Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cultura

Data: 25/07/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/orquestra-barroca-holandesa-abre-festival-de-musica-antiga/

Orquestra barroca holandesa abre Festival de Música Antiga

O 27º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga teve início ontem, no Cine-Theatro
Central, com os instrumentos de época da Orquestra Barroca Collegium Musicum Den Hagg na estreia do grupo holandês no Brasil. Com o teatro cheio, os músicos emocionaram o atento público do teatro na primeira noite da temporada de concertos gratuitos espalhados por teatros, igrejas, museus, além de oficinas com músicos nacionais e internacionais.
A orquestra fez a apresentação de “L’Europe Réunie”, tema que faz referência ao primeiro álbum do grupo e uma alusão à coleção de concertos de câmara “Les goûtsréunis”, de Francis Couperin. Compositor da Paris de fins do século XVII e início do XVIII, Couperin Le Grand, como era conhecido, ousou unir os estilos francês e italiano que, na época, eram considerados rivais. A programação segue até 31 de julho com entrada gratuita. Confira a agenda de concertos em www.concerto.com.br.

______________________

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Esportes

Data: 25/07/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/equipe-masculina-de-volei-do-egito-treina-na-ufjf/

Equipe masculina de vôlei do Egito faz primeiro aquecimento na UFJF

A equipe masculina de vôlei do Egito fez seu primeiro aquecimento na manhã desta segunda, na Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora (Faefid/UFJF), às 9h30, para o treino de estreia, que será às 17h. Os 21 integrantes da equipe africana – 15 jogadores e seis profissionais da comissão técnica – chegaram a Juiz de Fora ontem (24), e devem permanecer até o dia 3 de agosto.
O time egípcio chegou com o gás dos títulos do Campeonato Africano de Nações e do Pré-Olímpico da África e, neste último, venceu todas as quatro partidas que disputou. As vitórias garantiram a vaga nos Jogos Olímpicos e esta será a a quinta participação da seleção masculina em uma Olimpíada.
O time é treinado por Sherif ElShemerly e conta com jogadores do cenário internacional. Cinco dos atletas disputaram o último Mundial de Clubes pelo Al Ahly e três estiveram na última participação do Egito nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008. O Egito está no grupo B do vôlei com a atual campeã mundial na modalidade e campeã olímpica, Polônia, Rússia, e as seleções da Argentina, de Cuba e do Irã ( estreante da competição). A primeira partida é contra a Polônia, no dia 6 de agosto, às 15h, no Maracanãzinho.
Até este ano, a seleção egípcia nunca conseguiu vencer uma partida em Olimpíada. Sua melhor colocação foi em Los Angeles, em 1984, quando ficou em 10º lugar. As equipes masculinas do vôlei que mais ganharam medalhas de ouro em Olimpíadas são Rússia (4), Estados Unidos (3) e Brasil (2).

Treinos abertos
Os treinos serão abertos ao público e o visitante que já havia garantido vaga para assistir à preparação do atleta chinês Chen Ding (marcha atlética) às 15h30 poderá ver a seleção egípcia, pois o ingresso gratuito vale para o dia todo. O prazo para reserva online se encerrou, mas novas vagas já foram abertas para os treinos de terça (26) ainda sem definição de horários. Para adquirir os ingressos , o visitante deve acessar o site www2.ufjf.br/ufjf2016/participe.
Nove delegações de oito países firmaram acordo para treinar na UFJF , sendo elas: as equipes de atletismo do Canadá, China, Eslováquia, Estados Unidos, Estônia, Polônia e Qatar; a seleção masculina de vôlei do Egito e a delegação de atletismo paralímpico do Canadá.
* A Seleção de vôlei do Egito ficará na cidade até o dia 3 de agosto e não 28 de julho, conforme informado anteriormente pela UFJF.

______________________

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Esportes

Data: 25/07/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/mais-quatro-chineses-treinam-na-universidade/

Mais quatro chineses treinam na Universidade

Mais um quarteto de atletas chineses chegou em Juiz de Fora na manhã desta segunda-feira (25) e já treinou na pista de atletismo do Complexo Esportivo da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Dong Bin, no salto triplo, e Wang Jianan, Gao Xinglong e Huang Changzhou, no salto em distância, se juntam ao recordista olímpico da marcha atlética de 20 quilômetros e primeiro atleta a treinar na cidade, Ding Chen.
Dong Bin acumula na carreira o décimo lugar na disputa dos Jogos Olímpicos de Londres 2012. Já no salto em distância, Xinglong foi quarto colocado na última edição da Olimpíada e no Mundial de 2015. Já Changzhou foi medalha de bronze no Mundial de Atletismo indoor nesta temporada. Finalizando a equipe de atletas que já se encontra na Princesa de Minas, Wang Jianan foi campeã mundial júnior de salto em distância em 2014, tendo terminado o Mundial de 2016 entre os profissionais na terceira posição.
Os treinamentos dos asiáticos desta terça-feira (26) estão agendados para dois períodos novamente na pista de atletismo da Federal. Pela manhã, às 9h30, e pela tarde, às 15h30. A UFJF afirma, ainda, que há a previsão de desembarque de mais 11 chineses nesta terça-feira, sendo seis deles atletas.

