Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 19/07/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/perda-pode-chegar-a-uma-toneladasemana/

Perda pode chegar a uma tonelada/semana

“Qual o tamanho da sua fome hoje?”. A pergunta feita aos usuários do Restaurante Universitário (RU) da UFJF em uma ação realizada ontem instiga à reflexão sobre o desperdício de alimentos. Projeto desenvolvido por alunos de Ciências Biológicas da instituição busca entender as razões pelas quais alunos, professores e técnicos administrativos que se alimentam no RU deixam a comida no prato. Por meio de questionários e sensibilização destes públicos, a intenção é minimizar o impacto do desperdício de alimentos. De acordo com dados preliminares fornecidos pela UFJF, com base no levantamento da empresa responsável pelo RU, a perda pode chegar até uma tonelada por semana, considerando a quantidade média de 30g deixada no prato por pessoa e as sete mil refeições oferecidas diariamente nas duas unidades, no centro e no campus. A ação dos alunos nasceu como uma atividade da disciplina “Instrumentação em educação ambiental”, ministrada pela professora Rose Marie Hoffmann de Carvalho. Segundo ela, a proposta é conscientizar aos usuários do RU sobre a diminuição ou aproveitamento dos resíduos orgânicos, tornando os usuários multiplicadores destes ideais. “A educação ambiental está relacionada a pequenas coisas do nosso dia a dia. O mais importante é despertar no nosso usuário uma reflexão maior, refletindo sobre os nossos comportamentos”, afirma. Outro ponto levado em conta na avaliação dos alunos foi a subutilização das canecas de plástico oferecidas pela UFJF, tendo em vista que cerca de 70% dos usuários ainda opta pelos copos descartáveis. Aluno do 5º período, Thiago da Silva Novato explica que, a partir dos questionamentos realizados, a proposta agora é criar uma análise estatística dos resultados e propor novos projetos de educação ambiental, “pensando sobre o meio ambiente, o desperdício e a decomposição de matéria orgânica”, afirma.

_____________________

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Esportes

Data: 19/07/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/atletas-de-oito-paises-em-jf/

Atletas de oito países em JF

A UFJF detalhou os procedimentos para o público que quiser acompanhar os treinamentos em Juiz de Fora das delegações que disputarão a Olimpíada do Rio. Cerca de 340 atletas e integrantes da comissão técnica de nove equipes de oito países irão realizar aclimatação na cidade. As informações foram confirmadas ontem durante coletiva de imprensa convocada pela Diretoria de Imagem Institucional da UFJF. A universidade receberá atletas do atletismo olímpico do Canadá, China, Estados Unidos, Estônia, Eslováquia, Polônia e Qatar, além do vôlei do Egito. Do atletismo paralímpico, a cidade receberá integrantes canadenses.
Para assistir aos treinos, o público deverá fazer pedido prévio, por meio de um portal que a universidade criou especialmente para o evento (ufjf.br/ufjf2016 ou ufjf2016.br). A UFJF irá disponibilizar diariamente um tipo de adesivo para autorizar a entrada do público. O diretor de imagem institucional da UFJF, Márcio Guerra, explicou que “o acesso é restrito. Vamos ter que credenciar as pessoas por uma medida de segurança. Todos estão acompanhando o que está acontecendo no mundo todo e aqui não seria diferente”. A maioria dos treinos do atletismo será à noite, pela adaptação dos horários das provas no Rio 2016. Já os treinamentos de vôlei devem ocorrer no fim da tarde.

Durante a coletiva, foi apresentada a identidade visual criada para a recepção das delegações. O projeto é nomeado como “UFJF 2016″. Além do portal onde serão publicadas informações sobre a cidade, delegações, provas olímpicas e espaço multimídia, foram criados perfis no Instagram (@ufjf2016) e no Facebook (facebook.com/ufjf2016). Será apresentado vídeo às delegações mostrando crianças segurando as bandeiras dos países que vêm para Juiz de Fora e dizendo “bem-vindos”, com legenda em cada idioma.
Para o período, será instalada uma sala na frente da Faefid, por recomendação da segurança, para credenciamento de jornalistas, delegações, voluntários e público em geral. O esquema de segurança será definido em reunião em Belo Horizonte na quarta-feira, com presença do reitor da Federal, Marcus David. Mas sabe-se que todas as pessoas que acessarem os locais de treinos passarão por detectores de metais. O Corpo de Bombeiros fez uma restrição ao número de pessoas que poderão estar nos treinos. O ginásio da UFJF, por exemplo, não poderá ter mais de que 200 pessoas.

