ministério da Educação, ou diploma estrangeiro revalidado. O valor da inscrição é de R$ 100.

É preciso preencher o formulário de inscrição disponível no site do Programa de Pós ­Graduação, além de enviar Curriculum Vitae conforme modelo especificado no edital e cópia do comprovante de depósito da taxa de inscrição, paga por meio da Guia de Recolhimento da União. Os interessados devem ficar atentos aos outros documentos necessários, informados no edital.

O processo seletivo é composto por uma prova escrita, no dia 3 de outubro, baseada na bibliografia definida no edital; uma avaliação do projeto de pesquisa; uma entrevista do candidato com a Comissão de Seleção, para avaliação do Curriculum Vitae, dos documentos referentes à

história acadêmica do candidato e do projeto de pesquisa e, por fim, prova escrita de suficiência em língua estrangeira, consistindo na leitura e compreensão de texto relacionado à temática do Programa, redigido, à escolha do candidato, em espanhol, francês ou inglês. O resultado da homologação das inscrições será divulgado no dia 23 de setembro.

—————————————–

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria:

Data: 02/08/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/iaem-um-projeto-de-muitos-para-todos/

IAEM: um projeto de muitos, para todos

De acordo com o Indicador de Atividade Econômica Municipal (IAEM), elaborado por integrantes do projeto de extensão CMC Jr. da Faculdade de Economia da UFJF, Juiz de Fora é a cidade com o melhor desempenho entre 142 municípios da região da Zona da Mata no primeiro quadrimestre deste ano. O IAEM é construído a partir de variáveis que permitem mensurar o nível de atividade econômica dos municípios, considerando informações referentes ao comércio exterior, movimentação bancária, finanças públicas e emprego. A partir do IAEM, é possível notar que Juiz de Fora não só apresentou o maior nível de atividade econômica na região da Zona da Mata, como também manteve um comportamento relativamente estável da sua economia, ao longo dos meses. Em termos de oscilação mensal do indicador, sempre em relação ao mês anterior, houve variação de 0,04%, 0,18% e ­3,91% em fevereiro, março e abril, respectivamente. O maior nível de abertura da economia de Juiz de Fora foi o que mais contribuiu para o resultado positivo do município em fevereiro. Argentina, Espanha, Peru e Estados Unidos são os principais parceiros comerciais de Juiz de Fora, sendo automóveis para transporte de mercadorias, zinco em formas brutas e minério de zinco os principais produtos comercializados. Em março, o crescimento de 1,80% na arrecadação fiscal favoreceu, em grande parte, a elevação da atividade econômica da cidade. De certo modo, os resultados de fevereiro e março sugerem que a economia de Juiz de Fora tem se mostrado aquecida e, ao mesmo tempo, diversificada. Em abril, contudo, a economia local operou 3,91% abaixo do observado no mês anterior. Entre os principais motivos para a queda do IAEM estão a redução da atividade bancária (­5,52%) e a diminuição dos fluxos de comércio (­21,89%) na cidade. Ainda que no mês de abril não tenha sido mantida a trajetória de crescimento da atividade econômica em Juiz de Fora, a cidade seguiu com o melhor desempenho entre os municípios da Zona da Mata. A partir do acompanhamento histórico do índice, os integrantes do projeto farão um monitoramento mensal da atividade econômica de um município, bem como a comparação do mesmo com outros municípios. Tal análise pode ser útil tanto para o setor público (formulador de políticas) quanto para o setor privado (decisor). Conhecer a atividade econômica de uma região permite uma alocação mais eficiente dos recursos a partir de um processo mais consistente de tomada de decisão, além de abrir espaço para a discussão de melhores alternativas para a sociedade. De olho nesses efeitos benéficos, convidamos a todos que tenham interesse em conhecer a economia local e seu entorno a nos visitar mensalmente, por meio da nossa página (www.ufjf.br/economia/projetos/cmc­jr  e a acompanhar o indicador e as análises dele derivadas. Agindo assim, todos estarão fazendo parte do processo de pensar o seu município e a nossa região.