______________________

Veículo: Rádio Itatiaia JF

Editoria: Esportes

Data: 25/07/2016

Link: http://radioitatiaiajf.com.br/noticias/3859/ufjf-oferece-12-vagas-para-professor-substituto

UFJF oferece 12 vagas para professor substituto

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) oferece 12 vagas para professores substitutos. Há oportunidades para o Colégio João XXIII e para as faculdades de Administração e Ciências Contábeis e Engenharia, além dos institutos de Artes e Design, Ciências Exatas e Ciências Humanas. Há também uma vaga para o Instituto de Ciências da Vida, em Governador Valadares. As inscrições podem ser feitas dos dias 25 a 29 de julho.

Confira o edital.

______________________

Veículo: G1

Editoria: Zona da Mata-MG

Data: 25/07/2016

Link: http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/concursos-e-emprego/noticia/2016/07/ufjf-abre-processo-seletivo-com-12-vagas-para-professores-substitutos.html

UFJF abre processo seletivo com 12 vagas para professores substitutos

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) abriu, nesta segunda-feira (25), processo seletivo simplificado para a contratação de 12 professores substitutos. São 11 oportunidades para o campus Juiz de Fora e uma para Governador Valadares. Os vencimentos variam de R$ 2.173,85 a R$ 5.143,41, conforme a carga horária e a titulação do docente. Não haverá cobrança de taxa de inscrição. Clique aqui e confira o edital.

As inscrições vão até 29 de julho e os interessados devem procurar diretamente as secretarias das Unidades Acadêmicas, das 9h às 12h e das 13h às 16h. Há a possibilidade de se inscrever também via postal. Neste caso, deverá constar como destinatário o Departamento e a Faculdade aos quais a seleção está vinculada, o número do Edital, o número da Seleção, com o endereço para o qual está sendo enviada a inscrição.

Vagas
​Para o Colégio de Aplicação João XXIII será destinada uma vaga, sendo exigida Licenciatura em Matemática. A Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FAAC) selecionará dois candidatos, um para o Departamento de Ciências Administrativas e outro para o de Finanças e Controladoria. Já na Faculdade de Engenharia há uma vaga a ser preenchida para o Departamento de Construção Civil. O Instituto de Artes e Design (IAD) preencherá uma vaga no Departamento de Música.

Haverá também a seleção de dois candidatos para a Faculdade de Medicina, um para o Departamento Materno Infantil e outra para o de Saúde Coletiva. O Instituto de Ciências Exatas (ICE) preencherá uma vaga no Departamento de Matemática. As demais vagas a serem preenchidas são para o Instituto de Ciências Humanas (ICH), sendo uma para o Departamento de Filosofia e duas para o de Turismo.

Para o Instituto de Ciências da Vida, no Campus de Governador Valadares, há uma oportunidade para o Departamento de Farmácia.

Documentação
No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar ficha de inscrição preenchida, disponível online; cópia de RG, CPF, certificado de reservista quando couber; certidão de quitação eleitoral; documento que comprove a titulação exigida; uma via do Currículo Lattes; requerimento de juntada do Laudo Médico (para candidatos portadores de deficiência); requerimento de atendimento especial (para aqueles que o necessitarem) e documento de autodeclaração de preto ou pardo conforme o IBGE. 

______________________

Veículo: O Tempo

Editoria: Rio-2016

Data: 25/07/2016

Link: http://www.otempo.com.br/hotsites/rio-2016/sele%C3%A7%C3%A3o-de-v%C3%B4lei-eg%C3%ADpcia-aprova-condi%C3%A7%C3%B5es-ap%C3%B3s-primeiro-treino-na-ufjf-1.1343627

Seleção de vôlei egípcia aprova condições após primeiro treino na UFJF

A manhã desta segunda-feira reservou o primeiro contato da seleção de vôlei masculino do Egito com seu novo local de treinamento, em Juiz de Fora. O ginásio e a sala de musculação da a Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) vão servir de preparação para os egípcios antes dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Um novo treino está marcado para as 17h. 

Alguns já conhecem Minas Gerais, caso de cinco jogadores que defenderam o Al-Alhy no Mundial de clubes de 2015, em Belo Horizonte. O treinador Sherif ElShemerly retorna ao Brasil após longa data.

“Tive a oportunidade de vir para o Brasil em 1987 como jogador, mas só conheci o Rio de Janeiro e Brasília. Estou feliz em poder conhecer outra cidade e estou gostando muito da recepção e do povo que é muito parecido com os egípcios”, conta o comandante.

 O presidente  da Federação de Voleibol do Egito, Fouad Abd El Salam aprovou a forma como sua seleção foi recepcionado e as condições oferecidas. “Estamos sendo muito bem recebidos. A estrutura da Universidade é muito boa e a organização está facilitando o treinamento da seleção egípcia”, agradece.

O Egito está em um grupo complicado ao lao de Rússia, Polônia, Irã, Cuba e Argentina. A estreia será contra a Polônia, no dia 6 de agosto, às 15h, no Maracanãzinho.

______________________

Veículo: O Tempo

Editoria: Rio-2016

Data: 25/07/2016

Link: http://www.otempo.com.br/hotsites/rio-2016/rec%C3%A9m-chegado-chin%C3%AAs-campe%C3%A3o-ol%C3%ADmpico-elogia-estrutura-da-ufjf-1.1343545

Recém-chegado, chinês campeão olímpico elogia estrutura da UFJF

Não teve favoritismo ou cansaço de uma longa viagem que fizessem o chinês Ding Chen não pensar em treinar no seu primeiro dia na Universidade Federal de Juiz de Fora. A instituição será o quartel-general da delegação chinesa e de mais sete países durante a preparação para os Jogos Olímpicos. Ainda treinarão na UFJF as delegações de atletismo dos Estados Unidos, Eslováquia, Estônia, Polônia e Qatar, e de atletismo olímpico e paralímpico do Canadá, além do time de vôlei do Egito.