Participação acadêmica
A única contrapartida da Federal exigida para as delegações foi a participação dos alunos como voluntários. Ao todo, projetos de oito cursos, como Moda, Turismo, Medicina, Fisioterapia, Engenharia de Produção e Comunicação, foram encaminhados ao diretor da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid), Maurício Bara, que irá negociar com as delegações. São esperados o apoio de cerca de 200 estudantes.

_____________________

Veículo: Acessa.com

Editoria: Educação

Data: 19/07/2016

Link: http://www.acessa.com/educacao/arquivo/oportunidade/2016/07/19-faculdade-engenharia-eletrica-abre-vagas-para-mestrado-doutorado/

Faculdade de Engenharia Elétrica abre 20 vagas para o mestrado e doutorado

Estão abertas as inscrições para concorrer a 20 vagas para o mestrado e doutorado na área de Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). São 14 vagas para o mestrado acadêmico e seis vagas para o doutorado. As inscrições presenciais e via Correios terminam no dia 4 de agosto. Confira o edital.

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPEE) possui duas áreas de concentração: Sistemas de Energia Elétrica e Sistemas Eletrônicos. No momento da inscrição, o candidato deve optar por apenas uma das áreas de concentração oferecidas pelo programa. Caso o candidato se inscreva em mais de uma área de concentração, o mesmo será eliminado do processo seletivo. O edital também prevê que vagas ociosas poderão ser destinadas a outra área caso o número de candidatos aptos seja inferior ao número de vagas ofertadas. O programa também poderá aceitar candidatos estrangeiros por meio do Programa de estudantes – Convênio de Pós-Graduação.

Para se inscrever no mestrado acadêmico os interessados devem possuir a graduação concluída em Engenharia ou áreas afins do PPEE com diploma reconhecido pelo MEC. Os inscritos no doutorado devem ter diploma de mestrado acadêmico em Engenharia, ou áreas afins ou correlatas às áreas de concentração do PPEE, reconhecido pela CAPES/MEC.

As inscrições podem ser feitas diretamente na Faculdade de Engenharia, na Secretaria de Pós-Graduação em Engenharia ou enviadas pelos Correios (via Sedex) com no mínimo de cinco dias de antecedência ao prazo final. Os formulários para inscrição, com a etiqueta de identificação podem ser retirados na página do Programa. A seleção dos candidatos ocorre entre os dias 18 e 19 de agosto. A matrícula dos selecionados ocorre entre 31 de agosto e 2 de setembro. O semestre está previsto para iniciar no dia 12 de setembro.

_____________________

Veículo: Rádio Itatiaia JF

Editoria: Noticias

Data: 19/07/2016

Link: http://radioitatiaiajf.com.br/noticias/3817/ufjf-recebe-atletas-em-preparacao-para-as-olimpiadas-nesta-sexta

UFJF recebe atletas em preparação para as Olímpiadas nesta sexta

A UFJF começa a receber, na sexta (22), atletas que vão realizar treinamento para os Jogos Olímpicos Rio 2016. O primeiro a chegar será atual campeão e recordista olímpico da marcha atlética, de 20 km, o chinês Ding Chen. Ele será acompanhado por quatro integrantes da comissão de atletismo da China.

O chinês se destacou quando venceu a prova da modalidade nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, aos 19 anos. Na época, ele bateu recorde olímpico com a marca de 1h18min46s. Com o resultado, tornou-se o mais jovem corredor a conquistar uma medalha de ouro em Olimpíada.

O atleta treinará na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), para onde outros sete países também enviarão equipes para treinar. Nessa semana, a instituição recebe a delegação da China, na sexta, e do Egito, no sábado.

_____________________

Veículo: Diário Regional JF

Editoria: Cultura

Data: 19/07/2016

Link: http://www.diarioregionaljf.com.br/cultura/5410-ufjf-oferece-atividades-de-cultura-e-lazer-nas-ferias

UFJF oferece atividades de cultura e lazer nas férias

O mês de julho costuma ser sinônimo de descanso para crianças e jovens em idade escolar. Na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), as férias dos alunos ainda não começaram, mas a Universidade oferece seu espaço e uma série de atividades de lazer, espalhadas por toda a cidade. As atrações e atividades atendem a variadas idades e gostos, com todas as opções gratuitas.

