As delegações que representarão o Canadá e os Estados Unidos no atletismo dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e que terão parte delas treinando na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foram anunciadas por suas federações.
Ao todo, 65 atletas canadenses e 126 americanos foram classificados para a competição. A maioria dos esportistas do atletismo canadense é esperada para vir à UFJF, conforme o coordenador técnico da delegação, Peter Erickson. A relação com o nome ainda será encaminhada pela equipe técnica à coordenação na Universidade.
Mas já cinco atletas do Canadá estão confirmados para treinar, na Faculdade de Educação Física e Desportos: Derek Drouin (salto em altura), Benjamim Thorne (marcha atlética de 20 quilômetros), Elizabeth Gleadle (lançamento de dardo), Melissa Bishop (corrida dos 800 metros) e Brianne Theisen-Eaton (heptatlo), casada com Ashton Eaton. Ambos são treinados pelo técnico Harry Marra.
Em relação aos Estados Unidos, o campeão e recordista mundial do decatlo Ashton Eaton, que também foi ouro em Londres-2012, será o único representante americano na Universidade.
Expectativa
“Os resultados recentes desses candidatos são uma razão muito boa para o Canadá estar animado sobre o atletismo. Este grupo continua crescendo e estou animado para ver o que eles vão trazer para o Rio. Desejo a todos o melhor absoluto em seus preparativos finais”, apontou o chefe da federação de atletismo canadense, Curt Harnett, em entrevista ao site do órgão.
A atleta Brianne Theisen-Eaton, também em entrevista ao site da federação, afirmou que esta é a equipe mais forte da qual já fez parte. “Contamos com vários medalhistas mundiais e um elenco talentoso que vai lutar pelo pódio na pista e no campo. Meus companheiros e eu estamos prontos para competir pelo Canadá no Rio.”
Confira a lista completa da equipe de atletismo do Canadá classificada para os Jogos Rio-2016 do Canadá.
Estados Unidos
Na equipe americana, foram nomeados Medalhistas individuais, campeões mundiais e também atletas que estrearão nos Jogos Olímpicos. Segundo o CEO da Seleção de Atletismo dos EUA, Max Siegel, em entrevista ao site oficial da federação, “a equipe selecionada combina estrelas, os melhores do mundo, com uma nova geração de talentos emocionante; estamos extremamente animado com os jogos no Rio.”
Acesse a lista de nomeados pelos Estados Unidos.
As delegações canadense e americana chegam a Juiz de Fora a partir do dia 31 de julho. Mais outros seis países terão atletas na UFJF: China, Egito, Eslováquia, Estônia, Polônia e Qatar.