Saulo-Foto-Alexandre-Dornelas1

Único sul-americano a receber o Early Career Award, Araujo lança seu primeiro livro em inglês. (Foto: Alexandre Dornelas)

Chegando ao oitavo livro publicado, o professor Saulo de Freitas Araujo do departamento de Psicologia lança seu primeiro livro inteiramente em inglês. A obra ‘Wundt and the Philosophical Foundations of Psychology’ explora os fundamentos filosóficos da Psicologia, tema já retratado em outras obras de sua autoria, sob a ótica do famoso filósofo e psicólogo Wilhelm Wundt.

Araujo comenta que a iniciativa de escrever esta obra em inglês foi resultado do prêmio Early Career Award da Associação Americana de Psicologia, a maior do gênero no mundo, recebido por ele em 2013. O pesquisador foi o primeiro sul-americano premiado com a honraria. A partir disso, a Editora Springer, de Nova York, entrou em contato e o convidou para publicar um livro de sua autoria.

Segundo Araujo, os ensinamentos de Wundt geram muitas interpretações confusas, e o livro tem por objetivo traçar um caminho, uma linha de pensamento que torne os conceitos mais acessíveis. “O Wilhelm Wundt é um dos nomes mais importantes da história da psicologia. Atualmente, é bastante conhecido entre os psicólogos, mas raramente lido e compreendido. O livro é uma proposta de reinterpretação de sua obra, a partir da relação entre filosofia e psicologia, mostrando sua relevância para os debates atuais sobre os fundamentos da psicologia. O livro pertence à área de história e filosofia da psicologia”.

O professor foi convidado pela University of West Georgia para lecionar e se dedicar às pesquisas na e, portanto, está se licenciando da UFJF. O livro já está à venda on-line.

Wilhelm Wundt

Médico, filósofo e psicólogo, o alemão Wilhelm Wundt Neckarau (1832 — 1920) é considerado um dos fundadores da moderna psicologia experimental. É o responsável pela criação do primeiro laboratório de psicologia no Instituto Experimental de Psicologia da Universidade de Leipzig (Lipsia) na Alemanha em 1879. Publicou Principles of Physiological Psychology (Princípios de Psicologia Fisiológica) em 1873, no qual afirmavou textualmente que seu propósito foi demarcar um novo domínio da ciência.