Campus Universitário

O campus da UFJF oferece um amplo espaço ao ar livre, dotado de instrumentos que atraem variados públicos. Há o parque infantil, com brinquedos diversificados, uma pista de skate e a academia ao ar livre, que possibilita a realização de uma série de exercícios de forma segura. Além disso, a pista de caminhada ao redor do campus é uma opção para os que desejam realizar atividades como corrida e caminhada.

Outra possibilidade para os que desejam percorrer o campus é o bicicletário, que funciona das 6h às 22h. Basta realizar cadastro no portal Unimed para ser liberado o acesso às bicicletas compartilhadas (os não clientes da Unimed devem pagar uma taxa simbólica de R$1 pelo cadastro).

No Espaço Reitoria, localizado no saguão, as pessoas podem conferir exposições como a “Todos os Dias”, do artista plástico Paulo Alvarez, produzida a partir de obra homônima do escritor Darlan Lula. A exposição pode ser visitada até 5 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h, e sábados, das 9h às 12h.

Cine-Theatro Central

As pessoas que quiserem saber um pouco mais sobre a história de um dos principais patrimônios da cidade podem participar do projeto de Visitas Guiadas ao Cine-Theatro Central.

O projeto esteve suspenso por quase dois anos, em virtude das obras de restauração de manutenção do edifício. As visitas acontecem aos sábados, sempre em dois horários, às 9h30 e às 10h30, para grupos de até 15 pessoas previamente agendadas. A entrada é gratuita e os agendamentos devem ser feitos por meio do e-mail cinetheatrocentral@ufjf.edu.br (enviar nome completo, número de pessoas no grupo, telefone de contato, endereço de e-mail e horário desejado). Outras informações: http://www.theatrocentral.com.br/visite/visita-guiada ou pelo telefone (32) 3215-1400

Som Aberto

No dia 30 de julho será realizado na UFJF mais uma edição do Som Aberto. Criado em junho de 2016, o evento reúne diversas atrações culturais, como DJ, capoeira, varal de poesia e dança urbana, além de 40 estandes de produtos diversos. As atividades acontecem das 14h às 21h, e o público terá acesso às apresentações da Orquestra Sinfônica Pró-Música/UFJF, numa extensão do 27º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, e das bandas Legrand e Coroña (já confirmadas).

Museu de Arte Murilo Mendes

Ao longo do mês de julho, o Mamm oferecerá uma mostra de cinema francês durante as sextas-feiras, às 16h. Junto ao seu tradicional acervo, o período também reservará ao museu dois lançamentos de livros e a exposição “Memorabilia Urbis”. A programação completa para julho pode ser encontrada no site http://www.museudeartemurilomendes.com.br/noticias/programacao/. Uma colônia de férias também será realizada no local, porém, com inscrições já esgotadas.

Casa de Cultura

O espaço da Casa de Cultura da UFJF conta com galerias de exposições, computadores com acesso livre à internet e salas dedicadas à exibição de filmes e leitura. O anfiteatro da casa exibe frequentemente peças, e na localidade ainda são realizados os cursos do Polo de Enriquecimento para a Terceira Idade, com diversas possibilidades gratuitas para a população.

Memorial da República

O Memorial da República Presidente Itamar Franco, inaugurado no fim de 2015, está localizado ao lado do Museu de Arte Moderna Murilo Mendes, sendo aberto para visitação de segunda a sexta-feira. O acervo do memorial conta com uma enorme gama de registros da história republicana brasileira, sobretudo os anos em que Itamar Franco ocupou a presidência. O dinâmico espaço expositivo conta com dois andares, em 820 metros, possibilitando interessantes itens ao visitante, como o Fusca azul usado pelo político durante seu mandato presidencial, e que se tornou símbolo do período, até peças mais interativas, como um móvel que conta com 84 gavetas para serem exploradas, e que dão grande possibilidade de imersão ao interessado.

_____________________

Veículo: G1

Editoria: Zona da Mata-MG

Data: 19/07/2016

Link: http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2016/07/ufjf-oferece-atividades-gratuitas-durante-ferias-escolares.html

UFJF oferece atividades gratuitas durante férias escolares

A Universidade Federal de Juiz de Fora(UFJF) oferece atividades gratuitas de lazer para todas as idades durante as férias escolares. A programação se concentra no campus da universidade, no Cine-Theatro Central, no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm), na Casa de Cultura e no Memorial da República.

