Atleta canadense dos 100 metros com barreiras, Angela Whyte é uma das mais experientes da delegação de 35 esportistas do seu país que estão em preparação, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), para os Jogos Olímpicos. Ela disputará a terceira olimpíada, depois de ter ido a Atenas, em 2004, e a Pequim, em 2008, quando ficou na 6ª e na 23ª posições respectivamente.
Whyte elogiou a estrutura da UFJF e a cidade: “Juiz de Fora é uma cidade linda, e a estrutura aqui é incrível, realmente muito boa para treinarmos. O tempo também ajuda, pois já estamos acostumados a temperaturas parecidas.”
Em sua mais recente competição internacional, Whyte ficou em quinto lugar, no Mundial Indoor de Atletismo (em estádio coberto), disputado em março deste ano. Na versão da competição, em pista aberta, em 2013, obteve a sexta colocação. Em pan-americanos, a canadense conquistou as medalhas de prata, em 2011, e de bronze, em 2007.
Aos 36 anos, Angela compõe o trio feminino de atletas classificado para competir, na Rio 2016, na prova de 100 metros com barreiras. As duas outras esportistas são Nikkita Holder e Phylicia George.
Manhã na Faefid e na BR-440
Equipes da China, da Polônia e do Canadá dividiram o espaço de treinamentos da Faculdade de Educação Física e Desportos da UFJF (Faefid), na manhã desta terça-feira, 2, enquanto outros atletas asiáticos e norte-americanos correram e marcharam na BR-440.
A delegação da Eslováquia, que chegou na noite de segunda, fez apenas reconhecimento do espaço e apontou aspectos positivos da estrutura da Faefid. Os eslovacos ainda interagiram com o público, tirando fotos.
O atual campeão olímpico e recordista mundial do decatlo, Ashton Eaton, fez leve corrida com sua mulher, Brianne Theisen-Eaton, e enfatizou saltos em altura.