Chen, atual campeão olímpico da marcha atlética de 20km, gostou das instalações que viu na Zona da Mata, assim que chegou, na última sexta-feira. 

“Esta é uma área muito boa para treinamento de atletismo, principalmente para marcha atlética. Aqui é muito calmo, com boa estrutura para treinos, como também na rodovia. O clima daqui também é muito amigável. Sinto-me muito feliz com isso”, comenta o chinês, que terá boas condições para chegar com tudo no Rio de Janeiro.

 Este não foi seu primeiro contato com a UFJF. Em 2014, ele esteve no local para conhecer a estrutura que poderia ser escolhida antes dos Jogos. A empatia por tudo que lhe foi apresentado foi tanto que a universidade foi a escolhida, dentre tantas opções oferecidas. “Foram 41 horas de viagem da minha casa até aqui. Estou em um lugar muito bom, com um lindo espaço e lindas pessoas”, elogia.

Chen é o corredor mais jovem a conseguir um ouro olímpico, com apenas 19 anos. Além de vencer a prova em Londres, ele bateu o recorde olímpico, na véspera de seu aniversário de 20 anos. Em 2013, no Mundial disputado em Moscou, ele ganhou a prata na mesma prova.

______________________

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 26/07/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/ufjf-realiza-semana-da-mulher-negra-e-escritora/

UFJF realiza Semana da Mulher Negra e Escritora

Com o intuito de incentivar a leitura da literatura contemporânea brasileira e latino-americana, a UFJF sedia, desde segunda-feira (25), e nos dias 27 e 29 de julho, a Semana da Mulher Negra e Escritora 2016. O evento é uma iniciativa das escritoras e mestrandas do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários, Juliana Costa, escritora da antologia Cadernos Negros, e Nanny Zuluaga Henao, intercambista e escritora colombiana. O evento marca também o décimo encontro do Ciclo de Conferências: estudos sobre o negro, em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) da universidade. O encontro é gratuito e aberto ao público, sem necessidade de inscrição.
A palestra de abertura aconteceu ontem, com o tema Mulher, Escrita e Sociedade, e foi ministrada por Míriam Alves, escritora e poetisa contemporânea e de renome nacional e internacional. Já amanhã, às 15h, será aberto o Sarau Palenque, que trará expressões negras do Brasil e de outros países da América Latina. O evento acontece no espaço aberto em frente à cantina da Faculdade de Letras e contará com microfone aberto a participação do público.
Sob a coordenação de Adenilde Petrina, Miriam Alves e Vozes da Rua, o último dia do evento, na quinta-feira (29), será marcado pela relação do Rap com a poesia, através da apresentação A Poesia e Hip Hop: do Verso ao BBboy. O encontro será às 15h, também no espaço aberto.

Dia da Mulher Afro-latina-americana e Caribenha
No dia 25 de julho, comemorou-se o Dia da Mulher Afro-latina-americana e Caribenha. A história da data na América Latina começa a partir de 1992, em Santo Domingo, na República Dominicana, durante o 1º Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas, como marco internacional da luta e da resistência da mulher negra.
Com o intuito de discutir as questões étnico-racial, de gênero e xenofobia, a data foi sancionada, no Brasil, em 2014, como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. Tereza tornou-se símbolo de liderança e luta pela liberdade devido à sua trajetória no século XVIII. Ela foi líder de sua comunidade quilombola na primeira capital do Mato Grosso, Vila Bela da Santíssima Trindade, após a morte de seu marido. Benguela resistiu à escravidão por mais de 20 anos e chefiou a estrutura econômica, administrativa e política da comunidade.

______________________

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Esportes

Data: 26/07/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/mais-de-350-visitantes-devem-acompanhar-treinos-na-ufjf-nesta-terca/

Mais de 350 visitantes devem acompanhar treinos na UFJF nesta terça

O quinto dia de treinamentos das delegações internacionais em Juiz de Fora começou com boa movimentação de público na Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid). Pela manhã, cerca de 80 torcedores acompanharam mais um dia de atividades da seleção masculina de vôlei do Egito, no ginásio da faculdade, e os primeiros trabalhos do chinês Dong Bin, atual campeão mundial do salto em distância, que chegou nesta segunda-feira (25) à cidade. A previsão é de que a pista de atletismo volte a ser usada na parte da tarde, a partir das 15h30, também pelos atletas
Wang Jianan, Gao Xinglong e Huang Changzhou, do salto em distância, além do recordista olímpico da marcha atlética de 20 quilômetros, Ding Chen. Já os egípcios devem voltar à quadra às 18h.
Enquanto os treinamentos na pista de atletismo despertaram menos atenção, as atividades dos egípcio tiveram maior agito nas arquibancadas. Dentre os presentes, estava o educador físico Márcio Quinet, que estava ao lado da esposa. “Como não vou assistir as Olimpíadas no Rio, trata-se de uma boa oportunidade de ver de pertinho os atletas que vão estar lá. Além disso, é uma das raras oportunidades de ver competidores de nível internacional em Juiz de Fora”, explica o visitante, que depois também aproveitou para assistir o final do treinamento de Dong Bin.
Os pequenos Antônio Caetano Faria Gomes, 8 anos, e João Lucas Batista Procópio, 10, mostraram empolgação por estarem tão perto dos jogadores egípcios. “Minha mãe que ficou sabendo da possibilidade de assistir os treinos e fez o cadastro para gente no site. Meu pai nos trouxe hoje e já pedimos credencial para entrar amanhã”, conta o animado Antônio. Fugindo do senso comum, o jovem Lucas surpreendeu ao apontar um dos seus esportes favoritos: “Adoro o salto com vara. É uma das modalidades que mais gosto. Quero muito poder acompanhar também, ainda mais por se tratar de atletas de outros países”, festeja.
De acordo com a coordenação geral da UFJF 2016, 364 pedidos de inscrições foram feitos pelo site da universidade para acompanhar os treinamentos hoje, quase o dobro de visitantes que estiveram na Faefid ontem. Ainda conforme os coordenadores, a estimativa é de que o número atinja ápice entre os dias 29 e 4 de agosto, quando a maioria dos 340 atletas previstos para fazer a aclimatação por aqui já deva estar na cidade. A reserva de vagas deve ser feita pelo site UFJF 2016, no menu Participe. Ao todo, estão sendo disponibilizados mil ingressos a cada dia. A entrada é gratuita, e o visitante deve levar o ingresso impresso ou apresentá-lo na tela de celular à equipe de credenciamento, na sala localizada ao lado do portão da Faculdade de Educação Física. Também é necessária a apresentação de um documento de identidade.