O campus da UFJF oferece um amplo espaço ao ar livre. Nele há parque infantil, pista de skate e a academia ao ar livre. A pista de caminhada ao redor do campus também é uma opção para os que desejam realizar atividades como corrida e caminhada. Outra possibilidade para os que querem percorrer o campus é o bicicletário, que funciona das 6h às 22h. O espaço também é utilizado pelos jovens que gostam de soltar pipa.

No Espaço Reitoria, localizado no saguão, há a exposição “Todos os Dias”, do artista plástico Paulo Alvarez, produzida a partir de obra homônima do escritor Darlan Lula. A mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h, e sábados, das 9h às 12h, até dia 5 de agosto.

Som Aberto
Ainda no campus haverá mais uma edição do Som Aberto. O evento está marcado para o dia 30 de julho e reúne diversas atrações culturais, como DJ, capoeira, varal de poesia e dança urbana, além de 40 estandes de produtos diversos.

As atividades serão das 14h às 21h, e o público terá acesso às apresentações da Orquestra Sinfônica Pró-Música/UFJF, numa extensão do 27º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, e das bandas Legrand e Coroña.

Cine-Theatro Central
Após restauro, o Cine-Theatro Central conta com Visitas Guiadas. As visitas acontecem aos sábados, às 9h30 e às 10h30, para grupos de até 15 pessoas previamente agendadas. A entrada é gratuita.

Os agendamentos devem ser feitos por meio do e-mail cinetheatrocentral@ufjf.edu.br. É preciso enviar nome completo, número de pessoas no grupo, telefone de contato, endereço de e-mail e horário desejado.

Museu de Arte Murilo Mendes
Ao longo do mês de julho, o Mamm oferecerá uma mostra de cinema francês as sextas-feiras, às 16h. Junto ao seu tradicional acervo, o período também reservará ao museu dois lançamentos de livros e a exposição Memorabilia Urbis. A programação completa para julho pode ser encontrada na internet.

Casa de Cultura
O espaço da Casa de Cultura da UFJF conta com galerias de exposições, computadores com acesso livre à internet e salas dedicadas à exibição de filmes e leitura. O anfiteatro da casa exibe frequentemente peças, e na localidade ainda são realizados os cursos do Polo de Enriquecimento para a Terceira Idade, com diversas possibilidades gratuitas para a população.

Memorial da República
O Memorial da República Presidente Itamar Franco, inaugurado no fim de 2015, está aberto para visitação de segunda à sexta-feira. O acervo do memorial conta com registros da história republicana brasileira, sobretudo os anos em que Itamar Franco ocupou a presidência. No local está exposto o fusca azul usado pelo político durante seu mandato presidencial, e que se tornou símbolo do período, até peças mais interativas, como um móvel que conta com 84 gavetas para serem exploradas, e que dão grande possibilidade de imersão ao interessado.

_____________________

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 20/07/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/ufjf-oferece-inscricoes-para-602-vagas-ociosas-a-partir-de-amanha/

UFJF oferece inscrições para 602 vagas ociosas a partir de amanhã

A UFJF inicia, a partir desta quinta-feira (21), as inscrições para ocupação das 602 vagas ociosas para o segundo semestre letivo de 2016. Os interessados deverão comparecer à Central de Atendimento do campus de Juiz de Fora ou no campus de Governador Valadares, entre amanhã e sexta (22) , das 9h às 20h, em Juiz de Fora, e das 8h às 17h, em Governador Valadares.
Do total de vagas oferecidas, 95 são destinadas a excedentes do último processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o Campus de Juiz de Fora e 19 para o de Governador Valadares; 29 são para ingressantes através do Processo de Ingresso Seletivo Misto (Pism) no campus de Juiz de Fora e cinco para Governador Valadares. Outras 360 oportunidades são destinadas à reinscrição, mudança de curso, transferência e graduados para o campus de Juiz de Fora e 54 para Governador Valadares. Estas vagas estão descritas no edital número 7. Outras 40 vagas, descritas no edital número 8, são para Juiz de Fora, todas para quem já tem graduação em curso superior.
Metade das vagas oferecidas pela instituição será destinada aos candidatos excedentes, já a outra, aos candidatos à reinscrição em cursos da UFJF, mudança de curso no mesmo campus, mudança de curso entre campi, graduados da UFJF que cursaram com no mínimo 50% da carga horária total do curso pretendido, transferência de outra instituição de Ensino Superior e graduados em geral.
Conforme a universidade, os candidatos excedentes do último processo seletivo público deverão acompanhar a publicação dos Editais de Reclassificação de Vagas Ociosas, na página da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos. As orientações para matrícula dos candidatos convocados serão divulgadas juntamente com o Edital de Reclassificação. Detalhes sobre a documentação necessárias para a inscrição também estão disponíveis na site do CDARA.

