O projeto de extensão Conjuntura e Mercados Consultoria Jr. (CMC Jr.), vinculado à Faculdade de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), lança uma nova edição do Boletim Trimestral CMC Jr. referente ao período de abril a junho deste ano. A publicação traz como novidade a divulgação de um indicador que mede a atividade econômica dos municípios da Zona da Mata mineira. Além disso, a edição apresenta uma análise do desempenho da economia brasileira no segundo trimestre de 2016.
O Indicador de Atividade Econômica dos Municípios da Zona da Mata (Ieam) é formado a partir de diversas variáveis, compreendidas entre dados do mercado de trabalho, da arrecadação de impostos pelos municípios, da exportação e da importação, além dos dados de operações bancárias. Foi criado com o objetivo de acompanhar mensalmente a evolução da economia nas cidades da Zona da Mata mineira. Segundo o doutorando no Programa de Pós-Graduação em Economia da UFJF e um dos elaboradores do indicador, Inácio Fernandes, o Ieam “permite fornecer informações para formuladores de política, investidores, pesquisadores, jornalistas e o público em geral. Os resultados, portanto, podem auxiliar na formulação de políticas de desenvolvimento regional e na tomada de decisão para determinar a alocação de investimentos privados”.
A edição apresenta um panorama da economia brasileira, a partir de resultados apresentados pelos principais indicadores macroeconômicos, como Produto Interno Bruto (PIB), Inflação, Taxa de Juros, Taxa de Desemprego e Índice de Confiança do Consumidor no Varejo. Já para investidores, é apresentado um quadro dos investimentos em Renda Fixa e Renda Variável no último trimestre. Pela ótica da publicação, a conjuntura brasileira dá mostras de melhora no período de três meses analisado, inclusive com o mercado já vislumbrando uma perspectiva de crescimento em 2017 e a queda da inflação ainda em 2016.
Elaborado por membros da CMC Jr. desde o começo de 2016, o Boletim Trimestral CMC Jr. tem como objetivo oferecer à sociedade elementos que contribuam para um maior entendimento do quadro conjuntural da economia, a partir de uma linguagem simples e acessível a qualquer cidadão. O bolsista Pedro Porto, elogiou a iniciativa: “É notável o crescimento do Boletim, principalmente de conteúdo. Conseguimos ter mais tempo para realizar as análises e trouxemos convidados para escrever um editorial. Aprendemos muito a cada edição do boletim.” O projeto de extensão CMC Jr. surgiu em 2014 na Faculdade de Economia na UFJF.
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Outras informações: (32) 2102-3552 (Faculdade de Economia-UFJF)