______________________

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Esportes

Data: 26/07/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/congresso-ciencia-do-esporte-abre-200-vagas-para-jf/

Congresso Ciência do Esporte abre 200 vagas para JF

Estão abertas aproximadamente 200 vagas para que a comunidade juizforana participe do Congresso Ciência do Esporte, que será realizado nos dias 3 e 4 de agosto, na UFJF. A universidade sediará o evento em parceria com as delegações internacionais que já estão treinando no campus da instituição para os Jogos Olímpicos Rio 2016. As inscrições vão até a próxima sexta-feira (29).
Segundo o organizador do evento e professor da Faefid, Heglison Toledo, o congresso vai trabalhar o tema das Olimpíadas, relacionando-o com diversas áreas. “Daí a oportunidade para que alunos de todos os cursos possam participar e conhecer a grandiosidade dos Jogos Olímpicos Rio 2016″, disse. Durante os dois dias do evento, seis palestras e cinco mesas de debate vão abordar temas que envolvem desde a preparação dos atletas até assuntos relacionados às Olimpíadas.
A programação prevê também um debate acadêmico, com foco na troca de experiências entre os pesquisadores da instituição e os profissionais de diversas áreas que trabalham para o desenvolvimento dos atletas. Membros da comissão técnica das delegações também ministrarão palestras. As participações internacionais contarão com tradução simultânea pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFJF.
Os interessados em participar devem comparecer à secretaria da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid), das 9h ao meiodia, ou das 13h às 17h, portando RG e CPF. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (32) 21023281.

______________________

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Economia

Data: 26/07/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/concurso-busca-solucoes-inovadoras-para-o-agronegocio-do-leite/

Concurso busca soluções inovadoras para o agronegócio do leite

Pesquisadores e empreendedores se estão reunidos na tarde desta terça-feira (26) na Faculdade de Engenharia da UFJF para a apresentação do concurso “Ideas for Milk”. A iniciativa viabilizada em parceria entre universidades e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) busca movimentar o mercado de mobile e hardware para o agronegócio do leite. Na competição, empreendedores buscam soluções inovadoras para o agronegócio do leite no Brasil, sendo 40 projetos selecionados para a segunda fase. As inscrições estarão abertas entre 1º de agosto e 12 de outubro no site do evento.
Poderão participar equipes informais ou start-ups já constituídas, com ideias para projetos de software web, aplicativos mobile ou solução em hardware, que apresentam inovação em modelos de negócio, produtos, processos, serviços e tecnologias. As propostas devem ter foco nas grandes áreas temáticas do agronegócio do leite, como insumos agropecuários, logística de captação e distribuição do leite e indústria de laticínios.
Além da Embrapa, o concurso está sendo realizado pela Litteris Consulting, Qranio e Carrusca Innovation, em parceria com a UFJF, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP),
USP de São Carlos, Universidade de Campinas (Unicamp), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), e com as universidades federais de Minas Gerais (UFMG), de Viçosa (UFV) e de Lavras (UFLA).

______________________

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cultura

Data: 26/07/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/sons-que-ecoam-pelos-corredores/

Sons que ecoam pelos corredores

Nos corredores do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora, ouvia-se, na tarde desta terça-feira (26) o som de instrumentos seculares. Era o ensaio de quatro solistas do Collegium Musicum Den Haag, da Holanda, que se apresentam nesta quarta-feira, 27, às 20h, no Teatro Pró-Música, dentro da programação do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga. Também pertencem ao grupo holandês os músicos que compõem o Duo Lotus, atração do dia 29 de julho, na Igreja do Rosário. A programação segue até 31 de julho, com oficinas e recitais em igreja, museu e teatro.
Para a apresentação, o quarteto preparou programa inspirado no concerto que abriu o evento aqui na cidade, no último domingo, cujo tema, “L’Europe Réunie”, faz referência ao primeiro álbum do grupo e uma alusão à coleção de concertos de câmara “Les goûtsréunis”, de Francis Couperin. “O foco do programa é nas obras de Telemann, que, apesar de ser um compositor alemão, tinha um vasto conhecimento e domínio de todos os estilos da época e representava muito bem essa ideia de um estilo composicional misto”, explica o maestro do CMDH e cravista Claudio Ribeiro. Com ele, estarão os músicos Anton Baba (violoncelo barroco), Cynthia Miller Freivogel (violino barroco) e Inês d’Avena (flauta doce). O público vai poder conferir duas triosonatas de Telemann e uma suíte de peças do “Der getreue MusicMeister”, revista musical publicada pelo próprio Telemann, com obras de sua autoria e de outros compositores, como Bach, Zelenka, Pisendel e Weiss.