_____________________

Veículo: Acessa.com

Editoria: Educação

Data: 20/07/2016

Link: https://www.acessa.com/educacao/arquivo/noticias/2016/07/20-inscricoes-para-602-vagas-ociosas-ufjf-ocorrem-nos-dias/

Inscrições para 602 vagas ociosas da UFJF ocorrem nos dias 21 e 22

As inscrições de candidatos interessados em pleitear as 602 vagas ociosas para o segundo semestre letivo da UFJF será nesta quinta e sexta-feira, dias 21 e 22 de julho. Os interessados deverão comparecer à Central de Atendimento do campus de Juiz de Fora ou no campus de Governador Valadares, entre os dias 21 e 22 de julho de 2016, para efetuar as inscrições, das 9h às 20h, em Juiz de Fora, e das 8h às 17h, em Governador Valadares.

Dentre o total de vagas oferecidas, 95 são destinadas a excedentes do último processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o Campus de Juiz de Fora, e 19 para o de Governador Valadares; 29 são para ingressantes através do Processo de Ingresso Seletivo Misto (Pism) no campus de Juiz de Fora, e cinco para Governador Valadares. A maioria, 360 oportunidades, são destinadas à reinscrição, mudança de curso, transferência e graduados para o campus de Juiz de Fora e 54 para Governador Valadares. Estas vagas estão descritas no edital número 7. Outras 40 vagas, descritas são para Juiz de Fora, todas para quem já tem graduação em curso superior.

 Os candidatos excedentes do último processo seletivo público deverão acompanhar a publicação dos Editais de Reclassificação de Vagas Ociosas, na página da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos. As orientações para matrícula dos candidatos convocados serão divulgadas juntamente com o Edital de Reclassificação.

Todos devem atentar aos documentos necessários para a inscrição, uma vez que cada modalidade de ingresso exige uma documentação própria.

_____________________

Veículo: Diário Regional JF

Editoria: Cidade

Data: 20/07/2016

Link: http://www.diarioregionaljf.com.br/cidade/5471-programa-de-pos-graduacao-em-engenharia-eletrica-abre-20-vagas

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica abre 20 vagas

Interessados em cursar mestrado ou doutorado na área de Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) devem ficar atentos pois as inscrições já estão abertas. Conforme informações da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPEE), são 14 vagas para o mestrado acadêmico e seis vagas para o doutorado.

O PPEE possui duas áreas de concentração: Sistemas de Energia Elétrica e Sistemas Eletrônicos. No momento da inscrição, o candidato deve optar por apenas uma das áreas de concentração oferecidas pelo programa. Caso o candidato se inscreva em mais de uma área de concentração, o mesmo será eliminado do processo seletivo. O edital também prevê que vagas ociosas poderão ser destinadas a outra área caso o número de candidatos aptos seja inferior ao número de vagas ofertadas. O programa também poderá aceitar candidatos estrangeiros por meio do Programa de estudantes – Convênio de Pós-Graduação.

Para se inscrever no mestrado acadêmico os interessados devem possuira graduação concluída em Engenharia ou áreas afins do PPEE com diploma reconhecido pelo MEC. Os inscritos no doutorado devem ter diploma de mestrado acadêmico em Engenharia, ou áreas afins ou correlatas às áreas de concentração do PPEE, reconhecido pela CAPES/MEC.

As inscrições podem ser feitas diretamente na Faculdade de Engenharia, na Secretaria de Pós-Graduação em Engenharia ou enviadas pelos Correios (via Sedex) com no mínimo de cinco dias de antecedência ao prazo final. Os formulários para inscrição, juntamente com a etiqueta de identificação podem ser retirados na página do Programa. As inscrições presenciais e via Correios terminam no dia 4 de agosto. A seleção dos candidatos ocorre entre os dias 18 e 19 de agosto. A matrícula dos selecionados ocorre entre 31 de agosto e 2 de setembro. O semestre está previsto para iniciar no dia 12 de setembro.