IAEM: um projeto de muitos, para todos

Por Fernando S. Perobelli, Ramon G. Cunha, Inácio F. Araújo Junior, Leandro V. Pereira, Joyce A. Guimarães e Adryse V. Lima. Email para: cmcjr.ufjf@gmail.com

———————————————

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria:

Data: 02/08/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/egito-leva-boa-impressao-da-cidade/

Egito leva boa impressão da cidade

A seleção masculina de vôlei do Egito foi a primeira delegação estrangeira a deixar Juiz de Fora rumo ao Rio para a disputa dos Jogos. Os africanos partiram no último domingo (31), após uma semana de hospedagem na cidade, oito treinos realizados e dois amistosos vencidos diante do Minas Tênis Clube no ginásio da Faculdade de Educação Fìsica e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Os visitantes, segundo o diretor da Faefid, Maurício Bara Filho, levaram uma boa impressão da acolhida que receberam na cidade. Disseram que foi uma experiência muito valiosa, que a estrutura estava adequada e que tinham tudo o que precisavam. Deixamos um caminho aberto para futuras conversas sobre voltarem a treinar aqui. A partida africana estava prevista apenas para amanhã. A mudança na programação, conforme Bara, ocorreu porque conseguiram dois amistosos no Rio de Janeiro contra outras seleções estrangeiras, o que ajuda muito na preparação, informou o diretor da Faefid. Para Bara, a presença da seleção do Egito na cidade marcou de forma positiva os amantes do voleibol.”Tivemos contato com uma escola diferente e vimos, nos amistosos, o quanto Juiz de Fora gosta de vôlei. ” O professor ressaltou o elogio recebido dos egípcios sobre a calorosa recepção juiz­ forana, com o envolvimento de acadêmicos e torcedores que acompanharam os treinos. “Isso marca as pessoas que nunca tinham assistido a um jogo. Eles passam a gostar do esporte e acompanhar a equipe local. Foi perfeito.Tivemos vários alunos envolvidos todos os dias, organizaram os amistosos com perfeição, o que nos deixa muito feliz.  Sinal que o voleibol está marcando os alunos também. Tivemos, no decorrer dos anos, os cinco continentes presentes na UFJF. Já vieram a seleção juvenil da Argentina e o UPCN, os russos, os japoneses, a Austrália e, agora, o Egito.”

————————————

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria:

Data: 02/08/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/torcedores-vibram-com-os-treinos-na-ufjf/

Torcedores vibram com os treinos na UFJF

A concentração é total. O silêncio só é quebrado pelo chamado dos quero ­queros na beira do gramado, o motor de um caminhão na rua de cima e por frases baixas e pontuais de técnicos e atletas. Em chinês, inglês, polonês e eslovaco. A quatro dias da abertura oficial da Rio 2016, a Tribuna esteve ontem pela manhã na pista de atletismo da Faculdade de Educação Física (Faefid) da UFJF para conferir a preparação das delegações de atletismo de China, Canadá, Polônia, Eslováquia e do norte­americano Ashton Eaton, favorito do decatlo nos Jogos Olímpicos. O atleta, considerado um dos mais completos do mundo, está treinando com os canadenses para ficar perto da esposa, que é do Canadá, Brianne Theisen­Eaton, medalhista de prata nos mundiais de 2013 e 2015 no heptatlo. O casal fez atividades em conjunto, já que divide o mesmo técnico. E os canadenses parecem ser os mais preocupados em manter a tranquilidade absoluta durante os treinamentos. Foi deles o pedido de colocação de avisos junto ao alambrado para que o público faça silêncio. Também solicitaram que a imprensa não chegasse perto demais da área de salto em distância. Entre as 10h e o meio­ dia de ontem, sob céu azul e um sol que pediu uso de protetor solar, quem esteve na arena pôde ver de pertinho “as feras” se revezando para utilizar os equipamentos do entorno da pista de atletismo, que atende todas as provas de pista e campo, como corrida com barreiras, salto em altura, lançamentos de dardo e de martelo. Sombra, só para quem optou por ver tudo das arquibancadas ou perto da mata que fica ao fundo da pista. O professor de história do 6º ano do Colégio Militar Luna Freire foi um dos que preferiu ficar bem pertinho do alambrado para não perder um movimento sequer. Com máquina fotográfica pendurada no pescoço, boné e óculos escuros, ele conta que está tirando fotografias para ressaltar para seus estudantes a “importância do sacrifício”. “Não viemos ao mundo a passeio. Quero mostrar para eles um paralelo entre o treinamento destes atletas e a vida lá fora. Da mesma forma que meus alunos necessitam se esforçar para fazer o vestibular, por exemplo, aqui também é preciso dedicação. Quem vê os resultados no pódio, após a conquista de uma medalha, não imagina o quanto o atleta ralou”, compara. Para o dentista Lagrange Augusto, assistir os atletas em ação traz uma nostalgia recheada de emoção. Ele levou a filha Alice, de 6 anos, para ver os atletas de alto rendimento. Quando pergunto à pequena o que ela mais gostou, a resposta vem depressa: “da chinesa do salto com vara”. Por que? Tímida e com apoio das explicações do pai, Alice revela que em casa tem uma foto do vovô Lagrange, que também saltava com vara. “Nós ainda temos o equipamento que ele usava lá em casa. Aliás, não é fácil de guardar (risos). Meu pai, que já faleceu, estaria muito orgulhoso deste evento”, conta o Lagrange filho. Ali perto, uma atleta canadense que treina corrida com barreiras bate em um obstáculo. Do alto dos seus 76 anos e com uma vida inteira de experiência, o professor aposentado e um dos fundadores da Faefid, Hamlet Pernisa sentencia: “Você percebeu porque ela atingiu a barreira? Estava desalinhada. Que coisa linda ver tudo isso. Fico até arrepiado. É uma oportunidade única”. Pernisa afirma que vai ao Rio no próximo dia 12 e fica até o dia 18. “Só vou ver o atletismo.”

