Com o objetivo de traduzir textos do francês e do inglês para o português para serem publicados nos periódicos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), vem sendo desenvolvido, por estudantes  da Faculdade de Letras, o projeto de extensão Traduções Acadêmicas. O projeto atende, principalmente, aos editores de revistas da UFJF, mas também é voltado aos professores de graduação e aos de pós-graduação que desejem publicar. O critério para que o texto seja traduzido é a possibilidade de ser publicado em algum material da instituição.

As traduções não têm custo e os interessados em propor artigos podem entrar em contato diretamente com o professor do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas e coordenador do projeto, Adauto Villela, pelo e-mail adauto.villela@ufjf.edu.brDois bolsistas participam do projeto tendo como foco os artigos acadêmicos e científicos, mas também são aceitos resenhas, entrevistas, estudos de caso e capítulo de livro. Para os textos de autoria de terceiros, é necessária autorização para a tradução, a menos que já esteja em domínio público.

Já foram finalizadas seis traduções, quatro do inglês e duas do francês. Villela afirma que o Traduções Acadêmicas contempla, atualmente, duas revistas da UFJF: a “Númem”, do Programa de Pós Graduação em Ciências da Religião (PPCIR); e a “Rónai”, do Bacharelado em Tradução, da Faculdade de Letras. “Outras já assinalaram o desejo de participar, como as revista dos programas de pós-graduação de Linguística (“Veredas”), de Ciências Sociais (“Teoria e Cultura”) e de Artes (“Nava”). Mas temos condições de atender a outras publicações  também.”

O coordenador ressalta que a intenção é aumentar a demanda para que mais estudantes  possam contribuir. “Outros alunos já demonstraram interesse em participar como voluntários, porém, para a quantidade de propostas que recebemos até agora, os bolsistas estão suprindo bem a demanda. Gostaríamos muito de aumentar a adesão ao projeto, pois beneficia os leitores, as revistas e os bolsistas”, finaliza, convidando editores e interessados a aderirem ao projeto.

Saiba mais sobre o Projeto Traduções Acadêmicas