_____________________

Veículo: G1

Editoria: Zona da Mata-MG

Data: 20/07/2016

Link: http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2016/07/projeto-elaborado-na-ufjf-quer-aumentar-tempo-de-voo-de-drones.html

Projeto elaborado na UFJF quer aumentar tempo de voo de drones

Um projeto desenvolvido na Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora(UFJF) cria e estuda drones. Com uma inovação desenvolvida com o uso de motores a combustão, os pesquisadores esperam aumentar o tempo de uso dos drones e a capacidade de voo já que, geralmente, com as baterias comuns, esse tempo é de 20 minutos.

Utilizando um sistema de controle de baterias, os protótipos trabalham com fontes de energia para funções diferentes. “Tudo começa na estrutura, com estudos. Então o nosso foco seria o tempo de voo, que é a necessidade que temos hoje”, disse o pesquisador Rafael Campos.

O projeto, elaborado no laboratório da instituição, conta com ferramentas que têm a função de ampliar a autonomia dos drones que, normalmente, são navegados manualmente, a partir de uma estação de controle, ou utilizam as coordenadas de um GPS embarcado para seguir a trajetória programada anteriormente. No primeiro caso, o voo depende da habilidade do piloto remoto e do raio de alcance dos controles. No segundo, a precisão do voo pode ser comprometida.     

“A ideia é desenvolver ferramentas capazes de transformar nossos equipamentos em robôs, fazendo toda a inteligência artificial para realizar funções simples, que às vezes uma pessoa comum não consegue fazer”, comentou o pesquisador João Pedro Carvalho.

Embarcando um computador e uma câmera de vídeo no drone, os pesquisadores conseguiram desenvolver uma tecnologia que permite ao usuário criar uma rota que será salva num arquivo de texto e inserido no computador embarcado na ferramenta. A câmera captura imagens do voo, que serão processadas pelo computador. Dessa forma, o veículo se torna autônomo, além de não tripulado.

Com o sistema de identificação e processamento, o drone pode pousar por conta própria. Utilizando uma pista de pouso marcada, o veículo localiza o ponto e começa a diminuir gradativamente a altitude.

“Com os estudos, queremos solucionar problemas de pessoas que trabalham com drones e até aquelas que não trabalham diretamente com a ferramenta, mas poderiam usar para auxiliar nas funções exercidas”, finalizou.

_____________________

Veículo: O Tempo

Editoria: Hotsites

Data: 20/07/2016

Link: http://www.otempo.com.br/hotsites/elei%C3%A7%C3%B5es-2016/desafios/incentivo-%C3%A0-cria%C3%A7%C3%A3o-de-empregos-%C3%A9-a-prioridade-para-juiz-de-fora-1.1340438

Incentivo à criação de empregos é a prioridade para Juiz de Fora

Com mais de meio milhão de habitantes, Juiz de Fora, na Zona da Mata, se vê afetada pelos mesmos ventos de crise que atingem o Brasil. Polo industrial da região e enfrentando a concorrência de municípios do outro lado da fronteira com o Rio de Janeiro, a cidade busca superar as atuais adversidades.

Para o professor de economia da UFJF Fernando Perobelli, a solução passa pela adoção de políticas voltadas para as características locais. “Temos várias estruturas produtivas no município, como por exemplo as cervejarias locais, as indústrias do ramo têxtil, que ainda estão pungentes”, conta.

Perobelli diz que o executivo municipal e os vereadores podem atuar neste resgate. “A prefeitura pode dar incentivos para estas diversas atividades que já temos instaladas, para potencializa-las”, explica.

 Ele afirma que a cidade precisa de uma política integrada de desenvolvimento, atrelando as estruturas de produção industrial com as de serviço. “Muitas vezes vemos políticas de crescimento e desenvolvimento que são políticas ‘soltas’, isso acaba beneficiando um ou dois setores mas não a estrutura da cidade como um todo”,diz.

O professor acredita que a mobilidade urbana também é um desafio para Juiz de Fora, já que as dificuldades de locomoção podem se tornar um entrave. “Isso pode prejudicar nosso fator potêncial. Essa é uma cidade pujante nos serviços de saúde e educação e isso acaba trazendo muita gente pra cá. Se você não resolve rapidamente esta questão, você vai ter problemas no futuro”, relata.

O professor de engenharia da UFJF José Alberto Castanhol lembra que a mobilidade também se desdobram em outros problemas. Ele aponta que a mobilidade para os cidadãos dentro da cidade também possuí lacunas. “Não se trata só de permitir meios de andar ou se locomover, mas também de ter acesso a determinados lugares”, conta. Com isso os moradores de periferia acabam tendo, por exemplo, dificuldades para chegar ao atendimento de saúde, às escolas e aos locais de lazer.

