Movimentar o mercado de soluções de mobile e hardware para o agronegócio do leite é o intuito do concurso “Ideas for Milk”. Os interessados já devem fazer suas inscrições online até dia 12 de outubro. Podem participar equipes informais ou startups já constituídas, com ideias de projetos inovadores para modelos de negócio, produtos, processos, serviços e tecnologias. As propostas devem ter foco nas grandes áreas temáticas do agronegócio do leite, como insumos agropecuários, logística de captação e distribuição do leite e indústria de laticínios.
Serão selecionados 40 projetos que seguirão para a 2ª fase, constituída por oito finais locais, nas universidades parceiras. Apenas um ganhador de cada final local seguirá para a nacional. Organizado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a competição pretende fomentar uma das cadeias mais produtivas e com grande movimentação financeira no mercado brasileiro.
Para o diretor de Inovação da UFJF, Ignacio Godinho Delgado, o “Ideas for Milk” é uma oportunidade para despertar vocações entre estudantes e pesquisadores da região. “Além de estreitar a parceria com uma empresa pública que é referência nacional e internacional em pesquisas no setor do agronegócio, o concurso vai conectar as nossas iniciativas de pesquisa e inovação e fortalecer também as atividades que já existem na UFJF na área do ensino e da pesquisa ligadas ao setor de laticínios. Significa também manter a porta aberta para colaborações futuras que podem beneficiar a universidade como um todo”, afirma Delgado.
Além da Embrapa, o concurso está sendo realizado pela Litteris Consulting, Qranio e Carrusca Innovation, em parceria com a UFJF, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP), USP de São Carlos, Universidade de Campinas (Unicamp), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), e com as universidades federais de Minas Gerais (UFMG), de Viçosa (UFV) e de Lavras (UFLA).