sebastian-sobek

Pesquisador Sebastian Sobek, da Universidade sueca de Uppsala. (Foto: Mikael Wallerstedt)

Há três anos atrás, o pesquisador sueco Sebastian Sobek ganhou destaque no cenário científico mundial ao publicar um estudo, junto a um grupo internacional de pesquisa, na revista Nature, uma das publicações sobre ciência mais prestigiadas da atualidade. A pesquisa foi um feito inédito: descrevia os mecanismos da liberação do dióxido de carbono proveniente dos ambientes aquáticos de água doce. Estes ambientes, segundo os pesquisadores, não absorvem dióxido de carbono da atmosfera, mas sim o liberam o tempo todo, revelando o motivo pelo qual os ecossistemas de água doce podem afetar — e muito — o ciclo do carbono do nosso planeta.

Agora, Sobek vem à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para ministrar um curso sobre carbono em ambientes aquáticos, intitulado “Ciclo de carbono em ecossistemas aquáticos: emissão para a atmosférica, enterramento nos sedimentos e interações com contaminantes” (“Carbon cycling in aquatic systems – atmospheric emission, sediment burial and interactions with contaminants”, tradução livre). O evento acontece entre os dias 25 e 30 de julho, na sala do Programa de Pós-graduação em Ecologia (PGEcol) do Instituto de Ciências Biológicas (ICB).

Parceria com a UFJF

A vinda do pesquisador é fruto de parcerias com o professores do ICB. “É uma grande oportunidade para os profissionais que trabalham com o tema”, comenta o organizador do evento, professor Nathan Barros. “Sobek é referência mundial nesta em emissão de carbono em meios aquáticos.”

Também professor no ICB, Fábio Roland é, ainda, colaborador de pesquisa de Sobek. “Em termos de relações internacionais, é muito importante um projeto desta natureza”, afirma. “Essa parceria formada entre pesquisadores do Brasil e da União Europeia, além de tratar de um tema significativo para a ciência, também é muito valiosa para a formação e o intercâmbio de pós-graduandos brasileiros e suecos.”

O curso

O curso irá apresentar prioritariamente dois métodos que estão chegando agora no Brasil: o uso de sonar para medir tanto a emissão de metano em forma de bolhas e a taxa de sedimentação em reservatórios e lagos. Suas exposições serão acompanhadas por uma atividade prática a ser realizada no lago localizado no campus da UFJF.

O objetivo principal do curso, segundo Sebastian Sobek, é falar sobre os contaminantes do ambiente e as relações com os organismos, assim como as relações com a toxicologia. O pesquisador irá desenvolver aulas, discussões e atividades práticas sobre o carbono em meios aquáticos. No total, foram ofertadas 20 vagas para alunos de graduação e pós-graduação de qualquer instituição.

Outras informações:

(32) 2102-3201 | (32) 2102-3202 (Instituto de Ciências Biológicas)

(32) 2102-3227 (Programa de Pós-graduação em Ecologia)