Técnicos focados

Apesar de todo o foco nos treinamentos, o lendário técnico norte-­americano Randall Huntington, um dos que estão à frente da equipe chinesa de atletismo, há três anos, concedeu uma rápida entrevista por volta do meio­ dia, enquanto alguns atletas faziam exercícios de relaxamento na piscina coberta. Para ele, o país asiático tem boas chances de subir ao pódio nestes Jogos Olímpicos. “Nós ficaremos em Juiz de Fora até o dia 9, para encarar as competições nos dias 12 e 13 no Rio”, revela. Quando perguntei se eles ficarão por aqui para conhecer o país, disse que gostaria, mas a agenda está apertada, pois ainda vão enfrentar três competições na Europa. O técnico da Eslováquia Martin Pupis também conversou com a Tribuna. Simpático, comentou que, para eles, Juiz de Fora é uma espécie de metrópole. “Nossa maior cidade tem pouco mais de 500 mil habitantes, então, para nós, aqui é enorme”, disse entre risos. Sobre a expectativa de medalhas no Rio 2016, ele citou o campeão mundial de marcha atlética de 50km, Matej Toth, que deve chegar nos próximos dias, e os atletas Martina Hrasnova e Marcel Lomnicky, ambos no arremesso de martelo.

———————————————

Veículo: Lance!

Editoria:

Data: 03/08/2016

Link: http://www.lance.com.br/rio2016/nao-considero-melhor-atleta-mundo-diz-recordista-decatlo.html

‘Não me considero o melhor atleta do mundo’, diz recordista do decatlo

Favorito ao ouro na sua modalidade, que envolve dez provas do atletismo, e campeão de todas as competições mundiais de que participou desde 2012, americano Ashton Eaton coleciona medalhas em campeonatos mundiais

A vontade de fazer sempre o melhor de si é um dos principais fatores que move o recordista mundial e campeão olímpico do decatlo, Ashton Eaton.

– Às pessoas que dizem: ‘Ei, você tentará ganhar medalha de ouro novamente e somente pouquíssimas pessoas conseguiram isso’. Eu digo que, como atleta, quais são as minhas escolhas? Tentar vencer, ou não. A premiação é secundária. Se ganho por fazer o meu melhor, tudo bem. Se não venço, mas fiz o meu melhor, ainda assim está bem, porque tentei – disse o atleta americano, nesta quarta-feira, em entrevista.