Repertório de um grande mestre
Já no concerto do Duo Lotus, fundado em 2014, na Holanda, pelo casal de brasileiros Claudio Ribeiro e Inês d’Avena, a proposta é fazer um passeio ao repertório dos séculos XVII e XVIII, originalmente escrito para flauta doce e cravo baixo contínuo. “Naquela época, uma maneira de se apresentar uma composição era copiar música de outros compositores. Apresentaremos compositores que Bach copiou e que foram muito importantes na construção do estilo dele. Além disso, tem uma peça dele mesmo e uma de Carl Philipp Emanuel Bach, filho de Bach e seu aluno.
Ele sempre considerou o pai como um grande mestre”, conta Ribeiro, para quem, desde 2000, ano em que se radicou na Holanda, tem dividido com a esposa e parceira musical as inúmeras indas e vindas entre Brasil e Holanda. Além de compor a programação de concertos, os quatro músicos estão até o próximo dia 30 comandando oficinas na 27ª edição do festival.

Solistas da Orquestra da Holanda
20h, no Pró-Música
(Av. Rio Branco 2.329 – Centro)

Duo Lotus
20h, na Igreja Nossa Senhora do Rosário
(Rua Santos Dumont 215 – Granbery)

______________________

Veículo: G1

Editoria: Zona da Mata-MG

Data: 26/07/2016

Link: http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2016/07/bombeiros-treinam-equipe-de-brigadistas-para-atuar-na-ufjf.html

Bombeiros treinam equipe de brigadistas para atuar na UFJF

Professores, técnico-administrativos em educação e alunos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) participaram de um treinamento do Corpo de Bombeiros para atuarem como brigadistas de emergência. O foco da capacitação, que terminou nesta terça-feira (26), é no período em que nove equipes de oito países treinarão no campus e na BR-440 para os Jogos Rio 2016.

Ao todo, 25 voluntários estão recebendo treinamento teórico e prático desde a última quinta-feira (21). A capacitação teve 16 horas de duração. Segundo a UFJF, a formação de uma Brigada de Emergência faz parte das ações de segurança para receber atletas e espectadores durante o período de treinamento.

De acordo com o sargento Henrique Fonseca, da 3ª Companhia Escola do 4º Batalhão de Bombeiros, serão aplicadas duas provas aos participantes e, se aprovados, os alunos estarão aptos a atuarem no sistema preventivo de estabelecimento, em eventuais princípios de incêndio e em atendimentos de primeiros socorros.

O setor de Engenharia de Segurança do Trabalho da UFJF também atuou para adequar as demandas de segurança necessárias na Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid). Segundo o engenheiro responsável, Paulo Faria, todos os ambientes foram vistoriados e quando identificado algum risco, foi estabelecido um padrão de prevenção à vida das pessoas. Estão sendo atendidas solicitações feitas pelo Corpo de Bombeiros, como sinalização, indicação de pontos de encontro em caso de saída de emergência e o próprio treinamento de brigadistas.

______________________

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 27/07/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/ufjf-conclui-sindicancia-sobre-caso-de-assedio/

UFJF conclui sindicância sobre caso de assédio

Depois de 29 dias de trabalhos, foi concluída ontem a sindicância aberta pela UFJF para apurar o caso de assédio contra uma aluna envolvendo um professor de 61 anos da Faculdade de Odontologia. O docente foi denunciado por uma estudante do curso, de 23 anos. Segundo a jovem, ela teria sido trancada em uma sala reservada, onde o professor a teria agarrado pelos braços e a forçado contra a parede, ocasião na qual ele teria dito que a universitária era uma reles acadêmica e que ela não teria lugar entre doutores. A acadêmica ainda foi ameaçada de reprovação. Desde o episódio, o docente estava de licença médica, mas o prazo terminaria ontem. Todavia, conforme a assessoria de comunicação da UFJF, é possível que o período de afastamento seja renovado a partir de hoje.
Ainda de acordo com a assessoria da universidade, a sindicância foi concluída e encaminhada para a Reitoria, que, por sua vez, a enviou para a Procuradoria da instituição com pedido de urgência para parecer jurídico, a fim de que possam ser definidos os próximos passos do processo. Não foi divulgado o que já foi apurado, o que deverá acontecer após a universidade ter em mãos a avaliação jurídica. Não há prazo definido para tanto, mas, como foi solicitada urgência, a instituição espera que em breve possa se manifestar a respeito.
Conforme o vice-presidente da Associação de Docentes de Ensino Superior de Juiz de Fora (Apes/JF), Agostinho Beghelli Filho, o órgão já teve ciência do encerramento da sindicância, contudo ainda não havia sido informado a respeito do teor do documento. “Estamos acompanhando o processo, para garantir que o trabalho seja transparente. A Apes irá aguardar os detalhes do parecer da sindicância para poder se manifestar.”