Ele aponta que outras questões pequenas também pode ser resolvidas, trazendo alívio para os moradores. “O tempo de travessia nos sinais de pedestres é muito pequeno, então temos riscos para os pedestres”, aponta.

“Precisamos ter um planejamento de transporte urbano global para a cidade. Não adianta fazer tratamentos em pontos isolados, não adianta eu pensar só em um bairro, quando isso influência o funcionamento de outros bairros que estão próximos”, diz. Castanhol diz que a cidade precisa ter a dimensão real de seu tamanho para superar estas questões. “Estamos em uma transição de uma cidade média para grande, com alguns problemas inerentes às cidades grandes, mas ainda pensamos um pouco pequeno nessa área”, relata.

_____________________

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cultura

Data: 21/07/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/imagens-de-um-mundo-confuso/

Imagens de um mundo confuso

Em 2014, a atriz Denise Milfont começou a estreitar os laços com o grupo local 4-zero-4. Naquele ano, em parceria com a formação juizforana, ela começou, aqui na cidade, os primeiros ensaios do espetáculo “Amor”. Dois anos depois, em 2016, a montagem estreou no palco do Teatro Poeirinha do Rio de Janeiro e agora volta para a terra onde tudo começou. “Eu conheci o grupo através do Alexandre Fenerich (músico). Os meninos toparam na hora e foram superparceiros. Apresentar aí é uma forma de dar uma retribuição a Juiz de Fora”, diz a atriz, por telefone, na tarde
de ontem. Ela estreia nesta quinta-feira, às 20h, através da Ziriguidum – JF Produções Culturais, curta temporada que segue até o próximo domingo, na Casa de Cultura da UFJF.
Como se estivesse contando uma história, Denise compartilha com a plateia o livro homônimo do escritor André Sant’Anna, obra em que o escritor e músico utiliza linguagem experimental e encadeia imagens do mundo em que vivemos em uma livre associação de substantivos, adjetivos e verbos para traçar um angustiante panorama da nossa sociedade. “O André não prega dogmas, fala das nossas angústias de uma forma poética. Fico encantada com a maneira como ele escreve, são pensamentos rápidos, repetições de questões que acontecem desde 1960. Ele vai na história, o que nos leva a entender que pouca coisa mudou até hoje”, afirma a atriz, fazendo questão de contar que, durante uma hora ininterrupta, o espectador tem a oportunidade de conhecer toda a obra na íntegra. Sua proposta é levá-lo a refletir sobre a palavra lida.
“Eu sou atriz, posso decorar qualquer texto, isso não é problema para mim. O desafio foi ler. O fascínio é justamente esse: Como ler um livro inteiro em cena? Como vou levar as pessoas a ouvirem aquele texto?”, indaga-se ela, apontando para o brilhantismo do texto. “Porém, o livro dele não te obriga a ouvir tudo. Você ouve o que quer. Eu não estou ali pregando nada, ele faz somente com que as imagens venham para as nossas mentes e, em algum momento, você vai se identificando com algum ponto.”