Favorito ao ouro na sua modalidade, que envolve dez provas do atletismo, e campeão de todas as competições mundiais de que participou desde 2012, o americano não se considera o melhor esportista do mundo. 

– Há vários atletas muito bons. Sou o que escolheu o decatlo. Mas penso que outros que decidiram atuar com eventos combinados [decatlo, heptatlo e outros], alcançaram pontuação muito boa. Só sou bom no que faço – destacou Eaton, que está treinando na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Desde que iniciou treinamentos com o técnico Harry Marra, em 2009, depois de não obter classificação para a Olimpíada de Pequim, em 2008, Eaton passou a colecionar medalhas em campeonatos mundiais. 

– Estou indo ao Rio para tentar vencer, espero que isso aconteça. Penso que será uma grande competição.

Para embalar a possível vitória e a de seus fãs, o americano e sua mulher, a heptatleta canadense Brianne Theisen-Eaton, criaram a campanha #WhatsYourGold (Qual é o seu ouro?). O objetivo é motivar pessoas a implementarem atitudes “para vencer” na vida. “Seja isso conseguir uma promoção, começar um negócio ou ajudar em trabalho de caridade. Recebemos muita inspiração vinda de jovens”, disse o atleta, acrescentado que seu “ouro” é vencer. Já o fã ganhador da campanha estará, no dia 10 de agosto, no Rio de Janeiro.

A cidade-sede da Olimpíada também teve papel preponderante na relação dele com Brianne. Os dois começaram a sair juntos nos Jogos Pan-Americanos, realizados na cidade, em 2007. Desde o casamento, em 2013, o casal tem figurado como uma das estrelas do esporte, nos Estados Unidos. 

– É muito importante treinar com Brianne. Ela é boa em tudo que não sou, principalmente em relação a alimentação, a planejamento e a muitos pequenos detalhes, os quais nos torna melhor como atletas. Tento ser um apoiador mental para ela. Espero que ela vença. É o meu sonho.

À noite alguns sonhos são sobre provas. Apesar de não realizar nenhuma prática específica de preparação mental para as competições, diz que, algumas vezes, sonha com as disputas, assim como outros atletas, segundo o americano. Uma prova, no entanto, não entra na fase onírica tampouco na realidade. Eaton não treina para os 1.500 metros. “Há outras nove provas. Esta é só uma.”

—————————————————–

Veículo:  A Crítica de Campo Grande

Editoria:

Data: 03/08/2016

Link: http://www.acritica.net/editorias/geral/o-novo-codigo-de-etica-do-advogado-sera-o-assunto-da-proxima-semana/171757/

“O Novo Código de Ética do Advogado” será o assunto da próxima Semana Jurídica

Depois de abordar o tema “Delação Premiada”, a Semana Jurídica apresenta uma nova palestra no próximo dia 8 de agosto

Depois de abordar o tema “Delação Premiada”, a Semana Jurídica apresenta no próximo dia 8 de agosto palestra sobre “O Novo Código de Ética do Advogado”, que deve entrar em vigor no mês de setembro. O professor emérito da Universidade Federal de Juiz de Fora, ex-conselheiro Federal da OAB, autor de obras jurídicas e titular da Medalha Rui Barbosa, Paulo Roberto de Gouvêa Medina, será o palestrante da noite.

As palestras da Semana Jurídica serão gratuitas durante todo o mês de agosto em comemoração ao Dia do Advogado. Com carga horária de 4h/aula, o evento acontece das 19h às 21h na sala da ESA/MS.

O diretor-geral da ESA/MS, Ricardo Pereira, explica que a vigência do Novo Código de Ética a partir do dia 1º de setembro é uma nova produção do Conselho Federal que vai afetar toda a advocacia. “A gente trouxe para a Semana Jurídica um especialista no assunto para falar aos advogados sul-mato-grossenses acerca dos pontos peculiares deste novo Estatuto”.

Currículo: Paulo Roberto de Gouvêa Medina

Como decano do Conselho Federal, presidiu os Colégios Eleitorais que elegeram as diretorias da OAB Nacional para os triênios 2010/2013 e 2013/2016. Foi presidente, por dois períodos, da Comissão Nacional de Ensino Jurídico da OAB, hoje denominada Comissão Nacional de Educação Jurídica.