Estudante
A denúncia da estudante foi formalizada no dia 23 de junho, quando ela procurou a direção da Faculdade de Odontologia. Na ocasião, a jovem, que deverá formar no final do ano, também relatou ter sido assediada pelo suspeito quando estava no quinto período e que tinha conhecimento de que o docente assediava outras alunas. Segundo ela, os fatos nunca foram denunciados, porque o professor a ameaçava de não se formar.
Ontem, ao saber do encerramento da sindicância, a universitária disse que se sentia aliviada. “É bom saber que o processo está andando e que não vão deixar morrer. Espero que realmente não deixem, pois foi muito grave, e não é de hoje que vem acontecendo isso em relação a este professor.” Todavia, ela afirmou que, depois que fez a denúncia, notou uma diferença no comportamento de algumas pessoas na faculdade. “Meu relacionamento não tem sido o dos
melhores com algumas pessoas, porque muita gente está com medo de ser prejudicada em relação aos fatos. Algumas pessoas estão me excluindo, me tratando mal, mas estou conseguindo levar”, desabafou.

Ela esclareceu que a disciplina cursada com o professor denunciado era ministrada ainda por mais três docentes. Depois do afastamento dele, os outros assumiram toda a disciplina. A estudante ainda afirmou que teve conhecimento de que mais pessoas procuraram a sindicância para denunciar outros abusos cometidos pelo mesmo professor.

Coletivos acompanham desdobramentos
A integrante do Coletivo Maria Maria, núcleo da Marcha Mundial das Mulheres, Laiz Perrut, que também é aluna no Mestrado em História da UFJF e diretora de Combate às Opressões da Associação de Pós-graduando (APG) da UFJF, afirmou que todos os desdobramentos da denúncia vêm sendo acompanhados por ela, que ontem esteve na Ouvidoria da UFJF para se informar a respeito da sindicância e de seu encerramento. “Esperamos que, no mínimo e muito rápido, seja aberto o processo administrativo contra o professor. Temos relatos de que foi um trabalho que realmente apurou os fatos. Sabemos que tiveram outras estudantes e mulheres fazendo mais denúncias contra o mesmo professor. Percebemos que a UFJF teve uma sensibilidade para apurar o caso e dar seu andamento”, ressaltou Laiz.
Ela ainda destacou a importância da coragem da aluna em fazer a denúncia e o trabalho da comissão de sindicância para inibir novos casos de assédio na universidade. “Quando se leva para a frente uma denúncia desta e se dá uma resposta para sociedade e para a comunidade acadêmica, outras mulheres são encorajadas a denunciar. “É um caso emblemático para que possamos avançar dentro da UFJF a questão de assédio. A divulgação desta denúncia e das
providências que estão sendo tomadas é de extrema importância.”

______________________

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 27/07/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/campus-tem-diversao-para-todas-as-idades/

Campus tem diversão para todas as idades

Os chinelos marcam o gol, o chute sai meio torto de quem está aprendendo a paixão dos brasileiros, e a bola rola de pé em pé. Do outro lado, crianças entoam alegres o “Parabéns”, enquanto se equilibram em seus patins. Sob suas cabeças, pipas dançam no céu azul de inverno. E as brincadeiras se misturam em uma miscelânea de cores, risadas e vidas. Tudo isso alheio ao tic tac do relógio. É tempo de férias! E o Campus da UFJF é o território escolhido por pais e crianças para gastar energia e sair dos jogos eletrônicos de casa. “Em Juiz de Fora, há poucas opções para levar as crianças. E aqui é calmo e tem parquinho”, conta Helena Moreira, 56 anos, mãe das gêmeas Maria Eduarda e Maria Luiza, de 11 anos. O sobrinho, Bernardo, 4, também não ficou fora da diversão.
Comemorando seus 8 anos, Esther levou os amigos para um piquenique. “É uma maneira de juntar as crianças para brincar. A gente vem sempre, trazemos peteca, bola, elástico, patins. É uma festa!”, anima-se a mãe Ilzimar Medeiros. “Gosto de brincar aqui. O que eu mais gosto é de descer escorregando com papelão na grama”, empolgase
Esther. Já Rosane Lopes aproveita o espaço da UFJF para soltar pipa com o filho Victor Hugo, 8, e o amiguinho Érick, 9. E claro que a cachorrinha Belinha não poderia ficar de fora da diversão. “O espaço é bom, não tem fios, dá para brincar bastante”, explica a mãe.
A engenheira Gisele Belcavelo gosta de ir com o filho, Pedro, 7, andar de bicicleta. Ele leva a sua bike pessoal, e ela aproveita para utilizar as bicicletas compartilhadas da Unimed que ficam disponíveis no campus. “Eu gosto de vir aqui. Eu fui ao jardim sensorial e gostei muito”, afirma o garoto. Entrando no clima olímpico, o militar Nelson Batista vai com o filho Pedro, 14, fazer um “treino” de vôlei. Ambos de férias, eles querem aproveitar para assistir ao treino da seleção egípcia de vôlei, que está realizando a preparação na Faculdade de Educação Física e Desportos.
No próximo sábado, a UFJF irá realizar mais uma edição do Som Aberto, reunindo atrações culturais, como DJ, capoeira, varal de poesia e dança urbana, além de 40 estandes de produtos diversos. O evento acontecerá das 14h às 21h.