Sem início, meio e fim
Como nas páginas do livro, o espetáculo apresentado não tem uma linearidade. O que dá unidade à história é justamente a falta dela. “É a estrutura, é o looping, é como ele é escrito. A gente chega à conclusão de que é como se fosse um jogo entrelaçando aqueles personagens de várias épocas. No fundo, parece que é uma história só”, diz, para logo comentar sobre a ausência de um fim. “Ele fala da realidade, fala que o mundo é uma confusão, que o mundo é abissal. O livro não tem um final, e isso é muito interessante. O André deixa a gente muito livre. Ele simplesmente não acaba, nos impõe questionamentos e angústias, mas de uma forma festiva. Na verdade, é uma grande farra.”
Comparando a arte teatral a um jogo, a atriz defende uma relação de troca entre ator/espectador, escritor/leitor. “Para mim, o livro é uma bola, e eu considero a arte um game, um esporte. Ela tem as mesmas regras do esporte. Você tem que jogar, e alguém precisa receber a bola, que é o livro, o texto. Ninguém sai ileso da apresentação. Não tem um passivo. Cada um tem uma função. Estou ali lendo algo que alguém escreveu, estou dando alma àquela leitura, estou usando minha musicalidade”, assevera Denise, que, desde 2006, vive uma nova fase na carreira. Formada na escola de Música de Brasília, cidade em que nasceu, e em Publicidade e Propaganda, ela contabiliza 13 trabalhos na TV, seis no cinema e sete no teatro. Seu novo processo de pesquisa já resultou em montagens, como “Valsa nº 6: uma experiência eletroacústica”, adaptação de texto de Nelson Rodrigues.
“Comecei a trabalhar com eletroacústica, o som junto à palavra. Eu tento uma sonoridade que também dê uma neutralidade ao texto para que as pessoas possam ouvir o texto e não tanto a atriz. Trabalho à mercê da palavra. É o livro falando. Eu sou só um objeto, faço a interlocução”, afirma ela, comemorando a dobradinha com o 4-zero-4. “É todo um conjunto. Sou eu , o texto e a música. Somos uma equipe, os músicos leem comigo, me acompanham na leitura”, afirma a atriz, voltando a enfatizar que, neste espetáculo, o protagonista é o livro. “É a ele que a gente serve.”
Amor
De 21 a 23 de julho, às 20h, e 24 de julho, às 19h
Casa de Cultura da UFJF
(Av. Rio Branco 3.372)
3215-4694

_____________________

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Esportes

Data: 21/07/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/acesso-a-faefid-restrito-a-partir-desta-sexta/

Acesso à Faefid restrito a partir desta sexta

O acesso à Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) no campus da UFJF será restrito a partir desta sexta-feira (22) para veículos que não sejam oficiais, como viaturas policiais, do Corpo de Bombeiros e ambulâncias. A medida faz parte das ações de logística e segurança aplicadas no campus para acomodar as delegações que irão utilizar o complexo esportivo da UFJF durante os Jogos Olímpicos Rio 2016. A Diretoria de Imagem da UFJF informou, por meio de sua assessoria, que o estacionamento na Faefid só será permitido a professores, funcionários e membros da organização, porém, até a entrada da guarita. O estacionamento de outros veículos, inclusive os de
imprensa, acontecerá no anel viário ou no estacionamento da Reitoria.
Para entrar na faculdade também será necessário passar por revista com detector de metais.
Como treinamento, desde a manhã desta quinta (21), o trecho do anel viário, compreendido entre o primeiro quebramolas após a Faculdade de Engenharia até a as imediações da Faefid, já recebeu cones e sinalização informando sobre o desvio. Assim, o tráfego de carros deverá seguir pela pista da esquerda no local. A fiscalização e a orientação serão realizadas pela vigilância do campus.
Nesta sexta, chega à cidade o primeiro atleta que treinará na UFJF para os Jogos Olímpicos Rio 2016. É o chinês Ding Chen, atual campeão e recordista olímpico de marcha atlética de 20 quilômetros. Junto com ele desembarcam quatro integrantes da comissão técnica. O restante da delegação chinesa deve chegar no dia 31. Ao todo, o país enviará 107 integrantes, desses 53 são atletas – 22 mulheres e 31 homens, e 54 compõem a equipe técnica. Além da China, a UFJF receberá delegações de outros sete países, como Canadá, Egito, Eslováquia, Estados Unidos, Estônia, Polônia e Qatar.

_____________________

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Esportes

Data: 21/07/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/esdeva-e-arcelor-vencem-futsal-dos-jogos-sesi/

Esdeva e Arcelor vencem futsal dos Jogos Sesi

O ginásio da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebeu na noite da quarta-feira (20) duas finais na disputa do futsal da 30ª edição dos Jogos Sesi Juiz de Fora. Esdeva, no masculino, e Arcelor, no feminino, foram os campeões.
O caneco na competição entre os homens foi concorrido por Esdeva, em busca de seu sexto título, e Rezato, vencedor na modalidade em 2015. Após empate de 3 a 3 no tempo regulamentar, a decisão foi para a disputa de pênaltis. O goleiro da Esdeva, Wilson Cardoso, que havia desperdiçado penalidade durante a partida, defendeu uma das finalizações, dando o título à sua empresa.
Quem também deixou a quadra com sorrisos no rosto foram as atletastrabalhadoras da Arcelor Mittal, que bateral as representantes da BD por 5 a 2, com destaque para Elisa, camisa 9 e artilheira do jogo, com os cinco gols marcados pela equipe campeã. A competição municipal reúne 1.200 esportistas amadores de 38 empresas em 19 modalidades.