Procurador aposentado, ex-procurador-geral e presidente de Honra da Associação dos Procuradores Municipais de Juiz de Fora. Membro Efetivo do Instituto dos Advogados Brasileiros – IAB (fazendo parte de suas Comissões de Direito Processual Civil e de Direito Administrativo) e do Instituto dos Advogados de Minas Gerais – IAMG (cujo Conselho Superior integra). Membro do Instituto de Direito Comparado Luso-Brasileiro.

———————————————————————

Veículo: G1

Editoria:

Data: 03/08/2016

Link: http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2016/08/hu-da-ufjf-comemora-50-anos-com-programacao-especial.html

 HU da UFJF comemora 50 anos com programação especial

Festividades buscam celebrar o trabalho dos envolvidos na instituição.Eventos começam nesta quinta-feira (4) e seguem até o dia 11 de agosto.

 O Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) completa 50 anos na próxima segunda-feira (8). Para comemorar, a instituição divulgou uma programação especial a partir desta quinta-feira (4) com solenidades e apresentações culturais.

De acordo com o superintendente do HU, Dimas Araújo, as festividades buscam celebrar o trabalho de todos os envolvidos desde a inauguração.

Nesta quinta-feira (4) a programação começa às 13h com o Fórum de Ouvidorias do Sistema Único de Saúde (SUS), na unidade Santa Catarina, que fica na Rua Catulo Breviglieri, no Bairro Santa Catarina. Na ocasião será empossada a Comissão de Ética de Enfermagem do HU.

Às 15h o ouvidor da UFJF, professor Lênio de Paula Mota, vai falar sobre “A importância do serviço de ouvidoria na Rede de Atenção à Saúde”. E às 16h, a presidente da Rede Ouvir/Rios, Samantha Borchear, apresentará um panorama dos atendimentos da rede. Segundo a instituição, também estão programadas apresentações culturais.

Na segunda-feira (8), a partir das 8h30, também na unidade Santa Catarina, estão programados ato ecumênico, entrega de Menção Honrosa, além da apresentação do Coral Gavroche.

Já no dia 10, a partir das 9h, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps), localizado no na Rua Melo Franco, 11, no Bairro São Mateus, será palco de apresentações culturais, organizadas pelos colaboradores Bruno Azevedo Freitas e Edmar Lima. Ainda no dia 10, a partir das 14h, no hall de entrada da Unidade Dom Bosco, na Avenida Eugênio do Nascimento, Bairro Dom Bosco, os colaboradores Gabriela de Oliveira Clemente e Paulo Silva também farão uma apresentação cultural para os presentes.

Encerrando a programação, no dia 11, a partir das 19h30, no Auditório Gilson Salomão, da unidade Santa Catarina, está programada uma saudação aos profissionais que trabalharam na instituição ao longo dos seus 50 anos e visita à exposição de quadros dos usuários do Caps e condecorações recebidas pelo HU e seus profissionais. Fechando a noite comemorativa, haverá a apresentação do Coral Pró-Música/UFJF, sob a regência do maestro Vitor Casemiro.