Outras opções
Além do campus, a UFJF disponibiliza visitas guiadas ao Cine-Theatro Central para grupos de até 15 pessoas previamente agendadas pelo telefone 3215-1400. No Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm), durante todo o mês, há mostra de cinema francês todas as sextas-feiras, às 16h. No Memorial da República Presidente Itamar Franco, há um grande acervo de registros da história republicana brasileira, sobretudo os anos em que Itamar Franco ocupou a presidência. Já na Casa de Cultura, há galerias de exposições, computadores com acesso livre à internet e salas dedicadas à exibição de filmes e leitura.

______________________

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Olimpíadas 2016

Data: 27/07/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/selecao-do-egito-faz-amistosos-contra-minas-nesta-quinta-e-sexta/

Seleção do Egito faz amistosos contra Minas nesta quinta e sexta

A seleção masculina de vôlei do Egito pediu e foi atendida. Após solicitar à UFJF uma equipe para disputar amistosos, a universidade conseguiu confirmar duas partidas dos egípcios contra o Minas. O primeiro confronto será nesta quinta (28), às 20h, no Ginásio da Faefid. Na sexta (29), as equipes voltam a se enfrentar, desta vez às 15h, no mesmo local.
Os ingressos gratuitos para o primeiro jogo e os treinos do dia estão esgotados. Para a partida de sexta, o prazo para obter as entradas termina às 12h de quinta, por meio do portal UFJF 2016.
A seleção do Egito chegou em Juiz de Fora no domingo e permanecerá até a próxima quarta-feira, 3 de agosto. O grupo é o atual campeão do Africano de Nações e do Pré-Olímpico da África. Já o Minas terminou em 7º na fase de classificação da Superliga 2015/16. Nos playoffs, a equipe foi eliminada pelo Funvic-Taubaté-SP, nas quartas de final.

Mais 15 chineses
Ainda hoje, é aguardada a chegada de 15 novos chineses ao Campus da UFJF, com seis atletas da delegação feminina e 11 integrantes da comissão técnica. A previsão é de que eles cheguem à cidade no fim da noite. Entre os atletas estão a lançadora de dardo Lyu Huihui, prata no Mundial de Atletismo, em 2015, e quinta colocada nos Jogos de Londres 2012, e a lançadora de martelo Wang Zheng quinto lugar no Mundial 2015.
Ainda hoje, os atletas asiáticos que já estão na cidade farão treinos às 12h e às 15h30. Um primeiro trabalho foi realizado às 9h30. Já o vôlei egípcio, que também treinou às 9h30, retorna à quadra às 18h.

______________________

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Esportes

Data: 27/07/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/todos-tem-chances-na-disputa-diz-li-ling/

‘Todos têm chances na disputa’, diz Li Ling

A Tribuna acompanhou nesta quarta-feira (27) o treinamento da delegação de atletismo da China na Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da UFJF e conversou com Li Ling, medalhista de ouro em salto com vara na segunda edição da International Association of Athletics Federations – IAAF Continental Cup, realizada em Marrakech em 2014. Em uma conversa pós-treino, a atleta comentou sobre a expectativa para os Jogos Olímpicos do Rio, que têm início no dia 5 de agosto. Para ela, a recordista brasileira Fabiana Murer é uma boa competidora, mas “todos têm chances na disputa”. A atleta disse que “busca ser ela mesma e aproveitar a competição, talvez com um bom resultado”.
Li Ling falou ainda sobre o ambiente da cidade, destacando a alta temperatura e a fauna e a flora do Campus da UFJF, com a presença de pássaros e micos, que surgem na mata em volta da Faefid.

______________________

Veículo: Diário Regional JF

Editoria: Cidade

Data: 27/07/2016

Link: http://www.diarioregionaljf.com.br/cidade/5746-candidatos-reclassificados-devem-efetuar-matricula-presencial

Candidatos reclassificados devem efetuar matrícula presencial

Os candidatos aprovados nos editais de reclassificação à Universidade Federal de Juiz de Fora pelos módulos de ingresso do Pism, Vestibular e Sisu, devem efetuar a matrícula presencial nessa quarta-feira, 27, e na quinta-feira, 28, em ambos os campus da instituição. De acordo com o responsável pela Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara), Helenilson da Fonseca e Silva estão previstas 432 vagas em Juiz de Fora e 126 para o campus de Governador Valadares.

Os convocados realizaram a pré-matrícula online até 12h dessa segunda-feira, 25. Somente aqueles que passaram por esse procedimento podeão realizar a nova fase. “O candidato deve comparecer nesses dias de acordo com a escala divulgada na página da Cdara, com o cronograma de horário e curso”, disse.

A documentação e os formulários exigidos para a efetuação da matrícula também estão disponíveis no site da Cdara. “No anexo um está listada a documentação para todos os candidatos e no anexo dois, os documentos necessários para os grupos que precisam comprovar a situação socioeconômica. Na página também é possível encontrar os formulários que devem ser preenchidos e levados no dia da matrícula”, falou o coordenador.

Silva pediu que os candidatos verificassem a documentação exigida para que não corram riscos no momento de efetivar a matrícula. “Fique atento a documentação para não ter a matrícula indeferida por falta de documentação”, alertou.

Em Juiz de Fora, a matrícula acontece no Anfiteatro das Pró-Reitorias, localizado no prédio central do campus. Já em Governador Valadares, as matrículas acontecem no prédio da Faculdade Pitágoras. A divulgação dos próximos editais está prevista para o dia 5 de agosto, a partir das 16h.

