“Estamos em uma fase de reconstrução do jardim sensorial, com o replantio das mesmas espécies do projeto original. Mas é um processo lento porque as plantas demoram a crescer, principalmente por estarmos no inverno, e, portanto, o clima mais frio e seco”, explica o professor do Departamento de Botânica da UFJF Daniel Pimenta. A única novidade é uma trepadeira que irá fazer a cobertura do teto do espaço.
O jardim ficou fechado por cerca de um mês para passar por um processo de revitalização. O processo foi necessário para garantir o cuidado com as 30 espécies sensoriais que compõem a experiência de sensibilização por meio do contato com as plantas. Algumas espécies precisaram ser plantadas novamente e ainda estão em processo de recomposição.
Parceria com Som Aberto
Para a segunda edição do evento cultural Som Aberto, que acontecerá neste sábado, 30 de julho, uma equipe de monitores estará realizando visitas guiadas no período de 9h à 12h e de 13h30 às 16h30. A proposta das visitas guiadas continua a mesma. O visitante é estimulado a conhecer o espaço de olhos vendados e descalço, para ter uma experiência de contato com as energias das 30 plantas diferentes. Além disso, há a divisão em quatro partes (água, fogo, terra e ar) que possuem uma variação nas espécies e no solo. “A intenção é que haja o exercício sensorial com as quatro forças”, ressalta Pimenta.
Visitas ao Jardim Sensorial
As visitas podem ser feitas todos os dias, de 9h às 12h e 13h30 às 16h30 (exceto na terça e na quarta de manhã). No período de férias, a visitação também acontecerá normalmente. Para os grandes grupos, como de escolas, que desejarem conhecer o jardim, há a necessidade de agendamento pelo e-mail jardimsensorial@ufjf.edu.br.