————————————-

Veículo: Acessa.com
Editoria:
Data: 03/08/2016
Link: http://www.acessa.com/mulher/arquivo/noticias/2016/08/02-maes-reunem-para-amamentacao-coletiva-proximo-sabado-ufjf/
Mães se reúnem para amamentação coletiva no próximo sábado na UFJF
Várias mães vão se reunir com seus bebês, no próximo sábado, 6 de agosto, para um momento simbólico de amamentação coletiva, no Jardim Sensorial da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento chamado “A Hora do Mamaço” pretende incentivar mães do município e de mais de 80 cidade de todo o Brasil para este ato de amor com seus filhos. A ação será de 10h às 12h. Além de enfatizar sobre a importância do leite materno para a saúde e desenvolvimento da criança, o Mamaço traz neste ano o tema “Aleitamento Materno: Presente Saudável, Futuro Sustentável”.
Conforme uma das coordenadoras, Luiza Miguel, da Aliança de Mulheres pela Maternidade Ativa (AMMA­JF), responsável pelo evento, o tema destaca a necessidade da amamentação também para evitar a produção de lixo, causado pelo consumo das fórmulas de leite. “Sustentabilidade também se encaixa na temática deste ano. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o leite materno deve ser o único alimento do bebê até os seis meses de vida, excluindo até a água, e este alimento pode ser estendido até os dois anos, com o complemento de outros alimento”, destaca.
A psicóloga e doula afirma ainda que o leite da mãe é a primeira vacina do recém nascido e se torna fundamental para a criação do vínculo da mãe com o bebê. “Muitos dizem que não é bom mamar o colostro ­ primeiro leite produzido após o parto, mas este leite é fundamental para a adaptação digestiva do bebê na vida extra uterina”, complementa.
Grupo de mamães no Facebook é usado para troca de experiência em JF Banco de Leite Humano promove curso para gestantes Violência sexual: mulheres buscam cursos de defesa pessoal para autoproteção
O evento criado em 2006 na França, teve sua primeira edição no Brasil, em 2012, sempre na semana do Aleitamento Materno. Luiza destaca que o dia do Mamaço é aberto a todas as mães que desejam compartilhar experiências e vivenciar este momento de mobilização. “Estarão reunidas várias consultoras de amamentação, doulas, para que as mães também possam tirar dúvidas. Sempre é bom o encontro de mães. A gente se ajuda. Existe uma frase que diz que é preciso uma aldeia para cuidar de uma criança. Quando elas se juntam, elas se ajudam e se fortalecem”.
Programação AMMA­JF
Luiza Miguel lembra que a AMMA­JF possui uma programação intensa para o mês de agosto, voltado para todos pais e mães que desejam tirar dúvidas. Os eventos são gratuitos.
“No dia 20 teremos um curso para gestante, que acontece das 14h às 18h, na UFJF. As inscrições serão abertas em breve. Já no dia 27, será a nossa Roda de Conversa, com tema especial para os pais. Também acontece no Jardim Sensorial da UFJF, a partir das 10h, com duas horas de duração”, destaca a psicóloga.
As inscrições para os cursos podem ser feitas através de links divulgados na página oficial da AMMA­JF.

——————————————–

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria:

Data: 03/08/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/festas-no-campus-da-ufjf/

Festas no campus da UFJF

Hoje (sábado, dia 30 de julho), bem cedo, próximo às faculdades de Direito, Administração, Pedagogia e Comunicação, além de boa parte da Praça Cívica, dezenas de jovens embriagados, alguns visivelmente sob a influência de drogas, inclusive menores (meninos e meninas), descartavam garrafas e copos de bebidas em todos os lugares possíveis e imaginados. Alguns urinavam na cerca viva rente ao passeio; outros gritavam palavrões e eram agressivos com os transeuntes. Os carros estacionados na faixa seletiva impediam a movimentação de quem estava ali para caminhar ou pedalar. Os seguranças, educados e presentes, sentiam­se impotentes para tentar colocar ordem “na casa”, até porque suas atribuições são restritas à preservação do patrimônio da UFJF, que, mesmo assim, tem sido constantemente dilapidado por vândalos infiltrados nestes festejos. Não nos esqueçamos da adolescente de 17 anos que teria sido violentada em comemoração de calouros nas dependências da UFJF em 2012, um acontecimento trágico e que levou à proibição de festas no campus por um bom tempo. Mas, ao que tudo indica, a atual administração se esqueceu desse episódio e parece ter como política uma abertura total e geral dos espaços da UFJF, muitas vezes, sem relação com a pesquisa, o ensino e a extensão. Acredito que a maioria defende o uso do espaço da UFJF para todos os segmentos, vale dizer, para a comunidade acadêmica e população em geral, contudo, de modo ordeiro, com limites e regras precisas. Muito me incomoda o barulho ensurdecedor dos carros, motos e ambulâncias que transitam o dia todo pelo anel viário (está ficando cada vez mais difícil trabalhar e estudar na UFJF), outra questão que até o presente momento nenhum reitor ou reitora se dispôs a enfrentar (transferem a responsabilidade para o poder municipal, estadual, federal, etc.). O ambiente no Campus da UFJF está se transformando… para pior. A verdade é essa, e isso é triste.