______________________

Veículo: G1

Editoria: Zona da Mata-MG

Data: 27/07/2016

Link: http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2016/07/sindicancia-contra-professor-aguarda-parecer-da-procuradoria-da-ufjf.html

Sindicância contra professor aguarda parecer da Procuradoria da UFJF

A Comissão de Sindicância concluiu a apuração da denúncia de assédio e agressão a uma alunapor parte de um professor da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O docente, de 61 anos, responde a processo administrativo interno e o caso, que aconteceu durante uma aula, no dia 23 de junho, é investigado pela Polícia Civil.

De acordo com a Diretoria de Imagem Institucional, o relatório foi entregue à Reitoria que encaminhou para a Procuradoria da instituição, solicitando o parecer jurídico sobre os próximos passos. Não há um prazo definido para a resposta, mas foi solicitada urgência na avaliação. Como a sindicância corre em sigilo, não foram repassados detalhes do relatório apresentado pela Comissão.

A Diretoria de Imagem Institucional ainda não tem informações se o professor pediu prorrogação da licença médica, que venceu nessa terça-feira (26). O motivo do afastamento foi um acidente de motoneta na tarde de 27 de junho, quatro dias após ser denunciado pela aluna.

O caso também é apurado pela 2ª Delegacia de Polícia Civil, no Bairro São Mateus. Segundo a assessoria, as investigações continuam em andamento e diversas pessoas envolvidas já foram ouvidas. Agora, a delegada Bianca Mondaini aguarda cópia do relatório da sindicância da UFJF para análise e, em seguida, intimará o acusado a prestar depoimento.

Assédio, agressão e ameaça
De acordo com o relato da estudante, assim que a aula do dia 23 de junho terminou, os pais foram chamados por ela e a direção da Faculdade de Odontologia foi procurada para formalizar a denúncia. A ouvidora, Vânia Bara, foi chamada e a PM acionada para fazer o registro da ocorrência. A vice-reitora, Girlene Silva, garantiu à família da estudante que a denúncia seria tratada com profunda seriedade.

O BO traz que, em algum momento durante a aula, a aluna teria chamado o professor pelo nome. Ele pediu, então, que ela saísse da sala, onde estavam os outros estudantes. Os dois foram até outra sala reservada, onde o docente trancou a porta, a agarrou pelos braços e colocou o corpo bem próximo ao dela, forçando a aluna contra a parede.

Segundo a vítima, ele disse que ela não poderia chamá-lo pelo nome e teria que mostrar respeito, visto que era uma “reles acadis” (acadêmica) e não poderia estar junto aos “docs” (doutores). Após soltá-la, ela continuou na aula e o professor passou a ofendê-la dizendo que a universitária não se formaria no fim do ano porque não teria competência para passar em três disciplinas com ele, também conforme transcrição do BO.

Professor já teria assediado a mesma aluna
A estudante contou aos policiais que, quando cursava o 5º período do curso, teve aulas com o mesmo professor e, na época, ele começou a chamá-la de “tigresa” porque a viu com as unhas pintadas. Nesta época, o professor a teria chamado para uma sala, mandou que ela se sentasse e ficou encostando as pernas nela. Ele também pediu que ela mandasse fotos para uns slides, mas o boletim não detalha de que seriam as imagens.

Desde então, segundo relato da universitária, ela sempre sofreu coação moral do professor, que a segura pelo braço, procura encostar os corpos e, em um episódio, tentou beijá-la no rosto, mas não conseguiu. A aluna disse ainda que o docente assedia outras estudantes e que teria pedido a uma aluna que ficasse de sutiã e jaleco. Segundo a universitária, ela não denunciou antes porque o professor dizia que ela não iria se formar.

De acordo com a PM, a direção da faculdade informou que o professor não estava em ambiente acadêmico no momento do registro da ocorrência e ele não foi encontrado para falar sobre a denúncia.

UFJF apura o caso; alunos protestaram
No dia 27 de junho, a Comissão de Sindicância da UFJF iniciou os trabalhos, que terá trâmite em sigilo.

O vice-presidente da Associação de Docentes de Ensino Superior de Juiz de Fora (Apes), Agostinho Beghelli Filho, revelou que houve um contato do professor com a associação, solicitando uma reunião com a administração superior da universidade, onde pudesse explicar sua versão dos fatos. A reunião com o reitor da UFJF aconteceu no dia 24 de junho.

No dia 28 de junho, um grupo de alunos da Faculdade de Odontologia da UFJF realizou um protesto em solidariedade à estudante. Eles disseram que vão acompanhar a apuração do caso, e que exigem uma punição severa diante do comportamento recorrente do professor, porque há relatos de outras situações semelhantes.

Acidente e afastamento
O professor estava afastado das funções na UFJF até essa terça-feira (26) para se recuperar de um acidente de motoneta no dia 27 de junho, quatro dias após a apresentação da denúncia contra ele.

De acordo com o Boletim de Ocorrência (BO) da Polícia Militar (PM), ele pilotava o veículo pela Rua José Lourenço Kelmer, no Morro do Imperador, quando caiu ao fazer uma curva. Uma testemunha disse aos policiais que suspeita que o professor tenha derrapado na areia que estava na pista. O docente foi socorrido até o Hospital Monte Sinai, onde relatou aos militares que não sabia as causas do acidente, mas que não havia outro veículo envolvido.

Procurado pelo G1, a assessoria do Hospital Monte Sinai informou que não há registros de internação do paciente e nem mais acesso ao registro do atendimento na emergência.

O professor apresentou o pedido de licença médica e foi examinado por médicos peritos da UFJF, que concederam o afastamento.